TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Modelo Estatística; Contabilidade; Mercado

Por:   •  2/6/2020  •  Monografia  •  6.860 Palavras (28 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

RESUMO

O cotidiano organizacional é composto por um conjunto de fatores econômicos, políticos, culturais, sociais e tecnológicos que influenciam as ações e estratégias desenvolvidas pelas empresas com o intuito de obter maior desenvolvimento e crescimento empresarial. Neste sentido, conhecer o mercado e suas tendências se faz essencial para o direcionamento da tomada de decisão dos gestores, considerando que a empresa depende dos níveis de aprovação do mercado consumidor em relação a sua atuação para obter os resultados desejados, e para isso deve realizar ações e buscar meios de atender as necessidades expostas por seu público-alvo. As ferramentas capazes de viabilizar uma aproximação entre mercado e empresa constituem o Marketing, que em resumo se refere a soma de ideias, técnicas e métodos de análise, com base em conhecimentos de outras áreas, dentre as quais Estatística e Contabilidade, que visam investigar e compreender as demandas com a finalidade de oferecer os produtos com a qualidade e funcionalidade exigida pelos consumidores. O pressente trabalho tem como objetivo apresentar conceitos teóricos e práticos no que se refere as áreas de Marketing, Estatísitca e Contabilidade, considerando a presença de tais conhecimentos em um ambiente organizacional real, por meio da análise bibliográfica e empírica realizada em uma empresa ativa.

Palavras-chave: Marketing; Estatística; Contabilidade; Mercado.


ABSTRACT

The daily organizational is composed of a set of economic, leadership, cultural, social and technological factors that influence the actions and policies by the companies with the purpose of greater development and business growth. This idea, meet the consumer supply for business consumer, should be essential to consumer leadership guidance, should be essential for business consumer? Trends and travelers need to be exposed to their target audience. The tools capable of establishing a market-to-company approach can be defined as Marketing, which in summary refers to questions of techniques, techniques and methods of analysis, based on knowledge from other areas, such as Statistics and Accounting, as well as the needs for the purpose of offering products with a capacity and quality demanded by consumers. The press release focuses on the theoretical and practical concepts that refer to the areas of marketing, Statistics and Accounting, considering the presence of the practices in a real organizational environment, through the bibliographical and empirical analysis performed in an active company.

Keywords: Marketing; Statistic; Accounting; Marketplace.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2         FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2.1        Fundamentos de Marketing        5

2.1.1 Conceito de Marketing        5

2.1.2 Segmentação de Mercado        6

2.1.3 Pesquisa e Análise de Mercado        8

2.1.4 Plano de Marketing        10

2.2         Contabildade         12

2.3   Estatística Aplicada        14

3        PLANO DE MARKETING        16

4         CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

  1. INTRODUÇÃO

O mundo corporativo dos dias atuais tem como características a velocidade com que as informações são compartilhadas e a inovação contínua. Diante desses aspectos as organizações se encontram envolvidas por um cenário comercial acirrado, devido as tendências oscilantes do mercado e níveis cada vez mais amplos de competitividade, haja vista que as fronteiras diminuem conforme os avanços tecnológicos evoluem.

Neste contexto, cabe ao gestor organizacional buscar meios de promover a expansão dos níveis de participação no mercado, dentre os quais o Marketing surge como principal recurso estratégico de gestão perante o público-alvo, pois oferece um conjunto de ferramentas e métodos que possibilitam a interação entre empresa e consumidores.

Ademais, outras áreas também importantes colaboram para que as ações de Marketing sejam efetivas, bem como para que a organização realize um planejamento viável, flexível e eficiente, visando a otimização do sistema produtivo, com a distribuição correta de recursos financeiros, materiais e humanos, e por consequência a maximização dos lucros, dentre essas estão a Contabilidade e a Estatística Aplicada.

Desta forma, o presente trabalho foi produzido com o intuito de exploar e apresentar os conceitos teóricos e aplicabilidade das áreas de conhecimento supracitadas. Para tal efeito, foram realizadas pesquisas de cunho bibliográfico e empírico, possibilitando a interação entre os estudos apresentados por diversos autores em diferentes formatos, tais quais artigos e livros, e a prática de tais conceitos em um cenário organizacional real, através da análise situacional de uma empresa em atividade no mercado, bem como mediante a elaboração de um plano de Marketing com vistas a expansão de sua linha de produção. Logo, proporcionará o levantamento das singularidades presentes no ambiente organizacional interno e ações práticas de gestão realizadas pela empresa com base nos conceitos apresentados.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para realização do presente trabalho os autores que fundamentaram este referencial teórico foram de grande importância a efetividade do estudo acadêmico proposto em torno da área de Marketing, representada principalmente pelo Plano de Marketing, bem como acerca dos conceitos de Estatística Aplicada e da Contabilidade, considerando que tais assuntos sejam essenciais a Gestão Comercial de qualidade.

  1. Fundamentos de Marketing
  1. Conceito de Marketing

Diante das transformações no contexto comercial, em decorrência dos avanços tecnológicos e globalização, os sistemas de produção e gerenciamento organizacional também passaram por alterações quanto as técnicas e metodologias aplicadas, de acordo com Ferreira et. al. (2015) durante muito tempo o conceito de Marketing foi confundido com a atividade dos vendedores, a distribuição física dos produtos e a sua faturação, funções que eram somadas a publicidade cujo papel era apoiar o trabalho dos vendedores. Nesta mesma linha Stecca e Ávila (2015) afirmam que erroneamente o Marketing era entendido simplesmente como sinônimo de propaganda e publicidade, entretanto nos dias atuais a complexidade e da evolução existente na área sao conhecidas. Os autores destacam ainda que neste período o foco das organizações estava na produção, visão essa que surgido devido aos efeitos da Revolução Industrial, na qual surgiu a produção em massa, que tinha como premissas a produção em larga escala e redução máxima de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (277.3 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com