TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia em processos de gestão

Projeto de pesquisa: Tecnologia em processos de gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.240 Palavras (13 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Comportamento Organizacional

Profª.EaD Yaeko Ozaki

Tutora a distância Prof. Tiago Monteiro Veloso

Tecnologia em Processos Gerenciais

Alexandre R. da Silva – 6786394351 – Tecnologia em Processos Gerenciais

Daiane P. Pedroso – 6501240364 – Tecnologia em Processos Gerenciais

Paulo R. S. Mouzar – 6948467204 – Tecnologia em Processos Gerenciais.

Sandro Briones Ribeiro – 6784392001 – Tecnologia em Processos Gerenciais

SOROCABA-SP

2013

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional é o estudo do funcionamento e estrutura das organizações, sendo estudado o comportamento dos grupos e indivíduos. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, e em contrapartida o empregado espera que a organização possua atitudes corretas e justas com ele.

Dentro de uma organização a eficiência representa uma medida segundo a qual os recursos são convertidos em resultados de forma mais econômica e a eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo.

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional nos mostra a importancia do comportamento humando dentro de uma organização.A sociedade humana e formada por organizações de todos os tipos e tamanhos.Graças a essas organizações a vida se torna mais facil em seus diversos setores de atuação.

Comportamento e todo tipo de reação que um individuo tem ao estimulo.Dentro do ambiente organizacional podemos pensar em tres niveis : o Nivel do individuo: a area de comportamento organizacional nesse caso entao se beneficia da psicologia,temos que entender a psicologia Humana para entender o individuo.Temos o nivel de grupos :entao a interação desses individuos ,nos beneficiamos tanto da sociologia quanto da piscicologia social,podemos reconhecer que o individuo aprende em sociedade ,na interação uns com os outros.E temos o nivel da Organização: temos uma instrutura organizacional,temos instruturas politicas de poder ,tem uma cultura organizacional,temos por exemplo a erança do lider ou fundador da empresa que acaba moldando o jeito de ser da empresa.

Os componentes exercem influências e trazem consigo informação efetiva e normas a serem usadas dentro de uma organização, tratando de trazer reverencias comportamentais entre colaboradores organização, pra que proporcione entendimento dentro da dinâmica organizacional.

O Comportamento Organizacional e o estudo e a aplicação da maneira como as pessoas agem dentro de uma organização e é formada por quatro niveis que são: as pessoas , a estrutura ,a tecnologia e o ambiente externo.As pessoas formam grupos formais ou informais dentro de uma organização e agem com sentimento proprio para alcançar seus objetivos.A estrutura define os relacionamento formais das pessoas dentro das organizações ou seja a parte que cabe a cada um.A tecnologia vai influenciar na maneira de trabalhar das pessoas.A organização por sua vez atua dentro de uma ambiente macro, que a influencia e sobre o qual por sua vez exerce influencia.

O entendimento do Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

Comparação de definiçoes de C.O

Segundo JOHN R. SCHERMERHORN JR. O Comportamento Organizacional, em sua definição ele nos relata as mudanças das organizações, e da importância de novas tecnologias, e do desafio de gerenciar uma organização de um modo inovador e moderno.As organizações devem ser capazes de mudar de forma constante e positiva nessa época cheia de desafios

(John R), Nos mostra, das necessidades de mudanças de busca continua de novas idéias, de forma de transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia, buscado aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

Já Zélia Frei Berger , cita em suas definições do CO, o desenvolvimento humano em seu ambiente de trabalho, a importância das atividades em grupo, e de como se comportar diante de uma situação entre colaborador e organização, da ética e dos seus valores.O estudo do comportamento organizacional busca o entendimento de como desenvolver pessoas, grupos e a organização .

Dentro de uma organização se estuda três determinantes do comportamento organizacional; Indivíduos, Grupos e Estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.(Zélia Frei Berger).

Conceito de Inovação

O conceito de inovação e bastante variado dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma simples considera-se que inovação e a exploração com sucesso de novas ideias e sucesso para as empresas, por exemplo, aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucros, entre outros.

Dentre as possibilidades de inovar, a aquelas que se referem como inovações tecnológicas a outros tipos ou novos modelos de negocio, novos processos e métodos organizacionais.

Tipos de inovação as diferentes formas de inovar e diferentes maneiras, destacamos aqui duas destas formas de inovação e quanto seu intuito de inovar.

Inovação de produto: Consiste em modificações nos atributos do produto com mudança na forma de ver o consumidor.

Inovação de processos: Trata de mudança no processo de produção do produto ou serviço gerando benefícios no processo de produção reduzindo custos.

Inovação no modelo de negocio: Considera mudanças no modelo de negocio, ou seja, na maneira que o produto ou serviço e oferecido ao mercado não implica em mudanças no produto ou no processo de produção, mas como ele é levado ao mercado.

Considerando que as inovações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com