TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC engenharia de controle e automação

Por:   •  24/3/2017  •  Monografia  •  3.908 Palavras (16 Páginas)  •  1.293 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cidade

Ano

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

ROBERT RODRIGO CARDOSO

Adequação das Instalações Elétricas de EQUIPAMENTOS E Máquinas DE ACORDO com a Norma Regulamentadora Nº 10

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Instituição Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande Unidade - 2, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Engenharia de Controle e Automação.

Aprovado em: __/__/____

BANCA EXAMINADORA

Professor Msc. Igor Petri de Oliveira

Professor Esp. Fabio da Cruz Castro

Professor Esp. Weber Santanna


Dedico este trabalho à minha esposa, que sempre me deu forças para continuar e chegar até aqui e aos meus pais que não estão mais entre nós, mas com certeza estão olhando por mim e orgulhosos pelo meu empenho e dedicação.


AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar à Deus, pois Ele tem me abençoado muito e me ajudado chegar até essa que é a mais importante etapa do meu curso de graduação.

Agradeço à minha esposa, que “perdeu” vários finais de semana para ficar ao meu lado em casa me dando apoio e que sempre me motivou e acreditou no meu potencial.

Agradeço ao engenheiro Thiago de Souza Ornelas, que com sua paciência, aceitou ser meu supervisor no estágio, cedendo seu tempo e seus conhecimentos para que eu pudesse colocar em prática a teoria obtida dentro das salas de aula.

Agradeço a todos os professores, mas especialmente ao professor Oswaldo que explica as matérias, sempre com a mesma paciência, e de maneira clara e objetiva, nos faz entender perfeitamente até mesmo os conteúdos mais difíceis.


RESUMO

O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre a adequação dos procedimentos de trabalho e de toda a instalação elétrica de uma empresa especializada em beneficiamento de madeiras e conscientizar os proprietários e principalmente os colaboradores sobre a importância da utilização da NR-10 em conjunto com outras NR’s, NBR’s, normas técnicas e também outras regulamentações internacionais que auxiliam na implantação e utilização destes procedimentos que colaboram muito na produção, pois é de extrema responsabilidade da empresa e do responsável da área de segurança, as vidas presentes no estabelecimento. Adequar-se às normas, significa minimizar drasticamente as falhas e riscos aos funcionários e terceiros que tem acesso às instalações elétricas, pois qualquer falha pode submeter a acidentes graves e até mesmo levar à morte.

Palavras-chave: NR-10; Risco; Instalações; Normas.


ABSTRACT

The objective of this work is to conduct a study on the adequacy of work procedures and all electrical installation of a company specializing in wood improvement and educate owners and especially the employees about the importance of using the NR- 10 together with other NR’s, NBR 's technical standards as well as other international regulations that assist in the implementation and use of procedures that contribute a lot in production, it is of utmost responsibility of the company and responsible for the safety area , the present lives on the property. Adapt to the rules, it means drastically minimize failures and risks to employees and others have access to electrical installations, because any failure may refer to serious accidents and even lead to death.

Key-words: NR-10; Risk; Installations; Standards.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ABNT        Associação Brasileira de Normas Técnicas

CIPA        Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CLT        Consolidação das Leis do Trabalho

EPC        Equipamento de Proteção Coletiva

EPI        Equipamento de Proteção Individual

ISO        International Organization for Standardization – Organização Internacional de Padronização

MTE        Ministério do Trabalho e Emprego

NBR        Norma Brasileira

NR        Norma Regulamentadora

NR-10        Norma Regulamentadora nº 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

PCMSO        Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

PPRA        Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

SESMT        Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        11

1.1        PROBLEMA DE PESQUISA        12

1.2        OBJETIVOS        12

1.2.1        OBJETIVO GERAL        12

1.2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        12

1.3        JUSTIFICATIVA        12

1.4        METODOLOGIA        13

2        NORMAS REGULAMENTADORAS        15

2.1        DIFERENÇA ENTRE NR E NBR        15



  1. INTRODUÇÃO

Embora ainda haja muito debate sobre a implantação de uma usina hidrelétrica, devido aos impactos que isso provoca ao meio ambiente, dentre todas as formas de energia, atualmente a energia elétrica é a mais utilizada, devido ao custo de sua geração e a facilidade da transmissão desde que é gerada até as indústrias e residências dos consumidores.

Portanto, por ser largamente empregada, a eletricidade requer cuidados especiais para que os riscos sejam minimizados, adotando as medidas necessárias para o controle e assim, proteger a integridade física, promovendo a saúde e a segurança dos colaboradores, preservando a vida das pessoas que trabalham em contato ou próximo às áreas que contenham eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com