TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada De Decisão

Projeto de pesquisa: Tomada De Decisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda os conceitos e as aplicações da tomada de decisão, analisando o estudo existente, como o modelo racional da tomada de decisão, as decisões planejadas e não planejadas, assim como as técnicas que auxiliam na solução de problemas que requerem uma tomada de decisão.

Para exemplificar, serão relacionados os conceitos com um estudo de caso na área de manutenção da empresa Suspensys Sistemas Automotivos Ltda e com o filme Apollo 13 – Do desastre ao triunfo (1995) dirigido por Ron Howard.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Identificações da Empresa:

Razão Social: Suspensys Sistemas Automotivos Ltda.

Segmento: A Suspensys Sistemas Automotivos Ltda. atua no desenvolvimento, produção e comercialização de suspensões, eixos e componentes, para veículos comerciais e define como suas políticas: Qualidade; Responsabilidade Sócio-Ambiental e Segurança de Produto.

Negócio: Soluções em Sistemas de Suspensões e Componentes.

Tamanho: 1 empresa em Caxias do Sul/RS, 1 filial na Argentina, e instalações futuras em Resende/RJ

Número de Funcionários: 1540

Nível % Quantidade

Diretor 0,19% 3

Gerente 0,58% 9

Coordenadores 1,29% 21

Operacional 97,86% 1507

Total 100% 1540

Tabela 1: Número de Funcionários por nível atualizado em março de 2010

Fonte: SPS (Sistema de Produção Suspensys)

Itens 2006 2007 2008 2009

Produção Suspensões (unidades) 47.343 78.555 92.440 67.898

Produção Eixos (Unidades) 54.228 82.884 99.669 72.249

Reposição Peças (unidades) 749.706 1.000.572 1.448.094 1.651.158

Receita Liquida Total (em milhões R$) 430 646 836 644

Numero de funcionários 914 1.268 1.457 1.540

Tabela 2: Produção, Receita Liquida e Número de Funcionários, situação em março de 2010

Fonte: SPS (Sistema de Produção Suspensys)

Posição no mercado: Atualmente, a Suspensys é líder na produção de sistemas de suspensões, eixos, vigas, cubos, tambores de freios e suportes para veículos comerciais, sempre buscando a segurança e o bem-estar de quem vive na estrada. A tecnologia de ponta precisa estar a serviço dos componentes mais importantes do mundo: as pessoas.

Figura 1: Clientes

Fonte: Departamento de Marketing Suspensys

Abaixo elencado os principais segmentos nos quais a Suspensys está presente.

 Montadoras de veículos comerciais;

 Montadoras de implementos rodoviários;

 Reposição;

 Exportação.

O foco do trabalho esta na estrutura da manutenção da empresa Suspensys.

Até a metade do ano de 2008 a manutenção da empresa era centralizada, ou seja, uma única manutenção atendia as seis unidades de negócio da empresa (Cubo e Tabor, Suporte Fundidos, Eixos, Vigas, Suspensões e Reposição).

A empresa era prejudicada pela demora no atendimento a manutenções emergencial, o conhecimento técnico era muito abrangente, não existindo especialização dos técnicos para atendimento em determinadas maquinas.

A manutenção foi dividida em 3, manutenção da área de Cubo e tabor e Suporte fundidos, manutenção da área de Eixos e Vigas e por fim a manutenção da área de Suspensões e Reposição.

A decisão em adotar uma manutenção centralizada ou descentralizada é função das condições operacionais e administrativas existentes.

 Manutenção Centralizada

Todas as operações são planejadas e dirigidas por departamento único. As oficinas são também centralizadas e as equipes de manutenção atendem todos os setores ou unidades de operação. Havendo uma boa coordenação de pessoal, esse tipo de manutenção pode reduzir os custos, graças ao melhor aproveitamento dos serviços centralizados, evitando-se a duplicação por setores ou unidades de operação. Porém, será básico ao êxito deste esquema o perfeito entrosamento entre a manutenção e a produção, pois poderá muitas vezes reclamar a produção a retirada de equipamento de serviço, já que as decisões a este respeito estão agora com a manutenção. Um departamento centralizado permite também uniformizar rotinas e garante melhor aproveitamento de pessoal, tanto na manutenção das áreas como nas oficinas. Em caso de menor atividade, o pessoal pode ser aproveitado na execução de reformas de máquinas, produção de peças sobressalentes e outras tarefas. A manutenção centralizada na Suspensys possuía um centro de controle, que comanda e despacha todas as solicitações de serviço, emitindo as respectivas ordens de serviço à manutenção. Em empresas pequenas e médias, a manutenção usualmente é do tipo centralizado, pois é às vezes justificável e mesmo desejável que a manutenção dependa da produção. O chefe de produção, além desconhecer todos os problemas de linha, deve também possuir profundo conhecimento técnico acerca das máquinas de que dispõe, para poder aproveitá-las adequadamente. Nestas indústrias, portanto, é possível combinar a capacidade organizadora de um chefe ou supervisor de linha com os requisitos da manutenção.

 Manutenção descentralizada

Também denominada “manutenção por áreas”, preconiza a divisão da fábrica em áreas ou setores, cada um dos quais fica sob os cuidados de um grupo de manutenção.

No caso de serviços de natureza muito diversa, como manutenção de fornos, prensas e usinagem, por exemplo, pode tornar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com