TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceira Idade No Mercado De Trabalho

Artigo: Terceira Idade No Mercado De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 9

1. Resumo:

Este estudo de caso é sobre uma empresa carioca de recursos humanos que vem recrutando e selecionando pessoas com idade acima de 55 anos por meio de um projeto denominado "A Terceira Idade dá o Troco". O projeto tem como principal cliente uma rede de supermercados cujo planejamento estratégico, antes desse projeto, não incorporava a responsabilidade social entre suas prioridades.

Em função de excelente desempenho dos trabalhadores de terceira idade, da repercussão com os clientes e do aumento nas vendas, a diretoria da rede de supermercados em questão resolveu contratar, para as outras 14 filiais, mais funcionários com esse perfil, principalmente no período de descanso (domingos e feriados) de seus outros empregados.

A partir de uma mudança em seu ambiente organizacional, a empresa fez com que seus proprietários e funcionários tomassem uma atitude proativa diante dos candidatos que se apresentam em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.

2. Uma abordagem para a Responsabilidade Social

A responsabilidade social está sendo discutida em todos os níveis da sociedade. Sem responsabilidade, não se pode demonstrar lealdade nem espírito de iniciativa e não há comprometimento com os resultados da equipe em que se trabalha, as pessoas com quem convive e o ambiente em que habita. Só pessoas que têm auto-estima, sentimento e poder próprio são capazes de assumir responsabilidades.

Em uma empresa, a responsabilidade social deve compreender aspectos que vão desde sua capacidade de transferir valores éticos, morais e intelectuais até sua contribuição para a melhoria imediata das condições de vida das camadas m,ais carentes da sociedade na qual ela opera, estendendo-se a seus funcionários, fornecedores e clientes.

Compondo o tema sobre o uso do trabalhador de terceira idade, temos a questão das grandes mudanças que acompanharam o envelhecimento em nosso século e alteraram seu significado. A terceira idade substitui a velhice, a aposentadoria ativa substitui a aposentadoria côo descanso e reconhecimento, a centro residencial substitui o asilo.

A principal característica desse processo é a valorização da juventude, associada a valores e estilo de vida, e não a um grupo etário específico. As fronteiras culturais que limitavam juventude, idade adulta e velhice se esmaeceram, e foi criada a eterna juventude, tanto geriatras, que tratam das doenças do envelhecimento, como gerontólogos, que cuidam dos processos psicossociais manifestados na velhice, transformou-se em agentes ativos na proposta de práticas, crença e atitude a indicar que a eterna juventude é um bem que pode ser conquistado por todos.

Classificam-se os idosos pessoas de 60 até 74 anos, pessoas de 75 a 84 são considerados velhos e acima disto é velhice.

3. Uma Abordagem Empresarial para a Responsabilidade Social

Na preparação de planos que dessem sustetabilidade a seu planejamento estratégico, a empresa de recursos humanos pesquisada ouviu cerca de 200 aposentados em busca de emprego e descobriu quatro pontos em comum com relação ao aspecto psicológico.

1° é a sensação de inutilidade.

Em nossa sociedade, o trabalho (função da empresa) definiu a pessoa. O aposentado e o desempregado sentem-se como se tivessem perdido a própria identidade.

2º é o alijamento social.

Quando é negado ao trabalhador idoso a convívio de trabalho, seu universo social fica restringido. É comum algumas pessoas fecharem-se em casa, aceitarem qualquer tipo de atividade ou, mesmo, entrarem em depressão.

3° É a inseguranças em função da evolução tecnológica.

Muitos idosos, que antes cotavam, deixaram de ir às urnas com a implantação do voto eletrônica porque têm medo de demorar e serem criticado pelas demais pessoas na fila.

4º é o financeiro

apesar do valor das aposentadorias no Brasil, os idosos colocam o resgate de sua dignidade na frente. Eles querem provar que ainda são úteis, negado o ostracismo que o mercado de trabalho, a família ou os amigos reservam para eles.

3.1. Uma idéia para mudar a mentalidade.

A decisão de uma rede de supermercados de abrir suas lojas aos domingos e feriados para, entre outros motivos, aumentar a competitividade e as vendas e não perder clientes para a concorrência gerou descontentamento entre os funcionários. As folgas foram reduzidas. O absenteísmo durante os domingos e feriados não parava de aumentar, juntamente com o custo adicional de horas-extras e a má qualidade da prestação de serviços decorrentes de reclamações de clientes.

O projeto "A terceira idade dá o troco" propôs à empresa substituir os funcionários nos domingos e feriados por força de trabalho terceirizada, com a idade de 50 anos. Escolheu-se inicialmente uma loja piloto no subúrbio, que comportaria 28 funcionários terceirizados. (hoje, já há mais de 430 funcionários idoso na rede).

Para que o idoso tivesse uma carga horária mais leve, pudesse retornar ao convívio social e entrasse em contato com a tecnologia, a função escolhida foi de operador de caixa informatizado, assim ele ficariam mais sentados, e trabalhariam somente no domingo e feriados. Outra preocupação foi com o uso de tecnologias decorrentes das máquinas existentes no supermercado. Enquanto um funcionário convencional recebia 15 dias de treinamento, os idosos, com apenas 3 dias, já estavam aptos a operar os caixas. Isso tudo foi feito sem paternalismo.

Os efeitos dessa estratégia não tardam a aparecer. Os idosos têm grande preocupação em tratar os clientes como gostariam de ser tratados: com simpatia e paciência. Altamente motivados, algo como se a vida passasse a ter um novo sentido, eles passavam essa alegria para clientes e colegas.

Na loja piloto, assim que os clientes chagavam no caixa tinha um panfleto explicando a nova política da empresa: "Acima de 50 anos o trabalhador costuma atingir ótimos níveis de capacitação para atividades que requerem maturidade, experiência, responsabilidade, paciência e bom relacionamento". A reação dos clientes foi positiva e incentivadora, com inúmera palavra de encorajamento aos trabalhadores pela nova função e ao supermercado pela iniciativa.

3.2. O Clima Organizacional

Havia uma preocupação, por parte da diretoria, de os idosos ocuparem os lugares, mesmo aos domingos e feriados, dos funcionários efetivos da empresa, gerando conflito. A chegada dos novos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com