TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A principal função de tomada de decisão

Artigo: A principal função de tomada de decisão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Artigo  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 4

Reconhecimento de um Problema

O ponto de partida de qualquer tentativa consciente de tomar uma decisão racional deve ser o reconhecimento da existência de um problema.Somente após o reconhecimento de um problema podemos encetar, de maneira lógica, o trabalho para a sua resolução.

Há alguns anos, por exemplo, contatou-se que várias espécies de peixes marítimos apresentavam acentuadas concentrações de mercúrio.O processo de decisão começou com este reconhecimento de um problema , e a urgência estava em determinar o que devia ser feito . Uma pesquisa do problema revelou que os peixes pescados no oceano havia décadas , e conservados em laboratório, também acusavam concentrações análogas de mercúrio.Assim, o problema já existia há longo tempo, mas não tinha sido reconhecido.

Outro exemplo é o das causas da mortandade de peixes na lagoa de araruama , na região dos lagos (RJ). O despejo de esgoto inatura no ecossistema pode ter provocado o incidente.

Definição do Objetivo

Em certo sentido , todo problema é uma situação que nos impede de atingirmos objetivos previamente determinados.Se um objetivo pessoal é levarmos uma vida agradável e que tenha sentido,então qualquer situação que no-lo impeça é encarada como um problema .Analogamente, em uma situação de negócio, se o objetivo de uma companhia é operar lucrativamente , então os problemas são as ocorrências que impedem a companhia de atingir seu objetivo predeterminado de lucro.Mas um objetivo não é necessariamente uma meta grandiosa, global,de um negócio ou de um individuo.

Pretendo saudar meu débito de financiamento da minha casa própria .O fabricante de moveis precisa produzir moveis suficiente para entrega no final do ano.São objetivos mais limitados.Assim, a definição de um objetivo.

Coleta de Dados Relevantes

Para tomarmos uma boa decisão, devemos primeiro obter boa informação.Diz-se que, há 100 anos, um individuo podia reunir em sua biblioteca particular todo o conhecimento dado a público no mundo.Hoje, é duvidoso que sequer possamos reunir todo o conhecimento publicado.O simples volume indica que, mesmo que pudéssemos reunir todo o conhecimento, provavelmente não teríamos condição de organizá-lo de forma adequada.Os dados publicados correspondente tornaram-se assim mais volumosos e mais difíceis de reunir.

Coleta de dados pelo correio juntamente com o de telefone e da entrevista pessoal, é hoje um dos primeiros meios utilizados para se obter dados primários em marketing.Cada um apresenta potencialidades e limitações.Por deficiência anteriores nos sistemas postais realmente relevantes em um processo especifico de decisão? Pode ser uma tarefa complexa decidir que dados são importante, e quais não são.pode ser a custo nulo ou depender de outras pessoas.Pesquisa e pode ter custo mais alto e consumir mais tempo.

Precisamos ver custo e benefícios , exemplo: registro contábeis de uma companhia .Acusam os seguintes custos.

-mão de obra direta e salário

(incluindo beneficio dos empregados) 70.000

-material e suprimentos consumidos 10.000

-alocação dos custos gerais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com