TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Pesquisas Acadêmicas: Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 8

FICHA TÉCNICA

Título: Tempos Modernos (Modern Times)

Direção/Roteiro/Produção/Música: Charles Chaplin

Ano de Lançamento: 1936

Pais: EUA

Tempo de Duração: 87 minutos

Estúdio: United Artists / Charles Chaplin Productions

Fotografia: Ira. H. Morgan e Roland Totheroh

Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard e Henry Bergman

Sinopse

O filme se passa na década de 30, onde relata o cotidiano de um operário em plena revolução industrial. A produtividade é o que importava e não o seu bem estar. A falta da capacitação de mão de obra era o que dificultava a troca de emprego e até mesmo a de função. Em meio a uma crise econômica e o alto nível de desemprego os operários não podiam se manifestar, pois era imediatamente reprimido pela força policial. Em meio a tudo isso houve espaço para o amor entre o operário e uma moça que juntos tentam buscar a tão sonhada felicidade de ter uma casa e dar o conforto e sustento a tua família e trabalhar com o que realmente lhe fizesse feliz.

Analise do Filme

No início do século XX, em plena revolução industrial os operários se espremiam como ovelhas indo para seu trabalho, e o presidente por sua vez sem muitas preocupações, observando a linha de produção dava ordens para aumentar o ritmo de produção. Como cada trabalhador executava uma única tarefa. Notamos que nesta época foi implementada a teoria de FORD onde consiste em, uma esteira rolante que conduzia o produto, onde cada pessoa deve fazer uma única função, com a repetição acarretaria na perfeição e também não teria que ter mão de obra capacitada. Nota-se também que os operários eram hostilizados pela chefia que tinha a função de capataz, vigiava a produção e por meio de ameaças, forçava o ritmo de trabalho, aumentando assim cada vez mais a produtividade. O importante era a quantidade a ser produzida e não o bem estar do funcionário foi testado máquina alimentadora para eliminar o horário de almoço. Interesse do patrão em ganhar mais já que as linhas não parariam para o almoço e descanso, diminuiria o tempo ocioso dos operários. Tudo que se buscava eram a eficiência rapidez e a produtividade. Até que o operário é engolido pela maquina; o que demonstra claramente a junção do homem com o equipamento na tentativa de obter mais com menos, E com o ritmo de trabalho excessivo e repetitivo, muitos não suportavam o nível de pressão e acabavam por adoecer não só o físico como o psicológico. Passando assim por um período, afastado de suas funções, mesmo com toda sua ingenuidade teve varias experiências, contatos com pessoas de níveis diferentes.

Após se recuperar o operário é liberado, meio a uma crise econômica na qual resultou na depressão de 29, onde varias fábricas foram fechadas e o desemprego chegou a um nível alarmante. Como as manifestações eram públicas, o operário mesmo que involuntariamente acaba se envolvendo e sendo preso como líder comunista. Depois de um tempo privado de sua liberdade é liberado por bom mérito já que havia impedido a fuga de um traficante. E com uma carta de recomendação se vê novamente a busca de trabalho. Assim arruma num estaleiro mas a falta de entendimento do que realmente poderia fazer acaba por perder o emprego.Aprendera a seguir ordens sem questionar então por retirar uma peça que servia de calço para um barco em construção ocasionou em afundá-lo e por fim no projeto. Destinado a voltar a prisão por que lá era mais seguro ,teria onde morar e onde comer . Foi quando se deparou com uma moça esta que também passava por situação complicada, órfã de mãe e o pai desempregado. Ela se via na obrigação de arrumar alimento para suas irmãs menores até que seu pai é morto no meio de uma manifestação e suas irmãs foram levadas pelo estado e ela foge para não ter o mesmo destino. No intuito de ajuda e também em retornar para a prisão o operário assume a responsabilidade de um furto cometido pela moça.Mas a população diante disto orienta a policia a pegar realmente quem praticou o furto e o libera,inconformado ele vai para um café e se alimenta com tudo o que agüenta comer sabendo que não teria dinheiro para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com