TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicasa De Negociação

Pesquisas Acadêmicas: Tecnicasa De Negociação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Bacharelado em administração

Catiane Elena Guckert - 6900412100

Girliane Pereira da Silva - 6954503805

Marcelina Costa da Silva - 6537247536

Peter Kalil Ibrahim Bouleh - 6757379071

Atividades Práticas Supervisionadas

Técnicas de Negociação

Jaraguá do Sul- SC

2013

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Técnicas de Negociação

Trabalho apresentado a disciplina de Técnicas de Negociação da Universidade Anhanguera- UNIDERP.

Tutora presencial: Jeane Clesia Costa Carvalho Muniz Siqueira.

Tutora a distância: Roselei Benetti Jaloretto.

Sumário

Introdução.........................................................................................................................04

Introdução.

Negociação é o processo dinâmico de busca de um acordo mutuamente satisfatório para se resolver diferenças, onde cada parte obtenha um grau ótimo de satisfação. Numa negociação tudo é possível, porém quando se quer realmente negociar, a resposta negativa deve ser algo fora de cogitação para o negociador, pois ele deve estar totalmente preparado para a negociação, sem cogitar receber um não.

“(...) Se eu dispusesse de nove horas para cortar uma árvore, passaria seis horas afiando o meu machado" Abraham Liconln. Ou seja, essa frase sintetiza o quanto é importante está preparado, seja num processo de negociação, seja dentro da carreira profissional, ou qualquer área de interesse de atuação, o objetivo tem que ser alcançado. Estratégias devem ser montadas para se alcançar o objetivo final.

Ao partir para uma negociação, uma resposta negativa faz parte dentro do planejamento, mas estratégias já estão dentro do contexto para que haja um acordo satisfatório para as partes. E se o plano é negociar, então vale à pena cuidar de todos os aspectos necessários para que a negociação seja realizada. Ao se discutir o valor do salário, seja no momento da contratação ou ao solicitar um aumento da remuneração, é importante saber se comunicar e administrar as emoções. "Deve transmitir firmeza e colocar os pontos para serem analisados”, estudar muito bem a situação antes de agir, diz Sílvio Celestino, consultor e coach em marketing pessoal. As principais armas que os colaboradores e gestores devem utilizar numa negociação interna é o conhecimento e a informação, quanto mais acesso a informações numa empresa, tem mais poder. Quanto aos argumentos para uma negociação de aumento salarial, a negociação tem grandes chances de ser bem sucedida se souber vender força de trabalho adequadamente. Devemos nos ver como um produto e saber vendê-lo. Isto quer dizer que aumento de salário deve ser um bom negócio também para a empresa. Por isso, caprichar no marketing pessoal e descobrir qual a maneira de fazer com que a proposta gere valor agregado para a organização. "Negociar por negociar pode não te levar a lugar algum. Precisa haver vantagens para a empresa, também", como: investimento em si mesmo, com cursos ou viagens que acarretarão em benefícios profissionais; descobrir qual o maior projeto da empresa e negociar o aumento de salário em troca de engajamento na questão. Aquele que traz resultados resolve conflitos e impacta a linha final não tem muita dificuldade para negociar um bom salário ou um melhor cargo. O momento certo para pedir um aumento, depende da circunstância em que ocolaborador e a empresa se encontram, não deixando de saber como estar a saúde financeira da mesma.

Segundo CHIAVENATO "salário é uma contraprestação pelo trabalho de uma pessoa na organização. Em troca de dinheiro a pessoa emprenha parte de si mesma, de seu esforço e de sua vida, comprometendo-se a uma atividade cotidiana e um padrão de desempenho na organização."

Conceitos de Negociação

Segundo Mello, negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam estabelecer regras de relacionamento mútuo ou quando desejam mudar as regras de um acordo já existente.

A Negociação é um indicador seguro do grau de desenvolvimento e maturidade das pessoas e instituições porque evidencia claramente se elas abandonaram outra forma disponível para solução de conflitos: a força.

O objetivo do negociador é concluir um acordo aceitável. Negociar significa Movimento, independente da estratégia a utilizar, se você está disposto a negociar também deverá estar disposto a ceder. O que muda em função da estratégia são as formas e os motivos que levam a esta motivação.

De acordo com os autores Andrade e outros, a ideia principal é a de colaborar com o ensino da negociação, ressaltando a importância do tema nos dias de hoje e apresentando-o como uma ferramenta da Administração contemporânea.

Hoje, a arte de negociar faz parte do dia a dia das pessoas e não somente das organizações. Para atingir um objetivo, seja na vida pessoal ou profissional, as pessoas precisam negociar e não impor uma decisão.

A negociação é uma necessidade crucial, pois do resultado de uma negociaçãoestabelece-se o efeito no futuro de uma instituição. Mesmo aqueles que aparentemente não precisam de perícia em negociação devem conviver cotidianamente com conflitos no local de trabalho, como demandas salariais, solicitações de promoção e questões sindicais. Existem obviamente profissionais que atuam em compras, vendas e outros ramos em que a negociação é fator preponderante em suas respectivas posições. Ou seja, onde quer que seja seu trabalho e qualquer que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com