TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Campo Sobre Avaliações De Desempenho

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Campo Sobre Avaliações De Desempenho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho de Campo

1. Introdução

O conteúdo aqui apresentado é baseado em uma pesquisa de campo realizada com a empresa ******, principalmente focada em sua área de recursos humanos.

1.1 Objetivos do Trabalho

Este trabalho tem como objetivo buscar informações, através de pesquisa de campo, sobre a área de recursos humanos, suas práticas na organização e o método utilizado para a remuneração e avaliação de desempenho. Analisando, deste modo, como a área de gestão de pessoas é desenvolvida e como ela contribui para o bom funcionamento da empresa.

1.2 Metodologia

As informações constantes nesse trabalho foram obtidas através da aplicação de um questionário e entrevista com a administradora de Recursos Humanos da *****. O questionário desenvolvido pela equipe abrangia todas as informações fundamentais para a realização do trabalho, não sendo necessária a utilização de outros meios para coleta de dados e informações.

1.3 Identificação da Empresa

*****

1.4 Histórico da Empresa:

A empresa iniciou suas atividades em junho de 2003 prestando pequenos serviços de usinagem para uma cidade da região sul do Brasil. Em 2005, após uma parceria com uma empresa de táxi aéreo alterou seu direcionamento para fabricação de ferramentas específicas para helicópteros e pequenas aeronaves. Como o mercado nessa área é escasso, e praticamente não há concorrência, a ***** projetou-se rapidamente. De uma pequena empresa de usinagem tornou-se reconhecida e importante, na área de fabricação e manutenção de ferramentas especiais para aeronaves.

Com a demanda crescente das ferramentas, a produção precisou adaptar-se. Num primeiro momento, ampliou sua capacidade de produção com o aumento do número de funcionários, que passaram de 7 pessoas na linha de produção, para 13, divididos na área de torno e fresa. O espaço físico também foi ampliado, assim como surgiu a necessidade de adaptações administrativas. As áreas financeira, comercial e de gestão de pessoas, que anteriormente não eram definidas, passaram a ter uma estrutura formal e dividida. Atualmente, o número de funcionários na linha de produção também se elevou e a **** atende as principais empresas de táxi aéreo do Brasil.

1.5 Descrição da empresa:

A ******** atua na área de Usinagem de Precisão. Seus produtos e serviços focam na fabricação e manutenção de ferramentas especiais para aeronaves. Atualmente, possui 28 empregados. Possui missão, visão e valores definidos:

Missão: Proporcionar satisfação aos clientes, fornecedores e colaboradores através de soluções inovadoras, produtos e serviços de altíssima qualidade.

Visão: Ser a principal empresa na área de Equipamentos de Precisão da América Latina, com responsabilidade e qualidade.

Valores: -Respeito ao ser humano e ao meio ambiente

-Relações transparentes e duradouras

-Agilidade

-Disciplina

-Profissionalismo

Organograma da empresa:

2. Área de Gestão de Pessoas

A área de Gestão de RH surgiu a partir da necessidade de controle e coordenação dos funcionários, quando a empresa cresceu consideravelmente, após a parceria com a empresa de táxi aéreo.

2.1 Descrição da Área de Gestão de Pessoas

É formada por 2 funcionários. A área de Recrutamento e Seleção, e de Treinamento e Capacitação, busca alternativas e novidades em cursos para os funcionários, além das funções básicas de gestão de pessoas. E o gestor de RH controla e coordena as funções básicas do setor, como os benefícios disponíveis e programas motivacionais, além de supervisionar o estágio de crescimento dos funcionários a partir dos cursos de qualificação propostos pela área específica de Treinamento e Capacitação. Também relaciona o nível de conhecimento técnico e função exercida com a remuneração de cada funcionário. A área de Gestão de pessoas é subordinada à área de Gerência Administrativa. Não possui visão, missão e valores próprios, seguem os mesmos da empresa.

3. Práticas Organizacionais

Nesta parte do trabalho analisaremos 3 cargos. Para a análise do cargo de natureza operacional, foi determinada a função de operador fresador. Para o cargo de natureza administrativa, foi escolhido o administrador de produção. E para o cargo de natureza gerencial foi definido a função de Gerente Comercial. Os cargos escolhidos são de setores diferentes na empresa, como pode ser observado pelo organograma.

3.1 Cargo de Natureza Operacional: Operador fresador.

Há 9 ocupantes nesse cargo. É subordinado ao supervisor de produção. Tem como principal função atuar na máquina tipo “fresa”. Transforma a matéria prima em peças, se baseando em medidas presentes nos desenhos técnicos. A remuneração é fixa, mas pode aumentar se e os benefícios são basicamente o apoio e auxílio financeiro em cursos de capacitação na área, além do Benefício de plano de saúde. Ao ingressar na empresa, possui um salário compatível com seus conhecimentos, e conforme adquiri experiência aumenta esse valor. Esse programa é definido pela área de RH e motiva o funcionário a aprender e se especializar. Também tem atenção especial quanto aos equipamentos de proteção necessários para operação das máquinas, como protetores auriculares, óculos, botas, e luvas. A categoria pertence ao Sindicato dos Metalúrgicos.

3.2 Cargo de Natureza Administrativa: Administrador da produção

É subordinado ao gerente administrativo. Há apenas 1 funcionário no cargo. Sua função é organizar os pedidos confirmados pela área comercial, separar os desenhos técnicos e repassar para a área de produção. Também controla a data da entrega dessas ferramentas. É o elo entre a produção e o restante da empresa. A remuneração é fixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com