TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Cambio

Pesquisas Acadêmicas: Taxa De Cambio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.551 Palavras (11 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 11

Números-Índice

O Número-índice é uma razão entre o valor de uma variável numa data e o valor desta mesma variável em outra data. Esta razão se dá dividindo o valor da variável na data objetivada ou atual pelo valor desta variável na data base. O resultado então é multiplicado por 100.

Os Números-índice são freqüentemente usados na economia e nos negócios em geral, mas também são usados nas ciências físicas, químicas, naturais e sociais.Estatística – UVB Faculdade On-line UVB54

Os índices mais usados geralmente apresentam variações de preço, de quantidade ou de valor.

Os números-índices são medidas estatísticas freqüentemente usadas por administradores, economistas e engenheiros, dentre outros, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias-primas, preços de produtos acabados, volumes físicos de produção, etc. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre:

a) variações ocorridas ao longo do tempo; b) diferenças entre lugares; c) diferenças entre categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, organizações, etc.

Para o administrador é grande a importância dos números-índices quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente. Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais à empresa. Por exemplo, se uma empresa aumenta seu faturamento de um período a outro, isto não quer dizer necessariamente que suas vendas melhoraram em termos de unidades vendidas. Talvez tenha ocorrido que sob uma determinada tendência inflacionária a empresa tenha sido obrigada a aumentar os preços dos produtos, fazendo gerar um acréscimo no faturamento (em termos ditos "nominais"), sem que tal fato significasse uma melhora na situação de vendas. Especificamente no campo orçamentário, os números-índices encontram utilidade acentuada, pois que, em especial, devem ser usados nas tarefas de controle, por motivos ligados à necessidade de análises comparativas de desempenhos previstos e realizados.

MEDIDAS DESCRITIVAS

MEDIDAS NUMÉRICAS DESCRITIVAS

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

TENDÊNCIA CENTRAL corresponde à extensão na qual todos os valores de dados se agrupam em torno de um valor central típico.

VARIAÇÃO corresponde ao montante de dispersão, ou spread, de valores em relação a um valor central.

FORMATO corresponde ao padrão da distribuição de valores do valor mais baixo para o mais alto.

A maior parte dos conjuntos de dados mostra uma tendência distinta para um grupo em torno de um ponto central.

Quando as pessoas conversam sobre um ”valor médio” ou “ valor do meio ou “ valor mais frequente”, elas estão falando informalmente sobrea média aritmética, a mediana e a moda – três medidas de tendência central.

A média aritmética é a medida de tendência central mais comum. É a única medida comum na qual todos os valores desempenham igual papel. A média aritmética serve como um “ponto de equilíbrio” em um conjunto de dados. Calcula-se a média aritmética por meio da soma de todos os valores numéricos observados para uma variável em um conjunto de dados, seguida pela divisão desse total pelo número de valores no conjunto de dados.

O símbolo , conhecido como X-barra, é utilizado para representar a média aritmética de uma amostra. Para uma amostra contendo n valores, a equação para a média aritmética de uma amostra é escrita sob a forma:

Utilizando a série , para representar o conjunto de n valores e n para representar a quantidade de valores, a equação passa a ser:

=

OBS: A média aritmética da amostra corresponde à soma dos valores, dividida pelo número de valores.

=

Em que:

= média aritmética da amostra

n = número de valores ou tamanho da amostra

= i-ésimo valor da variável X

= somatório de todos os valores na amostra

A média é influenciada por valores extremos, mas em seu cálculo entram todos os dados.

Como todos os valores desempenham igual papel, uma média aritmética é fortemente afetada por qualquer valor que seja extremamente diferente dos outros no conjunto de dados.

A MEDIANA é o valor que ocupa posição central em um conjunto de dados que tenha sido ordenado do menor para o maior. Metade dos valores é menor ou igual à mediana e metade dos valore é maior ou igual ao valor da mediana. A mediana não é afetada por valores extremos, de tal modo que você pode utilizar a mediana quando estão presentes valores extremos.

Para calcular a mediana para um conjunto dedados você incialmente ordena os valores do menor para o maior e, depois utiliza a equação para calcular a classificação do valor que corresponde à respectiva mediana.

Mediana = valor na ordem de classificação

Você calcula o valor da mediana seguindo uma de duas regras:

REGRA 1: Se existir quantidade ímpar de valores no conjunto de dados, a mediana corresponde ao valor que está no meio na ordem de classificação.

REGRA 2: Se existir uma quantidade par de valores no conjunto de dados, a mediana corresponde à média entre dois valores que estão no meio na ordem de classificação.

A MODA é o valor que aparece com mais frequência em um conjunto de dados. Do mesmo modo que a mediana, e diferentemente da média aritmética, valores extremos não afetam a moda. De um modo geral, não existe uma moda , ou existem várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com