TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de conflitos éticos no local de trabalho

Artigo: Tipos de conflitos éticos no local de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  3.952 Visualizações

Página 1 de 4

Sem ética no ambiente de trabalho, os processos internos de uma empresa e negócios externos poderia chegar a uma parada brusca. O mundo dos negócios depende de princípios éticos gerais no local de trabalho para evitar a fraude, desonestidade e manipulação para clientes e clientes. Se uma empresa é visto como antiético, investidores e clientes podem estar relutantes em comprar produtos ou afundar dinheiro em operações.

Defintion

Um conflito ético ocorre quando você ou um colega toma uma decisão que poderia ser visto como ilegal ou inapropriado para um terceiro. Resultado conflitos éticos dos menores mentiras para decisões que podem afetar os funcionários dentro da empresa, os investidores ou clientes. Conflitos éticos que ocorrem antes, durante e após as decisões são tomadas. Por exemplo, se o seu chefe lhe pede para rasgar um registro incriminatórias, este é um conflito ético, mesmo que você não tenha realizado a tarefa.

Tipos

Existem muitos tipos de conflitos éticos no local de trabalho, no entanto os conflitos costumam lidar com as seguintes categorias: fraude, confidencialidade, finanças e honestidade. A fraude ocorre quando uma empresa sabidamente apresenta informações incorretas aos empregados ou ao público. Por exemplo, a empresa de energia Enron fraudulenta modificou sua declaração de renda para aparecer como se a empresa estava saindo melhor do que realmente era. Um conflito de sigilo ético ocorre quando a informação é visto ou acessado por um partido que não devem ser informados a essas informações. Conflitos financeiros normalmente envolvem roubo, ou em quantidades pequenas ou grandes. Por exemplo, levando material de escritório do armário de abastecimento da empresa é um comportamento antiético. Conflitos éticos que se desenvolvem a partir de desonestidade geralmente ocorrem porque uma empresa não fornece um quadro completo de informações para clientes ou funcionários. Por exemplo, não é ético, se um recrutador da empresa diz que você vai ganhar US $ 100.000 por ano com a empresa, mas não dizer que leva 10 anos para chegar a esse salário.

Resolução

Resolução de conflitos éticos podem ser tão simples como uma discussão com o partido se engajar

em comportamento antiético, ou, em circunstâncias extremas, a intervenção legal. Se um empregado é freqüentemente jogar jogos de computador no trabalho em vez de focar a sua atenção em um projeto, uma discussão sobre o problema seria necessário. Se a sua empresa alega uma perda financeira em uma linha de produto falsificado, por razões fiscais, a Comissão Federal de Comércio pode abrir uma investigação sobre o comportamento antiético.

Prevenção

Conflitos éticos podem ser evitadas no ambiente de trabalho através de uma abordagem de dois lados. Primeiro, sua empresa deve educar os funcionários sobre o que é considerado um conflito ético. A educação pode ocorrer em sessões de treinamento ou durante as reuniões para outros assuntos. Segundo, os líderes da empresa devem ser um exemplo para empregados de nível inferior. Os tomadores de decisão que possuem ética em alta são menos propensos a ter funcionários que romper essa ética durante o dia de negócios.

Resumo:Estudos sobre ética vêm se constituindo em objeto de interesse e estudo por parte de

pesquisadores e profissionais da área de administração. Sob denominações e compreensões diversas, o

tema tem se tornado alvo de investigação nas práticas empresariais. O objetivo deste estudo foi perceber

como a ética se manifesta, ou pode se manifestar, nas relações do indivíduo em seu ambiente de trabalho.

Pretendeu tornar mais claro o entendimento sobre ética, podendo servir de apoio para futuras pesquisas e

investigações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com