TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Francirene

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Curso de Relações Públicas – 1º PERÍODO

Amélia Simões

 Ana Carolina Cordeiro

Sávia Humphreis

Silvia Ferreira

TRABALHO DE ANÁLISE DE TEXTOS DA COLETÂNEA I DA APOSTILA I

Francirene  Gripp de Oliveira

Oficina de Leitura e Escrita

Belo Horizonte

2015

Texto 5 – Franz Kafka

  1. Franz Kafka é uma biografia pertencente ao gênero Relato, destinada ao público que possui interesse em conhecer a trajetória de Franz e o impacto que produz na sociedade. Foi escrito na 3º pessoa de autor e fontes desconhecidas.

  1. Por se tratar de um texto biográfico, apresentou aspectos formais de fácil compreensão e elementos lexicais variados. Palavras como “sianista” e “metafísica” foram consideradas difíceis no texto, por ser um texto extremamente acadêmico.

  1. O produtor do texto pode ser provavelmente, um jornalista cultural. O discurso é feito em 3º pessoa e a partir disso, não possui o enunciador principal. Na realidade, o narrador não se faz presente nesse texto. Não há vozes de modo implícito e o discurso é indireto. O texto é destinado ao público que gosta de Franz ou que deseja conhecer mais sobre sua vida (em alguns aspectos), suas obras e vida acadêmica.
  1. A biografia tem o propósito de relatar os aspectos gerais das obras de Franz Kafka, da sua história, conquistas e importância para o mundo acadêmico.
  1. Há neste texto sequências explicativas expressas nos trechos: “É obrigado a afastar-se do trabalho devido à tuberculose” e “Fez parte, junto com outros escritores da época, da chamada Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística...”.
  1. As palavras usadas são mais expressivas, comuns e não há uso de gírias, pois é um texto em que predomina a formalidade. Também não há mescla de variedades.
  1. Predomina a objetividade, por se tratar de parágrafos curtos e diretos, melhorando assim o entendimento do leitor. Há também o distanciamento do sujeito falante em relação a seu discurso, como se percebe no texto a presença de adjetivos e palavras expressivas, nas quais não são totalmente homogêneos.

Texto 6 – Um Homem se Explica de Wander Pirolli

  1. “Um Homem se Explica” de Wander Pirolli pertence ao gênero textual Relato. Por se tratar de uma autobiografia, sua principal função é tornar conhecida uma ação ou sequência de ações já ocorridas na vida de uma pessoa. O texto envolve um narrador principal, que é o interlocutor de sua própria história e pessoas que fizeram parte dessa história. O meio propagado é o jornal Suplemento Literário de Minas Gerais. Os lugares citados remetem aos acontecimentos ocorridos. A intenção do jornal para contar a história de Wander Pirolli é divulgar sua vida e respectivas obras.

  1. No texto de Wander Pirolli recorre-se constantemente a conhecimentos enciclopédicos sobre Belo Horizonte, adquiridos ou vivenciados pelo autor, como se mostra no trecho: “O curso primário foi feito no Silviano Brandão”.

  1. O principal personagem é o próprio Wander Pirolli, na qual se faz um discurso em 1º pessoa, fazendo com que o enunciador em comando e o autor serem os mesmos. O narrador em questão se mostra explicitamente e configurado também com os personagens fictícios, como parentes e amigos próximos de Wander. Tais vozes aparecem pelo discurso direto de modo explícito e o texto se destina a leitores do jornal Suplemento Literário de MG e aos que queiram saber mais sobre Wander Pirolli.
  1. A autobiografia de Wander Pirolli publicada no jornal SLMG tem o objetivo de relatar sobre a sua vida, conquistas e carreira.
  1. Há no texto uma sequência injuntiva no trecho: “Se quiserem conhecê-la e saber como vivíamos, leiam o conto “A mãe e a filha da mãe”“.
  1. Predominam o uso de palavras mais comuns, uso de gírias, mescla de variedades (linguagem informal), além de conter na maioria, frases longas. No início do texto as frases e os parágrafos são mais curtos de ordem direta e simples.
  1. Predomina a subjetividade, na qual há uma aproximação do leitor. Exemplo: “Tenho uma porção de livros inéditos”.

Texto 7 – O Timoneiro de Franz Kafka

  1. O texto trata-se de um conto, escrito por Franz Kafka, pertencente ao gênero textual Narrar. O conto retrata a história de um timoneiro que foi destituído do poder, de forma violenta, e ao pedir ajuda dos colegas de tripulação, viu-os obedecendo ao “estranho” que lhe tomava o poder, na qual chega a questionar a capacidade de pensar dos tais. Segundo a fonte, o mesmo foi retirado da internet.

 

  1. O fato de não conhecer os significados das palavras “timoneiro” e “timão” dificultaram o entendimento do contexto da frase lexical e de seu conhecimento enciclopédico.

  1. O produtor do texto é Franz Kafka. Já o enunciador é o timoneiro, que narra o acontecimento em que ele está envolvido na 1ª pessoa. O autor e enunciador não são a mesma pessoa, entretanto, não existe outro narrador. A história é contada por um único enunciador, que é fictício, o próprio personagem timoneiro, em um discurso direto. Pode-se observar, no decorrer do texto, falas explícitas de outro personagem. O público a que se destina este texto são os apreciadores de contos e até mesmo, o público atingido por sites com este conteúdo.

  1. Este texto serve para narrar um conto fictício e entreter o público interessado.
  1. Há sequência descritiva no trecho: “[...] E como se eu não cedesse, pôs o pé sobre o meu peito e empurrou-me lentamente contra o solo, enquanto eu continuava sempre aferrado à roda do timão e arrancava ao cair. [...]”. O narrador-personagem descreve o ocorrido no momento.
  1. As palavras utilizadas na composição do texto são mais raras e muito expressivas, sem mesclas de variedade, pois a linguagem formal é predominante. As frases que o compõe são longas, complexas e organizadas de forma direta.
  1. Predomina a subjetividade e maior aproximação, por expressar os sentimentos em relação ao ocorrido.  Exemplo: “Eu estivera ao timão em noites escuras, com a débil luz do farol sobre a minha cabeça, e agora tinha vindo aquele homem e queria pôr-me de lado.”.

Texto 8 – O Casamento

  1. O texto trata-se de um poema narrativo intitulado “Casamento” de Adelia Prado, na qual foi publicado em 2006 na cidade do Rio de Janeiro pelo livro Record.

  1. Neste poema apresentou aspectos formais de fácil compreensão e elementos lexicais variados. As palavras “prateou” e “espocam” dificultaram o entendimento do contexto da frase lexical e de seu conhecimento enciclopédico.

  1. A própria autora tem como outro papel ser voz principal discursando em primeira pessoa observa-se isso através de verbos enunciadores, tais como: “levanto”, “somos”, “vamos”. Existem nele enunciadores implícitos como no primeiro verso “Há mulheres que dizem...”, que dá uma ideia de que seu público alvo são os mais interessados na instituição do casamento, mas não apenas eles, mas também dos leitores deste gênero.
  1. A finalidade do poema é narrar o companheirismo da esposa para com seu marido.
  1. No texto há trechos descritivos no quarto e quinto versos: “A qualquer hora da noite me levanto, ajudo a escamar, abrir, retalhar e salgar”.
  1. As palavras escolhidas para o vocabulário são comuns e simples, organizadas em versos de forma curta.
  1. Quanto a efeitos interacionais, predomina a subjetividade e maior aproximação do leitor. Exemplo: “Meu marido se quiser pescar, pesque.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (120.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com