TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Das Vantagens Comparativas

Trabalho Escolar: Teoria Das Vantagens Comparativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 2

O que diz a Teoria das Vantagens Comparativas? Quem foi seu autor?

Melhor resposta

De forma muito simplória, tal teoria diz que quando há comércio entre os países, preferencialmente sem barreiras e restrições, a produção mundial cresce porque permite que cada país se especialize na produção do bem a qual apresenta vantagens comparativas.

"Um pais tem vantagens comparativas na produção sde um bem se o custo de oportunidade da produção do bem em termos de outros é mais baixos que em outros países"

Exemplo. Imaginemos dois produtos: carne e computadores. Imaginemos agora dois países: Brasil e Japão.

Se não há comércio entre estes dois países os japoneses precisarão fabricar computadores e criar gado de corte para suprir as necessidades de sua população. O mesmo acontecerá com o Brasil. No entanto, para os japoneses produzirem carne é algo muito complicado pois dispõem de uma pequena área para o pasto e tens o metro quadrado mais caro do mundo, logo a sua carne custará muito caro e terá uma qualidade muito ruim dado que seu pasto é ruim e seu terreno rochoso e montanhoso. O mesmo acontece com o Brasil na produção de computadores, dado que não temos capacidade técnica e nem mão de obra especializada para tal.

Porém se há comércio entre os dois países, dado que no Brasil há vasto território para a pecuária, pasto de melhor qualidade e relevo condizente, é fácil pensarmos que temos enorme vantagem na produção de carne se comparado com o Japão. E os japoneses, dado que teem know how, tecnologia de ponta e mão se obra especializada na produção de computadores é notório que eles tem vantagens sobre nós no quesito computadores. Diante disso o comércio entre os países leva uma situação tal que o Brasil tenderá a produzir carne em grande quentidade a ponto se suprir a demanda de brasileiros e japoneses. Por outro lado os japoneses produzirão computadores e exportarão para nós o excedente de sua produção de forma a suprir a demanda de ambos os países. Isso só acontece porque: a) há vantagens em cada paíse na produção de cada um dos bens, e: b) há comércio entre eles.

Numa situação extrema o Brasil só produzirá carne e o Japão só produzirá computadores. E o que é melhor, isso diminuirá os custos de produção de ambos os bens em cada país, causará redução no preço final dos produtos em cada país e por fim, os produtos oferecidos serão de melhor qualidade do que se cada país insistisse em produzir algo que não tenha vantagem comparativa.

Um exemplo real disso é a industria automobilistica brasileira, um setor que se utiliza muito de aço e energia elétrica, duas materias primas abundantes e relativamente baratas no Brasil. Um exemplo mais pontual foi o anúncio, mês passado, da Mitsubish, de ampliar sua fábrica no Brasil, transferindo do Japão para Goias diversas linhas de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com