TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Mercado

Trabalho Escolar: Tipos De Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.690 Palavras (7 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRUDUÇÃO------------------------------------------------------------------------------4

DEFINIÇÃO DE MERCADO-------------------------------------------------------------5

MERCADO REAL-------------------------------------------------------------------------5

MERCADO POTENCIAL----------------------------------------------------------------5

MERCADO TOTAL------------------------------------------------------------------------5

MERCADO FORMAL---------------------------------------------------------------------5

MERCADO INFORMAL-----------------------------------------------------------------5

MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA--------------------------------------6

MONOPÓLIO--------------------------------------------------------------------------------6

MONOPÓLIO NATURAL-----------------------------------------------------------------6

OLIGOPÓLIO--------------------------------------------------------------------------------6

CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA-------------------------------------------------7

MONOPSÔNIO------------------------------------------------------------------------------7

OLIGOPSÔNIO------------------------------------------------------------------------------7

VICIOS DE MERCADO--------------------------------------------------------------------7

DUMPING------------------------------------------------------------------------------------7

CARTEL---------------------------------------------------------------------------------------8

TRUSTE---------------------------------------------------------------------------------------8

CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------9

INTRODUÇÃO

Apresentamos neste trabalho definições e tipos de mercado.O mercado é visto como sendo uma feira livre; um lugar específico, onde vendedores e compradores se encontram para trocarem seus produtos Isto seria aceitável por volta da idade média, tendo em conta as maneiras não desenvolvidas de intercâmbio de mercadorias onde se iniciava o padrão ouro e as poucas utilizações ou inexistencia de moedas bancárias, como o caso dos cheques, e os cartões de crédito, muito utilizados atualmente. Naquela época, talvez não existissem tão exacerbadas, as concentrações e centralizações de poder nas mãos de poucos, dificultando as trocas fraudulentas dentro de um processo de quem vende mais, ao oferecer seu produto a preços mais baixos. Este método é próprio da concorrência, que aos poucos só servirá para as tomadas de decisões dos grandes empresários egoístas; ao excluírem, ou expulsarem os competidores que estão incomodando no processo de concorrência. O sistema econômico era visto pelo lado de uma estrutura de mercado, onde prevalecia a livre competição; quer dizer, vendedores e compradores disputavam, no ansia de lucrar ao máximo possível, dentro da expectativa de se conseguir lucros exagerados, por outro lado, existia calmamente um tipo de mercado que não tinha concorrência, era o monopólio exclusivo ou puro; entretanto, não deixava de ter seus competidores indiretos e potenciais que também atuavam no mercado de forma tímida, mas de maneira constante, podendo ameaçar os monopólios estabelecidos.

MERCADO

Chamamos de mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e procura. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para utilizar recursos é conhecida como economia de mercado.

Quanto nos referimos ao mercado existem três classificações de mercado:

- Mercado real: Volume de vendas efectivo de um determinado produto ou número de consumidores que compram o produto (os consumidores do produto que a empresa fabrica).

- Mercado potencial: Estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão em condições de adquirir esse produto (os consumidores que adquirem o tipo de produto fabricado pela empresa e pela concorrência).

- Mercado total: Engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto (todo mundo que tenha condições para vir a adquirir um bem ou serviço, mas sem a garantia de vir a adquiri-lo).

Existem dois tipos de classificação de mercado:

- Mercado formal:Os trabalhadores deste mercado procuram empregos que respeitem os seus direitos e assinem a sua carteira, que tenham salário regulares e permanentes. Infelizmente é o que menos oferece oportunidades, por exigir bastante dos trabalhadores e jovens.

- Mercado informal: Os trabalhadores deste mercado não tem seus direitos respeitados e nem há assinatura de carteira, os salários são muito irregulares.

O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e também fatores de produção. A quantidade demandada por um bem não depende unicamente do preço do bem em consideração, mas de diversos outros fatores, como, por exemplo, preferências do consumidor, preço de outros bens que possam vir a ser substitutos, renda disponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de vários fatores, tais como tecnologia disponível, preço dos fatores de produção, subsídios, impostos, preço do próprio bem, etc.

- Mercado de Concorrência Perfeita

É caracterizado pela existência do grande número de pequenos compradores e vendedores; o produto transacionado é homogêneo; há livre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com