TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Target Costing

Monografias: Target Costing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  5.562 Palavras (23 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 23

2015

[TARGET COSTING]

ÍNDICE

Resumo 3

Abstract 4

Introdução 5

1. A Gestão Estratégica dos Custos 7

2. Breve Contextualização do Conceito de Target Costing 9

3. Caraterísticas e Objetivos do Target Costing 11

3.1 Princípios do Target Costing 14

4. Fixação do Target Cost 16

5. Aplicação do Target Costing 17

6. Fatores Limitadores do Sucesso do Target Costing 20

7. Questão prática sobre Target Costing 22

Conclusão 23

Bibliografia 25

Índice das Figuras

Figura 1: Fixação e desagregação do custo-alvo 16

Figura 2: Fases da Metodologia do Target Costing. 17

Índice das Tabelas

Tabela 1: Gestão Tradiconal vs Gestão Estratégica de Custos 8

Tabela 2: Diferenças entre Target Costing e Abordagem Tradicional 13

RESUMO

O desenvolvimento tecnológico tem influenciado de forma marcante não só a vida das pessoas como também, a forma como organizações se comportam e atuam.

O conceito de globalização ganhou uma maior consistência em grande medida graças a este desenvolvimento tecnológico, o que levou a que a nível económico as empresas atuem cada vez mais em ambiente altamente competitivos.

Para além disto, o fácil e mais rápido acesso à informação levou a que os clientes passassem a ser cada vez mais bem informados e, como tal, tornaram-se mais exigentes, ganhando o poder de influenciar a ação das empresas pois é para eles que estas devem trabalhar.

O fator preço ganhou uma importância ainda maior sendo que o preço de mercado está fortemente influenciado pela competição e pelo preço que o consumidor está disposto a pagar. O preço já não é formado com base no custo, pelo que o custo deve ser definido em função do preço de venda estabelecido pelo mercado.

Neste contexto a tradicionais metodologias de determinação de custo passaram a não ser capazes de dar resposta às novas tendências de mercado, surgindo assim a metodologia Target Costing ou Custo-alvo.

O Target Costing ou Custo-alvo é uma metodologia desenvolvida pelos japoneses, tendo por base a definição do preço de custo antes do início da produção e, definindo o máximo admissível para um produto ou serviço, considerando o mínimo de rentabilidade desejado pela gestão e o preço de venda que o mercado estabelece.

Neste trabalho temos como objetivo apresentar algumas das bases do target costing e da sua aplicação e funcionalidade nas empresas.

Palavras- Chave: Target Costing; Gestão Estratégica de Custos; Eficiência; Lucro.

ABSTRACT

Traditional cost control systems emphasize containment whereas cost management focuses on cost reduction. Target costing is a customer-oriented technique that is widely used by Japanese companies and which has recently been adopted by companies in Europe and USA… The major advantage of adopting target costing is that it is deployed during a product´s design and planning stage so that it can have a maximum impact in determining the level of the locked-in costs.

INTRODUÇÃO

Com o constante crescimento da concorrência empresarial, para crescer e para se manterem no mercado, as empresas necessitam de se focar no que diz respeito aos custos. Diante este cenário, várias empresas têm tentado ao máximo reduzir os seus custos, tornando mais competitivos os seus preços e produtos. A correta mensuração dos custos pode significar uma expansão da empresa no mercado ou levar ao seu fracasso.

O preço sempre foi um dos aspetos mais importantes a nível da concorrência, sendo que neste cenário competitivo, o preço ganha ainda maior proeminência, passando a ser realmente um regulador entre a oferta e a procura, constituindo-se em uma importante ferramenta estratégica para as organizações.

Contudo, quando falamos dos preços, verificamos que dado o aumento da competitividade, as empresas passaram a desenvolver maiores preocupações a nível da gestão dos custos, entendendo que a capacidade competitiva está intimamente ligada à eficiência e, como tal, à redução dos custos já que, a margem para gerir o preço ao consumidor é cada vez mais estreita.

Entendemos desta forma que, a globalização veio limitar a liberdade para as empresas aumentarem os seus preços de venda de forma unilateral uma vez que os clientes estão cada vez mais bem informados, fazendo uma busca ativa das melhores propostas de valor, sendo claro que o cliente ou consumidor passou a ser um elemento ativo na determinação do preço.

As constantes alterações naquilo que são as necessidades dos consumidores, a par do uso das tecnologias de informação nos processos de produção, contribuem para que os ciclos de vidas dos bens e serviços sejam mais curtos, devendo desta formas as empresas focar-se na relação entre funcionalidade-prazo-custo desde o início da conceção de novas linhas de oferta.

Assim, a contabilidade de custos mostra-se insuficiente para dar resposta a todas as questões que agora devem ser ponderadas devido às rápidas e constantes alterações dos mercados, sendo por isso necessário que se encontrem outros instrumentos capazes de dar respostas a estes novos desafios.

Verifica-se que existe um desfasamento entre as tradicionais técnicas de orçamentação e custeio e as necessidades de estimativas baseadas em indicadores mais avançados como o pessimismo, otimismos e previsões da procura.

Neste contexto surge o denominado Target

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com