TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do Processo de seleção de fornecedores em uma empresa do setor automotivo

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo do processo de seleção de fornecedores em uma empresa do setor automotivo

Resumo

Novos tipos de relacionamento e operações entre clientes e fornecedores estão sendo praticas em buscas de melhorias. Este resumo presume identificar e apresentar o processo de seleção de fornecedores em uma empresa, aonde serão levantados principais critérios para seleção de fornecedores.

Introdução

O processo decisório por um fornecedor parceiro é complexo, muitos critérios a serem considerados. A seleção de fornecedores é muito importante, disseminando inovações e influenciando tratos comercias e práticas de organização da produção.  Um fator importante e que os prazos são curtos, adotando estratégias competitivas, por isto a escolha dos parceiros e importante pois o mercado automobilístico e oscilante.

O processo de seleção de fornecedores

A qualificação do fornecedor interfere na forma pela qual uma organização ira atender seus clientes, influenciando na capacidade de resposta as necessidades dos clientes podendo alcançar objetivos como melhorias de serviço, redução de custo entre outros.

Principais critérios para avaliação são, custos, qualidade e desempenho de entrega, mas também são avaliados a avaliação do serviço de atendimento e flexibilidade.

Os fornecedores são vitais para criação de vantagem competitiva impactando positivamente o desempenho da organização.

Algumas ferramentas para seleção de fornecedores, tais como: ponderação linear, programação matemática, modelo multicritério, TCO, DEA, teoria de Fuzzy e inteligência artificial.

Estudo de caso e aspectos metodológicos da pesquisa

Desenvolvido com base na abordagem de pesquisa de estudo de caso, após a escolha da empresa, foi feito coleta de dados com base em entrevistas semiestruturadas com a gerencia responsável pela seleção e monitoramento de desempenho dos fornecedores. Esta pesquisa pode ser classificada como exploratória e explicativa, estas investigações descrevem a situação encontrada na empresa, obtendo informações sobre método de seleção de fornecedores pela empresa do setor automotivo, também e classificada como uma pesquisa qualitativa.

Estudo de caso

Empresa é fornecedora diretas das montadoras, a qualidade dos componentes e importante para o bom funcionamento e as constantes melhorias deve ser constante. A empresa estudada possui muitos fornecedores em diversas regiões cidades, alguma fabricação local dos componentes comprados ou até produtos nacionais o que antes era importado, possibilidade redução custo final do produto e redução do risco de parada da produção por falta de componente ou devido a atraso ou liberação da alfândega ou outro motivo ligado a importação, ganhando também na redução de estoques, flexibilizando as ordens de produção. Neste método de seleção a empresa estudada considera q um fornecedor está em conformidade se garantir a confiança dos processos, mantiver seus registros, possuir programa de melhoria continua e garantir o que foi apreendido em suas tratativas e soluções possíveis de problemas. O fornecedor deve garantir e assegurar também a qualidade em todas as fases da vida do componente.

A Ferramenta EVAL:

Esta ferramenta é um questionário aplicado ao setor de compras junto com o pessoal da qualidade, se o fornecedor deve conseguir uma pontuação de 80%.

Esta ferramenta identifica os riscos de gestão nos processos relacionando o potencial do fornecedor, os mesmos fornecedores serão revalidados 1x a cada 2 anos.

Determinação da Pontuação do fornecedor

A avaliação é dividida em 8 capítulos e 61 questões.

Capitulo 1 – Gerenciamento

Capitulo 2 – Informações gerais e financeiras relevantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com