TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Engenharia Mecânica

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

THIAGO RIBEIRO DO SANTOS

proprIEdades mecânicas do aço SAe 9254 UTILIZADO NA fabricação De MOLAS

BETIM

2017


THIAGO RIBEIRO DOS SANTOS[pic 2]

[pic 3]

proprIEdades mecânicas do aço SAe 9254 UTILIZADO NA fabricação De MOLAS

Projeto apresentado ao Curso de engenharia mecânica da Instituição Faculdade Pitágoras.
Orientador:


BETIM

2017


SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

1.        INTRODUÇÃO        4

1.1        PROBLEMA        5

2.        OBJETIVOS        6

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5.        METODOLOGIA        10

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        11

7.        REFERÊNCIAS        12

ANEXO 1        13

  1. INTRODUÇÃO

O aço 9254 é usado na confecção de molas para sistemas de suspensão automotiva onde será exigida capacidade de elasticidade e resistência mecânica.

A suspensão é um item que adéqua o automóvel as irregularidades do terreno e melhora a capacidade de aderência do veículo ao solo, sendo constituído basicamente de mola e amortecedor. Esse conjunto pode ser considerado como um filtro mecânico, pois consegue absorver elevações ou depressões do solo em diversas ocasiões gerando maior conforto aos passageiros do carro.

Geralmente, em veículos de pequeno porte, utiliza-se à mola helicoidal, que é produzida a partir de arame de aço enrolado em forma de hélice cilíndrica ou cônica, sendo a sessão do arame cilíndrica, quadrada e etc., podendo funcionar por tração, compressão ou torção.

A mola necessita do chamado tratamento térmico, que permite que ela sofra os esforços sem perder sua forma geométrica, sendo de extrema necessidade para o funcionamento na suspensão automotora.

 A literatura que será a base para essa pesquisa é a ASTM E-23 que descreve todo o procedimento para a realização do ensaio e as dimensões do corpo de prova.

  1. PROBLEMA

Qual a importância das propriedades mecânicas para a fabricação de molas automotivas?

O problema de pesquisa está correto agora.


  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Analisar as propriedades mecânicas do aço SAE 9254, material muito utilizado no sistema de suspensão na indústria automotiva, para comprovação da veracidade das propriedades especificadas pelo fabricante.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Investigar, através de ensaios em laboratórios, as propriedades mecânicas do SAE 9254.
  • Caracterizar a microestrutura dos aços SAE 9254.
  • Após a realização de ensaios mecânicos será realizado um comparativo com os resultados encontrados aos especificados pelos fabricantes, conforme anexo 1.


  1. JUSTIFICATIVA

Para a escolha de um material que será utilizado na construção de máquinas, estruturas e equipamentos são necessários estudos prévios, utilizando ensaios mecânicos, que são procedimentos padronizados em conformidade com normas técnicas que se assemelham aos esforços e condições reais de uso.

O levantamento das propriedades é de extrema importância para a escolha correta do material evitando a ocorrência de falhas, quebras ou até acidentes de alta gravidade mediante aos esforços que o mesmo será submetido.

Como o material SAE 9254 é muito utilizado em sistemas de suspensão automotivo, fica evidenciado que o material será extremamente requisitado pela sua utilização em veículos. Após o estudo serão comparadas às propriedades encontradas com o especificado do fabricante, comprovando a qualidade do material.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A suspensão automotiva é responsável por absolver as irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão. Ela absorve, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e mantém a estabilidade do automóvel. É formada por vários componentes como amortecedores, molas, chassi, caixa de direção entre outros.

Sem as molas e os amortecedores que propiciam a movimentação controlada do sistema, o desconforto seria muito grande, principalmente em pisos irregulares. Isso sem falar na vida útil do veículo, que diminuiria muito com os fortes impactos sofridos. Com os impactos transferidos para o veículo, haveriam sofrimentos tanto para o usuário quanto para o automóvel (surgimento de trincas, surgimento de incômodos ruídos do painel do automóvel, com a vibração e os impactos sofridos).

As condições que as molas são submetidas são, muitas vezes, extremamente severas, devido a cargas e tipos de esforços que irão suportar, temperaturas, meios corrosivos, vibração. Portanto são necessários materiais extremamente resistentes, sendo importante o conhecimento das propriedades dos materiais para sua utilização de modo mais correto, visando minimizar o custo com manutenção e maximizar a produção.

Os aços para molas devem apresentar como características: alto limite de elasticidade e fadiga e grande resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (575 Kb)   docx (533.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com