TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminais E Armazens

Dissertações: Terminais E Armazens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 10

3. Armazéns

3.1. Teorias: Princípios de Operações de Armazenagem

As áreas operacionais de logística precisam ser integradas para fornecer apoio consistente às iniciativas das empresas nas áreas de marketing, produção e finanças.

A integração deve transcender as fronteiras operacionais internas, procurando estabelecer canais comerciais e relacionamentos com fornecedores que sejam capazes de contribuir para o desempenho global.

Ballou (2001) lista vários benefícios enumera os seguintes:

• Custo reduzido e menor capital exigido;

• Acesso à tecnologia e às habilidades gerenciais;

• Serviço ao cliente melhorado;

• Vantagem competitiva, tal como meio de penetração de mercado;

• Aumento do acesso a informações para o planejamento;

• Risco e incertezas reduzidos.

O uso de provedores de serviço terceirizado pode permitir a uma empresa, Dornier et al.(2001):

• Reduzir os custos de investimento financeiros inerentes associados à propriedade dos ativos logísticos, como caminhões e armazéns;

• Coordenar produtores e distribuidores dentro de uma visão global;

• Ter acesso a novas tecnologias e soluções inovadoras, como tecnologia de dados e telecomunicações, operações sofisticadas de armazém ou novas opções de entrega.

A armazenagem muitas vezes é confundida com estocagem e trocada na prática, mas é necessário entender o significado de cada uma, que Moura (2005, p. 20) define como:

Armazenagem é a denominação genérica e ampla que inclui todas as atividades de um ponto destinado à guarda temporária e à distribuição de e estocagem é uma das atividades do fluxo de materiais no armazém e o ponto destinado à locação estática dos materiais.

Moura (2005, p.129) destaca seis objetivos para a função de armazenagem:

• Máximo aproveitamento do espaço;

• Utilização efetiva de mão de obra e equipamento;

• Acesso fácil a todos os itens;

• Movimentação eficiente dos itens;

• Máxima proteção dos itens;

• Boa qualidade de armazenagem.

Os custos de armazenagem

É de suma importância diferenciar o custo de manter estoque e o custo de armazenar. Os custos com armazenagem são aqueles diretamente relacionados ao acondicionamento e a movimentação das mercadorias, tais como o aluguel do armazém, a mão-de-obra utilizada, a depreciação das instalações e equipamentos, entre outros. Já os custos relacionados ao estoque (bens armazenados) estão diretamente relacionados ao financeiro, como as possibilidades reais de perdas, roubo, furto, obsolências e avarias.

Uma definição de armazenagem é gerenciar eficazmente o espaço tridimensional de um local adequado e seguro, colocado a disposição para a guarda de mercadorias que serão movimentadas rápida e facilmente, com técnicas compatíveis as respectivas características, preservando a sua integridade física e entregando-a a quem de direito no momento aprazado. A maior parte dos custos de armazenagem é fixa e indireta

Basicamente os custos de armazenagem (mão-de-obra, instalações, aluguel ou aquisição, equipamentos, etc.) são caracterizados por serem fixos e indiretos, ou seja, existe uma obrigação contábil que acompanhará todo o processo ou em quanto durar sua utilização,. Afinal, mesmo que existam poucos produtos no armazém ou sua movimentação esteja abaixo do planejado, os custos de armazenagem continuarão constantes, pois na grande maioria esses são dependentes dos equipamentos de movimentação, de pessoal, espaço físico e de novos investimentos, se tratando de uma atividade de demanda não constante.

Na P.B Lopes Scania, os custos com armazenagem é fixa e direta que estão relacionadas à mão-de-obra, instalações, equipamentos entre outros.

. Reposição e compras

6.1. Lote econômico de compra

Lote econômico é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem são mínimos para o período considerado. Este conceito aplica-se tanto na relação de abastecimento pela manufatura para a área de estoque, recebendo a denominação de lote econômico de produção, quanto à relação de reposição de estoque por compras no mercado, passando a ser designado como lote econômico de compras. O lote econômico de compra (LEC) é de suma importância para executar compras na quantidade certa e no momento adequado. O lote econômico (LEC) é um dos modelos mais utilizados atualmente para a administração dos estoques nos mais variados seguimentos de empresas tanto comerciais, industriais e até de serviços. Tem como função primordial à compra da quantidade ótima que deve ser mantida em estoque, levando em conta os custos das compras, dos pedidos e da estocagem. Custos de pedidos são aqueles referentes aos processamentos internos das requisições de compras, pesquisas de tecnologia, cotação, inspeção de materiais, entre outros.

O desafio do lote econômico diante do qual está o administrador logístico é que os custos das atividades a ele subordinadas não caminham todas no mesmo sentido, ou seja, à medida que os custos correspondentes a uma atividade crescem, há uma compensação, de modo que os custos de outra operação, vinculada à mesma atividade logística, caem. Nesse sentido, o ponto-chave consiste em encontrar o ponto de equilíbrio, isto é, o nível para o qual o conjunto dos custos apresenta o ponto mínimo.

O Lote Econômico de Compras é a quantidade a ser comprada que vai minimizar os custos de estocagem e de aquisição, simultaneamente. Do ponto de vista da gestão de estoques, queremos mantê-los sempre baixos, pois isso gera baixos custos de estoque. Por isso, é desejável fazer muitas compras de pequenos lotes. Por outro lado, existe um custo associado a cada pedido, e se fizermos poucos pedidos (de grandes quantidades), economizaremos no custo de pedido. O problema então é equilibrar os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com