TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trab Faculdade Unicap

Pesquisas Acadêmicas: Trab Faculdade Unicap. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

EXERCÍCIOS EXTRACLASSE

1) Como você acha que a economia de mercado pode melhorar o comportamento econômico dos países?

R- Uma economia com mais facilidade para atuar, tem mais espaço para progredir a maioria dos países tem uma economia de mercado, aderindo ao Capitalismo. Os Estados Unidos, o maior exemplo de economia de mercado, ao entrar em crise muitas empresas privadas falem mas muitas também chegam a emprestar dinheiro para o governo americano, isso prova que a economia de mercado é sim uma vantagem.

2) Você acha que o governo deve controlar o preço de alguns produtos?

R- Sim. Na economia de mercado há um certo controle nos preços, se o governo não controlar, por exemplo, o preço dos produtos importados o produto nacional terá uma queda de consumo pelo motivo que a população tem uma preferência pelos produtos importados que geralmente tem mais qualidade. A importância do controle dos preços torna-se evidente na argumentação de que há, ainda, um terceiro sistema social, além daquele que se baseia na propriedade privada e o fundamentado na propriedade pública; esse terceiro sistema é o que mantém a propriedade privada dos meios de produção, mas "regulada" pela intervenção do governo.

3) Porque você acha que em alguns mercados existe escassez?

R- É uma circunstancia que existem bens limitados, mas os consumos deles são ilimitados, sempre haverá escassez no mercado de algo, por exemplo, antes se tinha uma maior qualidade no setor de telefonia, hoje pela sobrecarga do consumo essa qualidade diminuiu, mas junto à isso há um número maior de operadoras, também o que aparenta uma solução alternativa.

A escassez no mercado vai depender das mudanças, do consumo entre outros fatores.

4) Por que você acha que em alguns países os produtores jogam seus produtos no lixo?

R- As pessoas querem fartura, supérfluos são muitas vezes o grande foco, e essa grande quantidade não é necessária. O mesmo acontece em uma empresa, a quantidade de lixo despejado por empresas de comida por exemplo é alta e as vezes o alimento pode ser consumido porém não está dentro do padrão exigido, e assim acaba no lixo. Enquanto isso milhões de pessoas passam fome.

5) Explique o conceito de equilíbrio de mercado, fornecendo um exemplo.

R- O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem junto com a procura e a oferta se igualam. O termo “equilíbrio” é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar ou baixar os preços, já que tudo está em equilíbrio.

Por exemplo, é verão, os sorvetes estão em alta, a oferta é grande assim como a procura.

6) Você acha que a lei da oferta e da procura seria uma boa justificativa para os preços dos imóveis estar mais elevado hoje, no Recife?

R- Sim. A construção do Porto de Suape e outras fábricas atraíram uma grande quantidade de pessoas para a cidade, a procura aumentou e a oferta não acompanhou esse fato. Em consequência os preços tanto para compra quanto para aluguel de imóveis aumentaram, uma reação esperada na economia. O crescimento da cidade é grande em um curto espaço de tempo, o metro quadrado no Recife só tende a ficar mais elevado.

7) Os determinantes da demanda e da oferta podem ter variáveis idênticas. Explique.

R- Tanto a oferta quanto a demanda dependem de variáveis tais como o preço, o preço dos insumos, expectativa entre outros. No caso do preço, por exemplo, o comprador irá se basear no valor do produto para poder compra-lo, o mesmo acontece com quem vende, no caso a oferta.

8) Como você acha que o conceito de elasticidade pode influenciar a vida das pessoas?

R- Elasticidade em Economia é uma medida da resposta da quantidade demandada ou da quantidade ofertada a variações em seus determinantes. Por exemplo, se há uma falta de carne no mercado, ou a carne está muito cara esse produto pode ser substituído pelo ovo, essa possibilidade representa uma elasticidade.

Há bens necessários que são inelásticos, como por exemplo remédio para diabete, o preço tem que ser sempre equilibrado, quando o preço aumenta as pessoas não deixam de comprar o remédio. Já um bem supérfluo como roupa as pessoas evitam o consumo caso haja um grande aumento do preço. Logo todos esses fatores influenciam na vida das pessoas.

9) Por que os empresários, muitas vezes, não pensam em aumentar os preços dos seus produtos mesmo podendo fazê-lo?

R- Os empresários não aumentam o preço por causa da concorrência, há várias empresas vendendo o mesmo produto, apenas com marcas diferentes ao aumentar o preço o mercado consumidor tende a optar pela concorrência. Além disso, é preciso observar o poder aquisitivo da população alvo do produto.

10) Por que quando o governo decide controlar ou mesmo congelar preços, acontecem problemas?

R- Ao controlar ou congelar os preços, o equilíbrio do mercado é perdido, a venda dos produtos saem do controle. É um método radical utilizado por vários governantes em várias épocas e em sua maioria houve problemas tais como escassez ou seja a falta de abastecimento e o descontrole de mercado.

11) Você acha que manter um preço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com