TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Admistração

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Admistração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

A palavra Administração vem do latim, ad – que significa direção,tendência para, e minister – que significa subordinação ou obediência, ouseja, quem realiza uma função sob comando de outra ou presta serviço a outro, (CHIAVENATO, 2003)

A história da Administração iniciou-se na Suméria por volta do ano 5.000 a.C antigos sumerianos procuravam melhorar a maneira de resolver seus problemas práticos, exercitando assim a arte de administrar

Egito, Ptolomeu dimensionou um sistema econômico planejado que não poderia ter-se operacionalizado sem uma administração pública sistemática e organizada. Na China, a necessidade de adotar um sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com seus oito regulamentos e as Regras de Administração Pública de Confúcio exemplificam a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.

O pensamento administrativo foi fortemente influenciado pelos filósofos gregos, como Platão (429 A.C- 347 a. c) discípulo de Sócrates, e Aristóteles (348 a, c -322 a.c) discípulo de Platão.

Platão - preocupado com problemas de natureza politica e sociocultural relacionado ao desenvolvimento da comunidade grega. Propôs um movimento de democracia administrativa, inclusive das contas e impostos públicos.

Aristóteles – Impulsionou o pensamento da filosofia, Cosmologia, Nosologia, metafisica, Logica e ciências naturais, oque possibilitou a abertura intelectual do conhecimento humano. Conseguiu diferenciar três formas de administração publica:

• Monarquia

• Aristocracia

• Democracia

Frances Bacon (1561 -1626) – Filosofo e estadista inglês, pioneiro do pensamento cientifico moderno. Antecipou o principio da Administração “prevalência do principal sobre o acessório”.

René Descartes (1596- 1650) – Filósofo, Matemático e Físico Frances. fundador da filosofia contemporânea, foi responsável pela criação das coordenadas cartesianas ( hoje Métodos Cartesianos) são eles:

• Principio da Dúvida Sistemática ou Evidencia

• Principio da Analise e da Decomposição

• Principio da Síntese e da Composição

• Principio da Enumeração ou da Verificação

O principio da moderna administração como: divisão de trabalho, do controle e da ordemestão contidas nas ideias cartesianas.

Jean-Jacques Rousseau (1627 – 1778) – Desenvolveu a teoria do contrato Social.

Karl Marx (1818 – 1833) e Frederick Engels (1820 – 1895) – Filósofos, Historiadores, Economistas e Alemães, desenvolveram a teoria da origem econômica do Estado.

Escolas de Admistração

1903 – Administração científica •base homem/máquina

Criada por Frederick Taylor, um jovem engenheiro, que descobriuque a produção e o pagamento eram ruins, que a ineficiência e as perdas eram prevalentes e

que a maioria das empresas possuía um grande potencial não utilizado, uma falha da

administração sistemática. Ele concluiu que as decisões administrativas eram assistemáticas

e que não existia pesquisa para se determinarem os melhores meios de produção.

Com isso, Taylor introduziu uma segunda abordagem administrativa, administração científica.

Essa abordagem defendia a aplicação de métodos científicos para analisar o trabalho e

determinar como completar as tarefas de produção eficientemente. Outro elemento dessa

abordagem era o uso de gratificação diferenciada, que consistia no pagamento de quantias

adicionais aos trabalhadores quando eles excedessem níveis-padrão de resultado em cada

trabalho. Taylor concluiu q tanto os trabalhadores quanto a administração poderiam se

beneficiar disso.

1909 – Teoria da burocracia burocracia para melhorar o processo (quando mau usada atrapalha)

Max Weber, sociólogo;advogado e historiador alemão, mostra como a administração em si mesma poderia ser maiseficiente.Weber acreditava que com a burocracia os resultados diferentes pudessem ser eliminados,numa organização onde os administradores possuíssem habilidades variadas. Experiência eobjetivos.Weber recomendava que os cargos fossem padronizados de modo que a mudançade pessoal não desintegrassem a organização.Ele enfatizava a existência de uma redeestrutural e formal de relacionamentos entre posições especializadas numa organização. Asregras e regulamentações padronizaram o comportamento e a autoridade agora era sobre asposições e não sobre os indivíduos. Como resultado a organização não precisaria apoiar-seem apenas um individuo, mas obteria eficiência e sucesso seguindo as regras eregulamentações.

• 1916 – Teoria clássica da administração introdução das necessidades do homem.

Defendida por Henry Fayol, engenheiro de minas e executivofrancês,surgiu através de um livro publicado por ele com suas experiências administrativas.Fayol adicionou uma função básica às quatro já identificadas antes, que são: planejar;Organizar; comandar; coordenar e controlar, e também definiu catorze princípios: divisão dotrabalho; autoridade; disciplina; unidade de comando; unidade de direção; subordinação doInteresse individual ao interesse geral; remuneração; centralização; hierarquia; ordem;Equidade; estabilidade e manutenção do pessoal; iniciativa e espírito de equipe.

A abordagem da gestão administrativa enfatizava a perspectiva dos altos administradores

dentro da organização e sustentava que a administração era uma profissão e poderia serensinada

• 1932 – Teoria das relações humanas

Essa abordagem deve muito às escolas de pensamento. As idéias de

Gilbreths(administração cientifica), Barnard e Follet(gestão administrativa) influenciaram o

desenvolvimento das relações humanas entre 1930 e 1955.Na verdade, a abordagem surgiu

de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com