TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho O Boticario

Ensaios: Trabalho O Boticario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  5.215 Palavras (21 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 21

SUMÁRIO

1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 4

1.1 O BOTICÁRIO 4

1.2 VALORES CULTURAIS 4

1.3 MISSÃO 4

1.4 VISÃO 5

1.5 CAMPANHAS 5

1.6 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 5

1.7 FRENTES DE ATUAÇÃO 5

1.8 APOIO A PROJETOS 6

2 ANALISE DO MACROAMBIENTE 6

2.1 OPORTUNIDADES 7

2.1.1 Forças econômicas - Mudanças na renda (Independência Feminina) 7

2.1.2 Forças econômicas - Mudança no consumo (Aumento no mercado de beleza do Brasil) 7

2.1.3 Forças naturais - Beleza Sustentável 7

2.1.4 Forças políticas - Responsabilidade social 8

2.2 AMEAÇAS 8

2.2.1 Forças demográficas- Localização 8

2.2.2 Forças econômicas- Entrantes no mercado 8

2.2.3 Forças econômicas - Produtos substitutos 9

3 ANÁLISE DO MICROAMBIENTE 9

3.1 PONTOS FORTES 9

3.1.1 Empresa como Agente 9

3.1.2 Público como agente 10

3.1.3 Clientes como agentes 10

3.1.4 Fornecedores como agentes 11

3.2 PONTOS FRACOS 11

3.2.1 Concorrentes como agentes 11

3.2.2 Clientes como agentes 11

3.2.3 Fornecedores como agentes 11

4 ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA 11

4.1 AVON 12

4.2 JEQUITI 13

4.3 NATURA 13

4.4 CONTEM 1G 14

1 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

1.1 O BOTICÁRIO

O farmacêutico Miguel Gellert Krigsner, em março de 1977, abriu uma pequena farmácia de manipulação de medicamentos, no centro de Curitiba. A chamada A Botica Comercial e Farmacêutica Ltda começou com capital modesto, de apenas US$ 3 mil, suficiente para montar a estrutura mínima: um balcão azulejado, torneiras, pias, tomadas elétricas, balanças, frascos e vasilhames graduados, pequeno estoque de matérias-primas.

A primeira fórmula surgiu em 1977, entrando para o mercado de franquias em 1980, sendo, atualmente, a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com cerca de 3700 lojas no Brasil, onde são gerados em torno de 22 mil empregos E no mercado internacional está presente em sete países: Portugal, Angola, Venezuela, Japão, Paraguai, Estados Unidos e Moçambique. Sendo a marca é a líder nacional na categoria de perfumaria e a vice-líder em maquiagem.

Em constante busca por produtos que proporcionem conforto e bem estar dos seus clientes, O Boticário comercializa mais de 1100 produtos no seu portfólio entre perfumes, cremes, loções e maquiagem, oferecendo não apenas produtos, mas soluções completas de beleza.

A marca O Boticário possui sua sede em Curitiba e é referencia em produtos estéticos e de perfumaria. É uma marca bastante respeitada e que tomou proporções nacionais e internacionais, com uma linha bem estabelecida no mercado de perfumes, maquiagem e reforça no seu slogan da marca acredite na beleza”.

1.2 VALORES CULTURAIS

“Comprometimento com resultados

Paixão pela evolução e desafios

Somos íntegros

Valorizamos as pessoas e as reações.” (site do Grupo Boticário)

1.3 MISSÃO

“Criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam o bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar a sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio.” (site do Grupo Boticário).

1.4 VISÃO

“ Ser referência na criação de valor em negócios de beleza. (site do Grupo Boticário).

1.5 CAMPANHAS

As campanhas procuram traduzir o posicionamento de comunicação do Grupo Boticário, Beleza é o que a gente faz, ao contemplar todas as formas de beleza expressas pela organização. A comunicação evidencia as pessoas, a sustentabilidade, a inovação e o empreendedorismo. Suas campanhas também procuram inspirar atitudes positivas entre os públicos de relacionamento.

1.6 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

Buscam inspirar colaboradores, fornecedores, franqueados, consumidores e demais públicos. Por isso, aplica o princípio da materialidade, ouvindo quem se relaciona com a empresa para identificar quais são as expectativas em relação à nossa atuação em sustentabilidade. Também conduz estudos que revelam as tendências e desafios do mercado, levando-os ao protagonismo neste tema.

1.7 FRENTES DE ATUAÇÃO

O modelo de gestão sustentável prevê uma forte atuação nas seguintes frentes: Matérias-Primas e Embalagens, Canais de Venda, e Ecoeficiência. Mas O Boticário não se limita a esses três pilares, assume, também, outros compromissos como signatários de pactos e programas que valorizam as condutas transformadoras para um amanhã ainda mais belo.

1.8 APOIO A PROJETOS

Com orgulho de demonstrar que as experiências, alinhadas aos nossos valores e estratégias de desenvolvimento foram bem sucedidas, o Grupo Boticário tem apoiado ou patrocinado projetos que beneficiam a sociedade em diversificadas frentes: ambiental, cultural, educativa, de inovação, social e de sustentabilidade. Entre as quais estão as de desenvolvimento nas artes (música, artes cênicas e dança), conferências sobre empreendedorismo sustentável, congressos sobre inovação tecnológica e, também, ações sociais transformadoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com