TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Adm Estratégica

Artigos Científicos: Trabalho Adm Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 4

1) Competitividade estratégica refere-se a como uma empresa decide competir em um mercado em resposta as estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva perante o mercado.

Obtêm-se competitividade estratégica quando uma empresa consegue formular e implantar com sucesso uma estratégia de criação de valor.

Estratégia é um conjunto integrado e coordenado de compromissos e ações definido para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva. Quando define estratégia as empresas escolhem alternativas para competir. Sendo assim a estratégia definida indica o que a empresa pretende e o que não pretende fazer.

Uma empresa tem vantagem competitiva quando implementa uma estratégia na qual os concorrentes não conseguem copiar ou consideram custosa demais para imitar.

Retornos acima da média são retornos maiores do que o investidor espera ganhar com outros investimentos com riscos semelhantes.

O processo de administração estratégica é o conjunto de compromissos, decisões e ações necessários para que a empresa obtenha vantagem competitiva e retornos acima da média.

2) É desafiador e esta sendo criado principalmente pelo surgimento de uma economia globalizada e de rápidas mudanças tecnológicas. Há dois fatores principais direcionadores desse cenário. O primeiro fator (organização industrial ou I/O) sugere que o ambiente externo é o principal determinante das ações estratégicas da empresa.

O segredo deste modelo é identificar e competir com sucesso em uma indústria atrativa (isto é lucrativa). Logo o segundo fator (baseado em recursos) sugere que os recursos e as capacitações únicos de uma empresa são o elo fundamental para a competitividade estratégica. Consequentemente o primeiro modelo se preocupa com o ambiente externo da empresa, enquanto o segundo se concentra no ambiente interno.

3) Normalmente esse modelo supõe que as empresas podem obter lucros acima da média produzindo produtos ou prestando serviços padronizados a custos menores do que seus concorrentes (estratégia de liderança em custos) ou fabricando produtos diferentes pelos quais os clientes estejam dispostos a pagar um preço premium (estratégia de diferenciação). Segundo o modelo de I/O as empresas conseguem obter retorno acima da média quando implantam a estratégia determinada pelas características da indústria (setor) geral e pelos ambientes competitivos. De acordo com esse modelo os passos para obter retornos acima da média são respectivamente:

Primeiramente deve-se estudar o ambiente externo principalmente o ambiente da indústria (setor); Localizar uma indústria (setor) com alto potencial de retornos acima da média; Identificar a estratégia exigida pela indústria (setor) atrativa para obter retornos acima da média; desenvolver ou adquirir os ativos e as capacidades necessários para implantar a estratégia e por fim utilizar os pontos fortes da empresa (os ativos e as aptidões que desenvolvidos ou adquiridos) para implantar a estratégia para obter por fim retornos superiores.

4) O modelo baseado em recursos pressupõe que toda organização seja um conjunto único de recursos e capacitações. A singularidade dos seus recursos e capacidades é a base para a estratégia da empresa e sua capacidade de obter retornos acima da média. De acordo com o modelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com