TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Modal Aere

Artigos Científicos: Trabalho Modal Aere. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 5

A Origem da Logística

O transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo Ar com a utilização de aviões ou helicópteros. O transporte aéreo é usado preferencialmente para movimentar passageiros ou mercadorias urgentes ou de alto valor.

A partir da Segunda Guerra Mundial a aviação comercial assistiu a um grande desenvolvimento, transformando o avião em um dos principais meios de transporte de passageiros e mercadorias no contexto mundial. O transporte aéreo foi o que mais contribuiu para a redução da distância-tempo, ao percorrer rapidamente longas distâncias. Rápido, cômodo e seguro o avião suplantou outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias. Este meio de transporte implica construção de estruturas muito especiais. Os aeroportos requerem enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos. Por outro lado, os custos e a manutenção de cada avião são bastante elevados. Tudo isto contribui para encarecer este meio de transporte.

Características do Transporte Aéreo

O transporte aéreo é um modal ágil e recomendado para mercadorias de alto valor agregado, pequenos volumes e encomendas urgentes. É competitivo para produtos eletrônicos, como por exemplo, computadores softwares, telefones celulares, etc., e que precisam de um transporte rápido em função do seu valor, bem como de sua sensibilidade a desvalorizações tecnológicas.

Tipos de Navegação

O transporte aéreo é o único dentro de sua característica, sua atividade, devido à velocidade, envolve com facilidade e rapidez vários países. Pode ser dividido em:

Internacional - Transporte envolvendo aeroportos de diferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior.

Nacional – Denominado de transporte doméstico, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.

Tipos de Navegação

Todos os tipos de cargas podem ser transportados por este modal, porém não devem oferecer risco à aeronave, aos passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos às outras cargas transportadas. Assim, podem ser transportados animais vivos, cargas comuns secas, cargas congeladas. Porém á restrições às cargas que são mais perigosas e mais intensas. As cargas perigosas são devidamente regulamentas pela IATA, através do Dangerous Good Regulation.

Mercadorias Classificadas pela ONU e suas classes de riscos

Classe 01- Explosivos;

Classe 02- Gases;

Classe 03- Líquidos Inflamáveis;

Classe 04- Sólidos Inflamáveis;

Classe 05- Substâncias combustíveis e materiais oxidantes;

Classe 06- Substâncias Tóxicas (venenosas) e infecciosas;

Classe 07- Materiais Radioativos;

Classe 08- Corrosivos;

Classe 09- Mercadorias Perigosas diversas;

Temos três grupos de embalagens para mercadorias perigosas que são:

Grupo I: que indica um alto grau de risco à carga;

Grupo II: indica um grau médio de risco; e.

Grupo III: indica um grau menor de risco.

Para o carregamento dos mesmos devem ser expedidos vários documentos que comprovem que a mercadoria não coloque em risco a vida e segurança de nenhum dos envolvidos na operação.

Vantagens e Desvantagens, deste modal:

Vantagens:

• Usado com eficácia no transporte de amostras;

• Ideal para transporte de mercadorias com urgência na entrega;

• Possibilidade de redução ou eliminação de estoques pelo exportador, uma vez que é possível aplicar mais agressivamente uma política de Just in time, propiciando redução dos custos de capital de giro pelo embarque contínuo, podendo ser até diário ou mais vezes ao dia, dependendo dos destinos;

• Maior competitividade do exportador, pois a entrega rápida pode ser bom argumento de venda;

• Redução de custo de embalagem, uma vez que não precisa ser tão robusta, pois a mercadoria é menos manipulada;

• O seguro de transporte aéreo é mais baixo em relação ao marítimo, podendo variar de 30% a 50% na média geral, dependendo da mercadoria.

Essas são somente umas de varias vantagens que este Modal apresenta, porém também tem as desvantagens, que veremos a seguir.

Desvantagens:

• Frete relativamente alto em relação aos demais modais;

• Capacidade de carga bem menor que os modais marítimo e ferroviário, ganhando apenas do rodoviário;

• Impossibilidade de transporte de carga a granel, como por exemplo, minérios, petróleo, grãos e químicos;

• Custo elevado da sua infraestrutura;

Valores de Frete

O cálculo de frete aéreo é baseado na relação peso/volume das mercadorias. A regra básica é de que os fretes serão cobrados por peso, desde que o volume não exceda o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com