TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INOXBEL

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho inoxbel 1

INTRODUÇÃO

A INOXBEL, empresa criada em 2005, pela fusão das antigas empresas RER – Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves e a MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, possui sede em Jundaí-SP, e outras 6 plantas industriais em vários estados do país. Visando resolver seus problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados contratou uma consultoria para que seus novos objetivos fossem atingidos.
A consultoria abordará os temas como gestão empresarial, gestão da produtividade e qualidade e também assessoria ambiental. Com tais temas, serão estudadas quais as melhores ferramentas de gestão para serem aplicadas a empresa visando o lado gerencial de seus processos e uma melhoria continua. Também serão abordados temas relacionados a sustentabilidade e a relação da empresa com o meio ambiente, algo que nos dias atuais é de extrema importância, especialmente visando a atividade-fim da empresa. 
Para que a empresa possa dedicar mais tempo para a expansão do negócio e para inovar, pensou-se ser necessária a contratação de uma empresa terceirizada, portanto o tema terceirização também será abordado para se ter ciência sobre os cuidados jurídicos deste processo de acordo com a lei.


1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

O que pode ser utilizado na INOXBEL?
Considerando a resolução dos problemas de gestão e visando a melhoria dos processos a fim de otimizar os resultados, é de extrema importância a implantação do Modelo de Excelência da Gestão e do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) na empresa INOXBEL. 

Que critérios podem ser trabalhados na INOXBEL?
Ao implantar o MEG e responder aos seus questionamentos, a empresa terá um enorme auxílio em relação aos seus recursos, seus pontos fortes e seus pontos a serem melhorados, será possível também aprimorar tanto a produtividade quanto a comunicação e também contará com um auxílio em atingir suas principais metas. Este modelo possui uma visão sistêmica da gestão organizacional, portanto é baseado em 13 fundamentos e 8 critérios, nos quais a empresa será avaliada e a partir desta avaliação, será possível criar um plano de ação e correção visando a melhoria da mesma. 
A inclusão do Ciclo PDCA nas organizações foi de grande auxílio, pois ele tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão. Portanto ao implantarmos ambas ferramentas a empresa estará dando início ao seu processo de melhoria continua.

Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXBEL?
Outras ferramenta que

2. IMPACTOS E MEDIDAS AMBIENTAIS

Impactos ambientais que podem ser causados pela atividade da organização
Medidas sugeridas para adequar esse impacto
Benefício à empresa/sociedade
1 – Queima de combustíveis fósseis - Redução dos estoques naturais de recursos não-renováveis.
Substituição dos recursos não renováveis por outros tipos de energia.

Diminuição de processos ambientais para a empresa; em relação á sociedade, teremos uma diminuição da poluição do ar.
2 – Emissão de CO2 – Contribuição para o aumento do efeito estufa.
Utilização de equipamentos para tratamento do ar antes da sua descarga na atmosfera.
Redução da probabilidade de chuva ácida; evitar problemas cardiorrespiratórios para a população que vive nas redondezas. 
3 – Geração de resíduos sólidos – redução de volume disponível em aterros.
Segregação do lixo, coleta seletiva e reaproveitamento dos mesmos sendo reciclados. 
Com a coleta seletiva, evita-se o cúmulo do lixo nos aterros, assim evitando doenças provindas dele; há também redução de custos para a empresa sendo que será possível reaproveitar alguns produtos.


3. CUIDADOS JURÍDICOS COM EMPRESAS TERCEIRIZADAS
A terceirização de serviços consiste na possibilidade de contratar terceiros para a realização de atividades específicas ao longo de toda cadeia produtiva. Entre os principais motivos da terceirização nos mais diversos setores da economia brasileira, estão as inovações para o negócio, aumento da qualidade dos serviços, foco no produto final, redução dos custos, alta especialização, entre outros. Uma terceirização bem conduzida também pode facilitar a administração e gerenciamento da empresa, dada a redução interna de empregados, e melhoria nas condições de segurança e saúde, em virtude da diminuição de aglomeração de pessoas em um mesmo local, de modo a reduzir acidentes de trabalho.
Embora a terceirização de serviços efetivamente reduza os custos da empresa, esta deve ter em mente que estará exposta a importantes riscos tanto judicialmente quanto administrativamente, caso a terceirização seja realizada fora dos padrões legais. Alguns pontos a serem ressaltados são: a terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio, para identificar as áreas que podem ser terceirizadas deve-se analisar criteriosamente o contrato social das empresas e definir acertadamente a atividade-fim, é ilegal a terceirização ligada diretamente ao produto final, ou seja, a atividade-fim. Isolando a atividade-fim, todas as demais podem ser legalmente terceirizadas. Conforme decisões do TST - Tribunal Superior do Trabalho, existindo a terceirização ilícita ou ilegal é configurado o vínculo trabalhista, sendo que é a Justiça do Trabalho que determina o vínculo empregatício. Ocorrendo a determinação do vínculo trabalhista pelo juiz, a empresa é responsável imediatamente pelo pagamento de todas as verbas trabalhistas a que o funcionário tem direito. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após estudos feitos pela consultoria na INOXBEL, podemos concluir que para a melhoria da gestão da empresa deve-se colocar em prática todas as ferramentas apontadas anteriormente. A utilização do Modelo de Excelência de Gestão como base é de extrema importância, pois o mesmo possui foco no produto, no processo, no sistema e também no negócio, é uma ferramenta completa. Além desta foram apontadas outras ferramentas para como o Ciclo PDCA, pois ele pode ser aplicado a qualquer momento, em diferentes situações mesmo que elas abordem temas diferentes, é uma ferramenta que tem como objetivo completar todos os passos entre o planejamento e a ação.
Toda empresa deve ter entre suas prioridades a responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, visando sempre adequar os impactos ambientais de sua atividade. No caso da INOXBEL, um dos impactos citados foi a geração de resíduos sólidos, que tem como consequência a redução de volume disponível nos aterros, porém para isto há uma solução simples que hoje em dia é muito utilizada tanto por empresas quanto por pessoas em suas próprias casas, que é a segregação do lixo e a
reciclagem. Com elas é possível reaproveitarmos alguns materiais gerando menos custo para a empresa. 
Para finalizar abordamos o tema terceirização e seu lado jurídico. A terceirização pode ser vista de forma positiva, visando os benefícios que a mesma traz para a empresa, porém é de extrema importância que ao dar início ao processo de terceirização a empresa esteja ciente de todas as leis que englobam tal processo para que ela esteja ciente e dentro dos padrões exigidos judicialmente evitando assim gerar problemas futuros para a mesma.

REFERÊNCIAS

ANAN JÚNIOR, Pedro; MARION, José Carlos. Direito Empresarial e Tributário: Para Cursos de Administração, Contabilidade e Economia. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2009.

PEREIRA, A. C; SILVA, G. Z; CARBONARI, M. E. E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. São Paulo: Saraiva, 2011.

FRANCO, Décio Henrique; RODRIGUES, Edna de A.; CAZELA, Moisés M. et. Al. (Orgs.). Tecnologias e Ferramentas de Gestão. 1ª ed. Campinas: Alínea, 2008.

ONLINE, Templun Consultoria. Consultoria para certificação: ISO 9001. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2014.

AZEVEDO, Carlos Eduardo de; HENRIQUE, Raquel de Oliveira. Desafio Profissional de Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-12. Disponível em: .

CARVALHO, Rafael de. Modelos de Gestão. 2009. Disponível em: .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com