TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Produção Textual Interdisciplinar Individual Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Bimestral Na Disciplina De Microeconomia E Macroeconomia; Métodos Quantitativos; E Ética

Exames: Trabalho De Produção Textual Interdisciplinar Individual Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Bimestral Na Disciplina De Microeconomia E Macroeconomia; Métodos Quantitativos; E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  4.453 Palavras (18 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

A realização de um estudo aprofundado sobre inflação, Taxa de juros e Taxa de Câmbio no que diz respeito à economia, foi o principal objetivo desse artigo. Números-índices, Deflação de dados no âmbito de métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial, Medidas descritivas e em relação à Ética, política e sociedade, o enfoque é a conquista do público como reestruturação de uma gestão ética e organizada. A obtenção de novos conteúdos, além dos mencionados, a aprendizagem e a aplicação destes recursos na minha realidade profissional, de forma pratica, a fim de perpetuar os ensinamentos efetuados, foram minhas principais metas na execução deste trabalho, uma vez que estes ensinamentos serão de grande importância para o Administrador no exercício de sua profissão.

INFLAÇÃO

O conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período é denominado inflação. Essa inflação pode ser explicada de diversas formas como:

Inflação de CUSTOS: A inflação de custos pode ser associada a uma inflação tipicamente de oferta. O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos importantes aumentam e eles são repassados aos preços dos produtos.

Inflação de DEMANDA: Considerada o tipo mais “clássico” de inflação, diz respeito ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços. Intuitivamente, ela pode ser entendida como “dinheiro demais à procura de poucos bens”.

Umas das distorções mais sérias provocadas pela inflação, diz a respeito à redução do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste (i.e. dissídio). Neste caso, são os assalariados que, com o passar do tempo, vão ficando com seus orçamentos cada vez mais reduzidos, até a chegada de um novo reajuste. Os que mais perdem são os trabalhadores de baixa renda, que não têm condições de manter alguma aplicação financeira, pois tudo o que ganham gastam com sua subsistência.

Percebe-se que a inflação é um imposto sobre os mais pobres.

Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo; Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país; Aumento nos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão-de-obra) dos produtos.

A renda aumenta e a inflação diminui a renda das pessoas, porque com o mesmo dinheiro ela compra menos com os preços sempre iguais, as pessoas podem fazer planos em longo prazo se o governo emitir cédulas sem que haja produção de riqueza (produtos/mercadorias para serem trocadas pelas mesmas) as frações de unidade valerão cada vez menos. Assim, os títulos públicos do governo tornam-se um ótimo investimento para o mercado financeiro, pois os altos juros pagos aqui remuneram muito bem os investidores. Além disso, com juros altos, as pessoas compram menos e a inflação sobe menos, ou seja, estimulam-se as pessoas a investir seu dinheiro e a não gastar. Aliás, mexer nos juros tem sido a principal e única ferramenta do governo para combater a inflação

Podemos verificar a influência desta sobre a economia através da mídia. Notícia:

Inflação acumulada no Brasil fica em menos de 6% pela primeira vez em 2013

A queda de itens monitorados, como a energia elétrica, e a variação menos acelerada de produtos alimentícios no segundo trimestre de 2013 contribuíram para que a inflação acumulada em 12 meses chegasse, em setembro, a um patamar inferior a 6% pela primeira vez neste ano, avaliou a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes

Comentário:

"Isso ocorreu porque as taxas do IPCA estão menos fortes de julho para cá do que em igual período do ano passado, considerando os preços dos produtos alimentícios, que não estão exercendo uma função tão forte quanto a que exerceram naqueles meses. As taxas mais altas estão sendo trocadas por taxas mais baixas no acumulado de 12 meses".

JUROS

Juros é a remuneração cobrada de quem efetuou um empréstimo e deve pagar ao proprietário do capital emprestado. Uma taxa de juro deve remunerar baseada em: O risco agregado no investimento (quanto mais arriscado o investimento deve-se exigir taxas de juros proporcionalmente maiores); as expectativas inflacionárias; a compensação pela não aplicação do dinheiro em outro investimento e os custos administrativos envolvidos na operação. Confira abaixo as modalidades pricipais de juros trabalhadas no mercado financeiro:

SIMPLES – Ao contrário dos juros compostos, neste caso o juro é pago apenas sobre o valor do principal (ou montante) do empréstimo ou aplicação.

JUROS COMPOSTOS – Quando os juros são pagos não apenas sobre o valor do principal, mas também sobre os juros obtidos em relação ao principal nos períodos anteriores.

E ainda mais 5 tipos de juros que são utilizados no mercado financeiro, que são:

Juros de Mora, Juros Nominais, Juros Reais, Juros rotaivos e juros sobre capital próprio.

Os juros existem desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na Terra. Um dos primeiros indícios apareceu na já na Babilônia no ano de 2000 AC. Nas citações mais antigas, os juros eram pagos pelo uso de sementes ou de outras conveniências emprestadas; os juros eram pagos sob a forma de sementes ou de outros bens. Muitas das práticas existentes originaram-se dos antigos costumes de empréstimo e devolução de sementes e de outros produtos agrícolas.

A História também revela que a idéia se tinha tornado tão bem estabelecida que já existia uma firma de banqueiros internacionais em 575 aC, com os escritórios centrais na Babilônia. Sua renda era proveniente das altas taxas de juros cobradas pelo uso de seu dinheiro para o financiamento do comércio internacional. O juro não é apenas uma das nossas mais antigas aplicações da Matemática Financeira e Economia, mas também seus usos sofreram poucas mudanças através dos tempos.

Sempre ouvimos falar sobre juros em jornais e tv, de como a taxa básica de juros (Selic), vai sofrer um reajuste, de o juros para empréstimos e financiamentos estão acima da inflação do mesmo período.

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com