TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Engenharia Produção

Artigo: Tcc Engenharia Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  9.154 Palavras (37 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 37

Análise econômica financeira da viabilidade de uma empresa do ramo de manutenção industrial

Autor: Mauricio de Melo Guimarães (mauricio.guimaraes@acad.pucrs.br)

Orientador: Álvaro Gehlen de Leão (gehleao@pucrs.br)

Resumo: O presente estudo aborda a análise econômico-financeira que é necessária para que seja apurada a viabilidade de um negócio, hoje, no mercado, de uma empresa do ramo de manutenção industrial. Desse modo, utilizaram-se os métodos e técnicas da análise de custos, considerando a presença de custos fixos e os custos variáveis existentes nesse tipo de negócio, enquanto ferramentas capazes de fazer com que o administrador trace os seus objetivos e opte por determinado investimento no projeto que possa lhe assegurar um retorno dentro das perspectivas da realidade de sua empresa, melhor gerenciando, desse modo, os recursos de que dispõe. Ainda, o estudo traz a análise de riscos do projeto, demonstrando como é possível observar a viabilidade do negócio desde o seu nascedouro, evitando, desse modo, às chances de insucessos. Assim, através dos métodos de análise da viabilidade de negócio, as empresas podem operar com mais segurança no mercado, alcançando o tão almejado sucesso e minimizando os prejuízos, por meio de uma análise prévia capaz de atentar para os riscos e perspectivas quando da adoção de determinado projeto em detrimento de outro.

Palavras-chave: Análise Custo-Volume-Lucro, Análise de Investimentos, Planejamento Estratégico, Manutenção Industrial.

1. Introdução

A crescente exposição das empresas à concorrência mundial exige dos analistas de negócios uma atualização e aprofundamento dos métodos de análises econômicas. Não se trata de obter receituários para solução de problemas, mas de buscar a compreensão dos métodos de análise empregados. A preocupação com as ciências econômicas para a decisão da seleção de investimentos demonstra a necessidade de uma sólida compreensão dessa abordagem para tal processo, tanto analiticamente como normativamente (GALESNE, 1999).

O cenário atual em que a indústria regional se encontra abrir um novo negócio direcionado à prestação serviço de manutenção se torna uma opção interessante. Contudo, é através de uma significativa avaliação dos custos e das receitas que esse projeto vai conseguir obter uma possibilidade de sucesso do negócio. Isso porque, sabe-se que há competitividade em todos os segmentos do mercado, mesmo do mercado industrial. Assim, sem um estudo prévio, o negócio torna-se extremamente arriscado.

Segundo Sebalhos (2007) os custos de manutenção no Brasil, com base em fontes ligadas ao setor consomem quase R$ 25 bilhões por ano. Todas as técnicas utilizadas nos processos produtivos estão disponíveis também no processo de manutenção. A moderna manutenção requer entre outros fatores: planejamento estratégico; orçamento discriminado; benchmarking; indicadores e terceirização.

A manutenção no território brasileiro possui uma associação própria exclusiva, a Associação Brasileira de Manutenção (Abraman). A Abraman realiza bienalmente uma pesquisa nacional sobre a situação da manutenção no Brasil. Segundo a pesquisa da Abraman feita em 2005, a terceirização da manutenção no Brasil, por exemplo, cresceu de 8,33% para 18,10% no conceito “muito bom” da qualidade dos serviços contratados de manutenção nos últimos dez anos (1995-2005).

O documento nacional de 2011 sobre a situação da manutenção no Brasil realizado pela Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN) identificou que o custo total da manutenção em relação ao faturamento bruto corresponde à aproximadamente 3,95% conforme Tabela 1, mas, conforme pode ser identificado na Figura 1 o custo anual de manutenção ultrapassa de 4,5% (ABRAMAN, 2011).

Tabela 1 – Custo manutenção por faturamento anual (ABRAMAN, 2011).

Fonte: Adaptado Documento Nacional 26º Congresso Brasileiro Manutenção (ABRAMAN, 2011).

Figura 1 – Gráfico Custo manutenção por faturamento anual

Fonte: Adaptado Documento Nacional 26º Congresso Brasileiro Manutenção (ABRAMAN, 2011).

O estudo de viabilidade de negócio serve para orientar o empreendedor a iniciar uma atividade econômica voltada para a tomada de decisões estratégicas que minimizem os riscos já identificados. Não se trata de alguma receita de bolo, uma vez que não garante sucesso empresarial, mas seguramente, diminui, e muito, os riscos de fracasso ou insucesso. Para a maioria dos empreendedores, a elaboração do estudo de negócio tem como principal objetivo a apresentação do empreendimento aos possíveis futuros parceiros comerciais, tais como: sócios, incubadoras e investidores. Todavia, o maior benefício de um estudo de negócio consiste no conhecimento adquirido pelo próprio empreendedor durante esse processo (FERREIRA, 2003).

Este trabalho tem como tema específico a análise de investimento da abertura de novo negócio no ramo de prestação do serviço de manutenção industrial para atendimento de empresas da região metropolitana de Porto Alegre. O cenário atual da indústria desta região se caracteriza por muitas indústrias de pequeno e médio porte, as quais necessitam constantemente dos serviços de terceirização e de manutenção.

O objetivo da manutenção é produzir confiabilidade da capacidade produtiva. Confiabilidade pode ser explicada, segundo Palmer (1999), como a disponibilidade da capacidade da fábrica para realizar suas atividades fabris gerando, consequentemente, maior produtividade dos recursos. Logo, os custos totais da organização serão reduzidos ao se aplicar a manutenção efetiva em virtude do aumento dessa disponibilidade dos recursos e seu correto emprego.

O objetivo geral deste trabalho é propor uma análise da viabilidade econômica financeira de uma empresa de prestação de serviço do ramo de manutenção industrial.

Como objetivos específicos destacam-se duas questões (i) estabelecer os objetivos do novo negócio através do planejamento estratégico (ii) analisar a viabilidade do negócio, através do estudo de dois projetos fundamentados nos conceitos de engenharia econômica.

Para a realização do trabalho foi necessária a delimitação dos objetivos propostos, uma vez que o estudo elaborado não irá abordar métodos de custeio, porque os dados disponíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.9 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com