TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado de Trabalho será cada vez mais uma realidade na terceira idade.

Por:   •  22/9/2015  •  Artigo  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo

O Mercado de Trabalho será cada vez mais uma realidade na terceira idade.

Assim, o objetivo deste estudo é entender a presença do idoso no mercado de trabalho e o tratamento – qualidade de vida que é dado a esta população.

DESENVOLVIMENTO

Crescimento da População - Idosos

Segundo Silvestre, o professor titular de geriatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), através da análise sobre o Processo de envelhecimento populacional e situação do idoso relata:

Que até 1960 todos os grupos etários cresciam de forma semelhante o que deixava estável a estrutura da pirâmide etária. De 1960 para cá, explica: O grupo com mais de 60 anos foi o que mais cresceu proporcionalmente no Brasil, enquanto a população jovem encontra-se em um processo de desaceleração.

Dados – IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

[pic 1]

  • De acordo com o IBGE, a expectativa de vida subiu de 63 anos na década de 80 para 72 anos;
  • Em 2008, a média de vida no Brasil era de 72,8 anos. Em 2020 deve chegar a 76,1 e, em 2050, a 81,3, também segundo dados do IBGE;
  • Os idosos representam 11% da população brasileira e serão 22% em 2025;
  • Atualmente pessoas com mais de 60 anos somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas.  (última pesquisa divulgada, 2010);
  • A faixa etária é a que mais cresce no país.

[pic 2]

Nota-se no gráfico que no ano de 1960 a pirâmide etária da população brasileira mostrava predominância de crianças e adolescentes, exigindo assim gastos elevados com a educação e saúde. Já a perspectiva em 2050, o país terá daqui 4 décadas um perfil etário na forma de um pote. Haverá quase tantos idosos quantos jovens, pressionando os gastos com saúde e previdência.

Sobretudo, trazendo a situação para a realidade atual, com o aumento da expectativa de vida, os indivíduos acima de 60 anos estão à procura de atividades que ocupem seu tempo livre. Vendo a necessidade de mão de obra, as empresas acabaram incorporando estes funcionários à equipe e este comportamento por parte das organizações só tende a crescer.

[pic 3]

A cada década temos um tipo de cenário, a população da terceira idade está sendo muito requisitada por sua experiência e qualificação.

É inegável que as empresas que optarem por contratar idosos deverá canalizar precauções, fazendo adaptações no local de trabalho visando minimizar as condições de riscos.

Um dos motivos da mudança deste cenário é a instabilidade dos jovens no emprego, fator este determinante que motiva o empresário a optar por um profissional mais experiente.

“Hoje as empresas buscam essa mão de obra por questão comportamental. Os jovens não querem mais ficar empacotando mercadorias nos supermercado. O idoso, além de ser mais contido, possui uma experiência profissional maior que pode ser aproveitada.”

Outra preocupação diante da deturpação do cenário organizacional e das faixas etárias é a qualidade de vida destes idosos dentro de uma empresa, a organização deverá mensurar e estudar uma gestão mais flexível concentrando o desenvolvimento por motivação e uma forma de cobrança mais madura.

[pic 4]

A Sociedade no geral deve eliminar os estereótipos negativos da velhice, um idoso pode trazer resultados satisfatórios para a empresa desde que ajam investimentos nas condições motivacionais e na estruturação do ambiente organizacional, fazendo com que os trabalhadores mais velhos possam manter níveis de funcionamento satisfatório compatíveis com as exigências do mundo do trabalho e, isso é possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (277.7 Kb)   docx (119.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com