TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adm

Dissertações: Trabalho Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 7

Definição do termo empreendedorismo na visão de diferentes autores.

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para trans-formá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apro-priada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; as-sumem riscos para atingirem seus objetivos.

O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia a evolução. Valoriza suas experiências, valoriza seu valor, tomando decisões acertadas. Abre novas trilhas, explora novos conhecimentos, define objetivos e dá o primeiro passo

A palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter em 1950 como sendo uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Mais tarde, em 1967 com Kenneth E. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. E em 1985 com Gifford Pinchot foi introduzido o conceito de Intra-empreendedor, uma pessoa empreendedora mais dentro de uma organização

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreen-dedorismo, Robert Hirsch, em seu livro “Empreendedorismo”. Segundo ele, empreen-dedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

A satisfação econômica é resultado de um objetivo alcançado (um novo produto ou empresa, por exemplo) e não um fim em si mesma.

A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.

Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade e retorno.

Schumpeter definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o pro-cesso “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecno-logia ou do aprimoramento de uma antiga – o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.

Posteriormente, Peter Ferdinand Drucker, considerado “o pai da administração moderna”, é que amplia a definição proposta por Jean-Baptiste Say, descrevendo os empreendedores como aqueles que aproveitam as oportunidades para criar as mudanças. Os empreendedores não devem se limitar aos seus próprios talentos pessoais e intelec-tuais para levar a cabo o ato de empreender, mas mobilizar recursos externos, valori-zando a interdisciplinaridade do conhecimento e da experiência, para alcançar seus ob-jetivos. ¹

Referencias : http://www.geomundo.com.br/geografia-30231.htm ¹

Auto-Avaliação (Ambientes, Atitudes e Know-How )

Perfil 1.1

Características Excelente

5 Bom

4 Regular

3 Fraco

2 Insuficiente 1

Proativa X

Tenaz e Obestinado X

Disciplina e dedicação X

Persistencia em soluções de problemas X

É disposto ao sacrifício para atingir metas X

Imersão total nas atividades X

Procura ter conhecimento profundo dos clientes X

Dirigido pelo Marketing X

É obcecado por satisfazer seus clientes X

Corre riscos calculados X

Procura minimizar os riscos X

Tolera as incertezas e faltade estrutura X

Tolera o estresse e conflitos X

Hábil em resolver problemas X

Não é convencional X

Não se conforma com Status X

Adaptável a novas situações X

Não tem medo de falhar X

Hábil em definir conceitos X

Total Motivação + Liderança : 43

Resultado: 106 Pontos.

Perfil 1.2

Características Excelente

5 Bom

4 Regular

3 Fraco

2 Insuficiente 1

Proativa X

Tenaz e Obestinado X

Disciplina e dedicação X

Persistencia em soluções de problemas X

É disposto ao sacrifício para atingir metas X

Imersão total nas atividades X

Procura ter conhecimento profundo dos clientes X

Dirigido pelo Marketing X

É obcecado por satisfazer seus clientes X

Corre riscos calculados X

Procura minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com