TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Academico

Dissertações: Trabalho Academico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 7

2. DESENVOLVIMENTO

2.1- PRIMEIRO DESAFIO: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

Considerando a pesquisa realizada na atividade individual, ou seja, as análises das referencias bibliográficas que tratou do assunto em questão (Empreendedorismo sobre Analise de Mercado e Plano de Marketing).

Percebem que, antes da abertura da empresa de peças e componentes para veículos de varias marcas, devem realizar um planejamento, ou seja, organizar o direcionador do negócio, significa que este é o caminho para elaboração das tomadas de decisões a respeito de acontecimentos futuros.

Sendo assim, o planejamento nos induza a antecipação, uma vez que, queremos que o futuro seja como previmos e não como uma imposição do meio ambiente onde estamos inseridos.

Portanto para o sucesso da empresa de peças e componentes para veículos de varias marcas, esta deverá ter como direcionador a inclusão da analise de Mercado e o Plano de Marketing, por tanto estes são os caminhos os quais deverá ser observados e percorridos antes de oficializar a abertura deste novo empreendimento.

E ainda considerar e aterem-se como aliados alguns pontos básicos, a saber: dados do setor, pesquisa com o público-alvo e informação da concorrência. Pois desta forma o programa inova ao ser baseado em um caso fidedigno, por meio do qual nos como novos empresários podemos interagir e entender desde a identificação da oportunidade do negócio, a presunção estratégica da empresa, a definição do tamanho do mercado em reais e o potencial de market-share (participação de mercado), para a obtenção de objetivo sólido, através dos quais podemos alcançar os resultados almejados.

Assim a intenção não é resolver as questões estratégicas, mas sim ordenar o pensamento estratégico - provendo um conjunto de conceitos para a compreensão das manobras dinâmicas contra os concorrentes ante de consolidar a nova empresa no mercado.

Todo negocio deveria ser conduzido com base em algumas estratégias e em um conjunto de metas e crenças. Dados do (SEBRAE 2004) apontam que 49,9%das empresas no Brasil fecham suas portas com até 2 anos de existência,56,4% com até 3 anos e 59,9% com até 4 anos. se todas as organizações elaborasse planos estratégicos, talvez não houvesse tanta mortalidade das pequenas e micro empresa empresas logo que nasce. Um plano de marketing poderá ter grande importância para a empresa, pois este seria o resultado de um processo de planejamento (LAS CASAS, 1999).

Considerando tais fatores, nos como empreendedores realizamos um trabalho prévio de pesquisa, levantamento de dados de mercado, conhecimento do produto a ser oferecido e após a elaboração de um plano de negócios.

Segundo Dornelas (2001) o sucesso de um empreendimento origina-se de uma série de fatores internos e externos ao negócio, além do perfil do empreendedor e como este administra as adversidades que encontra no dia a dia. Uma vez que à análise de mercado e o planejamento de marketing e o Plano de Negócios estão voltados aos interessados para melhor compreender como se definir o mercado-alvo.

As estratégias de marketing devem estar ligadas aos produtos, preço, ponto, distribuição e promoção. A estratégia do negócio depende de como a empresa trabalha junto ao seu mercado consumidor, como se diferencia da concorrência e como procura agregar maior valor ao seu consumidor a fim de conquistá-lo. Para que a organização estabeleça uma estratégia de marketing vencedora deve conhecer muito bem o mercado onde atua ou pretende atuar (DORNELAS, 2001).

3- SEGUNDO DESAFIO: NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

De acordo com o negócio que pretendemos abrir, ou seja, uma Empresa de componentes e peça especializada em marcas chinesas. Foi realizada uma pesquisa considerando a regulamentação de importação de componentes e peças automotivas. Deste modo foi possível entender que o processo de importação, deve-se considerar o custo total de aquisição, uma vez que não se refere apenas ao preço do produto ou serviço, pois existem diversos custos que fazem parte do processo de compra da mercadoria, na aquisição de peças automotivas não é diferente uma vez que, no que refere impostos cobrados e limites impostos pelo governo ao setor automobilístico obtivemos como estimativa de custos de incidência de 10,8%, como taxa de importação (OLIVEIRA JOSMÁRIA E OUTROS, 2008) . Enquanto que os volumes de itens e regularização dos produtos no mercado acontecesse de forma como podem ser observado no quadro abaixo, adaptado de Oliveira e Souza (2004), citado por Oliveira Josmária e outros (2008), apresenta os principais componentes para a estimação de custos na importação.

ITENS

INCOTERM EXW, FCA, FAZ, FOB, CFR, CIF, CPT, CIP, DAF, DES, DEQ, DDU, DDP

Transporte Frete (pré-transporte, transporte internacional, pós-transporte)

Modalidades (modal, segmentado, sucessivo, combinado, intermodal, multimodal)

Embalagem (primária, secundária)

Seguro

Taxas de importação AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante)

ATA (Adicional de Tarifas Aeroportuárias)

Taxa de armazenagem

Taxa de capatazia

DI - Declaração de importação

Despesas bancárias

Conhecimento de Embarque

Despacho aduaneiro Honorário de despachante aduaneiro

Custo do pedido Programação, desenvolvimento, controle e avaliação.

Quadro 1: Síntese dos componentes de custos na importação

Fonte: Adaptado de Oliveira e Souza (2004)

Após analise, observa-se que, em determinados casos os produtos podem ficar mais acessível quando importado de outro país, especialmente, se nesse país não possuir caso de impostos presente em todos os elos da cadeia produtiva, ou seja, onde o seu recolhimento ocorre diversas vezes e ocasiona à cobrança de imposto sobre imposto (em cascata).

Considerando o ramo empresarial de peças e componentes para veículos de varias marcas Chineses, foi realizada uma pesquisa considerando o processo de contato com fornecedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com