TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências Do Setor Automotivo

Trabalho Escolar: Tendências Do Setor Automotivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

O SETOR AUTOMOTIVO E SUAS TENDÊNCIAS

No mundo globalizado de hoje e seus mercados, levando em comparação os diferentes segmentos que o compõem, nota-se o setor automotivo como um dos mais relevantes e efervescentes. Além ser um grande problema da sociedade moderna (com o caos nas grandes cidades), principalmente no Brasil, e do automóvel ser um bem tão valorizado e que carrega uma série de signos e valores, o setor movimenta milhões e é cenário de diversos avanços tecnológicos e na área de sustentabilidade.

O número exorbitante de veículos nas ruas, engarrafamentos e consequentemente o aumento da poluição, atrelados aos desejos de consumo da sociedade, obrigam o setor a estar em constante atualização. Em alguns países, já é possível ver alternativas implementadas. O incentivo ao uso de meio de transporte alternativos e não poluentes, no caso, das bicicletas e os investimentos criarem espaço para as ciclovias, são bons exemplos.

De acordo com matéria publicada por Mark Morley, no portal Automotive Business (janeiro, 2014), dados do Portal Brasil indicam que, entre janeiro e outubro de 2013, as exportações do setor ultrapassaram US$ 4,6 bilhões, e segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção brasileira atingiu pela primeira vez a marca de 3,5 milhões de unidades.

E ao citar as tendências para o setor temos a globalização como a responsável pelas grandes mudanças. Ainda segundo a matéria, o crescimento nas vendas de veículos elétricos está em crescimento de vendas exponencial, seguindo as novas diretrizes de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Grandes montadoras como a Tesla e BMW já se dedicam a produção de veículos neste perfil, e cidades como Amsterdam, na Holanda, têm tido sucesso na implantação de postos de carregamento para os automóveis.

Outra tendência que pra muitos podia parecer distante, mas que seria inevitável tendo em vista os saltos dados pela tecnologia são os carros inteligentes, como exemplo de maior destaque, o modelo da onipresente Google.

Em matéria do G1 (abril, 2014), a empresa afirma que já começou a realizar testes com o carro que dispensa o controle de motorista em algumas cidades, depois de anos apenas em estradas.

Os carros contam com câmeras de vídeo, radares, lasers e, para ajudar na condução, uma base de dados com informações coletadas a partir de veículos conduzidos manualmente e segundo estudos recém divulgados, eles apresentaram índices de direção mais seguros do que a condução humana.

O Google é uma das várias companhias que estão testando a tecnologia de carros sem motorista. As montadoras Nissan, Volkswagen, Audi e Toyota são algumas delas. A Nissan e a controladora da Daimler, Mercedes-Benz, afirmaram que pretendem começar a vender carros sem motoristas até 2020.

Como outra tendência do cenário automotivo, tem-se a fusão de grandes empresas. A prática, que antes era feita por empresas de um mesmo segmento, agora possibilita um cenário de complementação e cooperação, fazendo com que nomes como Apple e Tesla pensem em futuras parcerias no desenvolvimento de projetos.

O site da revista Exame (fevereiro, 2014) mostrou que a empresa de tecnologia já está na busca de parceiros da indústria automobilística há algum tempo. A matéria cita inclusive que alguns destes projetos já saíram do papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com