TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Armazenamentos

Artigo: Tipos De Armazenamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.552 Palavras (7 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 7

TRANSIT POINT

São bastante similares aos centros de distribuição avançados, mas não mantém estoques.

O Transit Point é localizado de forma a atender determinada área do mercado distante dos armazéns centrais e opera como uma instalação de passagem, recebendo carregamentos consolidados e separando-os para entregas locais e a clientes individuais.

Uma característica básica dos sistemas Transit point é que os produtos recebidos já têm os destinos definidos, ou seja, já estão pré-alocados aos clientes e podem ser imediatamente expedidos para entrega local. Não há espera pela colocação dos pedidos.

Local destinado à passagem ou transferência dos produtos de um transporte a outro, normalmente ocorre re-despacho dos produtos. Não armazena, ou agrega qualquer inteligência logística ao processo. Importante não há armazenagem ou operação fiscal. Bom não confundir Transit-Point com Cross-docking.

As instalações tipo Transit point são estruturalmente simples, necessitando de baixo investimento em sua instalação. Seu gerenciamento é facilitado, pois não são executadas atividades de estocagem, que exigem grande nível de controle gerencial. Seu custo de manutenção é baixo.

Os Transit point, guardam as mesmas relações de custo de transporte que os centros de distribuições avançados, visto que permitem que as movimentações em grandes distancias sejam feitas com cargas consolidadas, que resultam em baixos custos de transporte.

A operação Transit point,depende da existênciade volume suficiente para viabilizar o transporte de cargas consolidadas com freqüência regular. Quando não há escala para realizar entregas diárias,pode ser necessários procedimentos como a entrega programada, em que os pedidos de uma área geográfica são atendidos em determinados dias da semana.

CROSS DOCKING

Crossdocking ou cross-docking é um processo de distribuição em que a mercadoria recebida é redirecionada sem uma armazenagem prévia. Tudo isto faz diminuir o tempo e o throughput time(tempo de processamento) tem têndencia a ser diminuído.

O termo de origem inglês designa um processo utilizado na distribuição de produtos com elevados índices de giro e de perecibilidade, em que estes não são estocados, apenas cruzam o armazem indo direto aos pontos de venda sem passar pelo processo de estocagem.

Na prática, as operações de crossdocking requerem grandes estágios, onde os materiais são classificados, consolidados e armazenados por pouco tempo ou não armazenados.

Após esses estágios os produtos estarão prontos para distribuição. Crossdocking é usado para diminuir o armazenamento, aumentando o fluxo entre o fornecedor e o fabricante.

O crossdocking pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição na qual os produtos de um veículo são recebidos, separados, e encaminhados para outro veículo.

Isso nos dá uma clara visão de que a sincronização entre o recebimento e a expedição de mercadorias é essencial para a eficiência, podendo ser crítico para a viabilidade do processo.

Uma aplicação muito comum do crossdocking (que literalmente designa"atravessamento de docas"), usada principalmente na execução de entregas em centros urbanos, onde a circulação de veículos de grande porte sofre restrições sobre a sua dimensão e peso, impedindo-os de efetuar as entregas. Tais veículos descarregam seus produtos em um armazém, os produtos cruzam o armazém através de esteiras, e em seguida carregam outro veículo de menor porte, que efetuará as entregas.

O Crossdocking define-se como um sistema de distribuição, no qual a mercadoria recebida num armazém ou centro de distribuição, não é estocada como seria prática comum até há pouco tempo, mas é preparada para o carregamento e distribuição ou expedição a fim de ser entregue ao cliente ou consumidor imediatamente, ou, pelo menos, o mais rapidamente possível. O crossdocking consiste na transferência ou movimento dos produtos ou mercadorias do ponto de recebimento ou recepção, diretamente para o ponto de expedição e entrega, com tempo em estoque limitado ou se possível nulo, permitindo que os responsáveis pelos centros de distribuição se concentrem no fluxo de produtos ou mercadorias e não na armazenagem das mesmas.

Desvantagens

A técnica crossdocking apresenta também algumas desvantagens, nomeadamente nos custos e relativamente elevado esforço requerido aos diversos membros da cadeia de abastecimento para que esta técnica seja bem sucedida. Pelo que, só com a participação, investimento económico, dedicação e esforço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com