TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho ADM 3º Semestre 2013

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho ADM 3º Semestre 2013. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa trazer um conhecimento básico sobre Estatística, Comportamento organizacional e Qualificação do trabalhador.

A estatística é definida como um conjunto de métodos e técnicas que envolvem todas as etapas de uma pesquisa, desde o planejamento, coordenação, levantamento de dados por meio de amostragem ou censo, aplicação de questionários, entrevistas e medições com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo.

O comportamento organizacional é um campo de estudo que investiga os impactos que os indivíduos, os grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro de uma organização e, depois, utiliza este conhecimento para ajudar as empresas a trabalhar com maior eficácia.

O comportamento organizacional utiliza o estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva. Mas, como as pessoas diferem umas das outras, precisamos analisar o comportamento organizacional dentro de um cenário contingencial, utilizando variáveis situacionais como moderadoras dos relacionamentos de causa e efeito.

A falta de qualificação é um fator impeditivo de boa parte de pessoas no mercado de trabalho. O mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho. A capacitação pode melhorar a qualidade e a produtividade dos trabalhadores. As organizações também precisam investir na qualificação de seu colaborador, para obter os resultados esperados.

Desenvolvimento

A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos.

As empresas precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Por esta razão, fazer uma análise de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para estimar retornos futuros e rentabilidade. Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios, principalmente em pequenas empresas, que tendem a ter maior volatilidade em relação a grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos.

Fazer uma análise de probabilidades pode ajudar uma organização a visualizar seus possíveis valores futuros e um provável cenário de pior, ou melhor, caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios em um provável cenário, mas ainda estar ciente de possibilidades alternativas, além de ser uma ferramenta útil para avaliar riscos.

O uso da estatística não está restrito aos profissionais da área de matemática e estatística. Apesar de a estatística estar fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria de probabilidades, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais. Nas ciências exatas e na tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Também se devem destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Prova disto é a grande quantidade de informações importantes que auxiliam na tomada de decisões que está no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E, recentemente, até mesmo em áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos, estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados em suas pesquisas.

A estatística também pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas/defeitos, identificando suas causas em tempo real, o que, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios. Desta forma a estatística é muito útil para a tomada de decisões dentro de uma organização, pois tendo todas as informações armazenadas os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para solucionar possíveis problemas. É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos porquês de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados. Para ela ser bem usada, é necessário conhecer os seus fundamentos e princípios, e acima de tudo que o gestor desenvolva um espírito crítico e jamais deixe de pensar. A utilização conjunta de um sistema automatizado de coleta de dados, juntamente com ferramentas de estatística avançada e o auxílio de um indicador de gerenciamento de sistemas produtivos oferecem subsídios necessários para o detalhamento de cada etapa do processo, suas falhas e as possíveis modificações e ações que podem ser realizadas durante o processo de tomada de decisão do gestor.

Esse não deve ser o principal foco das organizações, deve haver também uma preocupação com o comportamento do indivíduo e sua valorização no ambiente de trabalho, afinal, após planejamentos estatísticos, tomadas de decisão em cima destes dados, haverá a execução, e isto depende de pessoas.

As pessoas são diferentes e num ambiente organizacional é natural que existam divergências entre as opiniões e estas divergências podem levar a discussões, insatisfações e até o conflito aberto entre pessoas, causando até alterações no clima organizacional. O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. As organizações devem investir em psicólogos organizacionais que avaliem a aprendizagem, percepção, personalidade, emoções, treinamento, eficácia de liderança, necessidades e forças motivacionais, satisfação com o trabalho, processos de tomada de decisões, avaliação de desempenho, mensuração de atitudes, técnicas de seleção de pessoal, planejamento do trabalho e estresse profissional de seus funcionários, depois, utilizar este conhecimento para ajudar esses indivíduos a trabalhar com maior eficácia. Este estudo pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos executivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com