TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos ou estilos de liderança

Seminário: Tipos ou estilos de liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Seminário  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  665 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos ou estilos de liderança

Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire).

Liderança Autocrática: É um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo.

Liderança Democrática: O líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto.

Liderança Liberal: Há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.

Liderança na Organização

Em uma organização, a liderança é um tema de fundamental importância, pois está relacionado com o sucesso ou o fracasso, com conseguir ou não atingir os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe. Um chefe tem a autoridade para mandar e exigir obediência dos elementos do grupo porque muitas vezes se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

O desafio de fazer a máquina funcionar

Mais do que simplesmente chefiar, liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhem em equipe e gerem os resultados desejados pela empresa. Para isto, um líder deve possuir habilidades como capacidade de motivar e influenciar as pessoas que trabalham com ele e qualidades como dedicação, equilíbrio e vocação.

O líder é um agente estratégico dentro da organização. Em grande parte, dele dependem os bons resultados e o crescimento do negócio. No caso das micro e pequenas empresas, geralmente este papel é desenvolvido pelo próprio empreendedor. Se este é o seu caso, é hora de arregaçar as mangas e descobrir formas de aprimorar o relacionamento com os seus colaboradores.

Aspectos importantes sobre liderança e estratégia

Um dos papeis essenciais do líder de um negócio é mobilizar e canalizar um grupo para objetivos comuns, convergindo esforços para um fim compartilhado

Pela própria origem, a palavra estratégia revela sua proximidade com o tema liderança. De fato, nenhuma estratégia dispensa liderança: sem líderes adequados estratégias estão condenadas ao fracasso. E qual o papel da liderança para fazer as estratégias acontecerem? O texto elenca quatro pontos que sugerem a interação entre liderança e estratégia: inspirar, liderar pelo exemplo, trazer visão abrangente e articular.

Leia Mais

Os desafios da liderança empresarial

Quando o líder é extraordinário, ele impulsiona a produtividade, a lucratividade e a qualidade. Para contribuir para um mundo melhor, o líder precisa superar desafios, ter senso de realidade e manter-se flexível. É o que defende Carlos Cruz, coach executivo e de equipes, em artigo publicado no Portal CMC.

Os 12 maiores atributos da liderança

Pesquisas feitas na Europa com mais de 500 executivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com