TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Consórcio Bancario

Casos: Trabalho Sobre Consórcio Bancario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  1.270 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. HISTÓRIA DO CONSÓRCIO.................................................................................. 3

2. ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO................................................................... 4

3. COMO FUNCIONA UM CONSORCIO.................................................................... 5

4. PRAZOS.................................................................................................................. 5

5. TIPOS DE COTAS.................................................................................................. 5

6. CONTEMPLAÇÃO.................................................................................................. 6

7. UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO.................................................................................... 6

8. COMPARAÇÃO CONSÓRCIO X FINANCIAMENTO BANCÁRIO......................... 7

9. CONCLUSÃO.......................................................................................................... 8

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................... 8

1. História do Consórcio

O consórcio é o nome que se dá ao grupo fechado de pessoas, jurídicas ou físicas, que operam com captação mensal de recursos, em um prazo pré-determinado, com a finalidade de aquisição de bens como, automóveis, motocicletas, imóveis e eletrodomésticos, isento de juros, como as operações financeiras.

O consórcio surgiu no ano de 1962, sendo constituído por funcionários do Banco do Brasil, com a finalidade de aquisição de veículos automotores.

Com o crescimento da indústria automobilística e a falta de crédito no sistema financeiro nacional, funcionários do Banco do Brasil tiveram a ideia de formar um grupo de amigos, com a finalidade de adquirir automóveis para todos aqueles que dele participassem.

Em 1979, o setor de consórcio iniciou um estudo para verificar a possibilidade de lançar o mesmo sistema de consórcio para demais bens, onde então surgem os primeiros grupos com referência em motocicletas, eletroeletrônicos e caminhões.

Com o passar dos anos, o sistema evolui, se consolidou e hoje podemos adquirir cotas de consorcio de vários tipos de bens, como motocicleta, imóveis, aparelhos eletrônicos, tratores, máquinas, automóveis, caminhões, etc.

Esses grupos são geridos por administradoras de consórcio, da qual são regulamentados e supervisionados pelo Banco Central do Brasil, de acordo com a Lei nº 11.795/2008. Os grupos possuem patrimônio próprio, o qual não deve se confundir com o patrimônio dos demais grupos ou da própria administradora.

2. Administradora de Consórcios

As administradoras de consórcio são empresas responsáveis na administração e organização dos grupos de consorcio, para a aquisição dos serviços e bens, que os mesmos têm como referencia. Para atuar, precisam obrigatoriamente ter uma autorização do Banco Central do Brasil.

As administradoras de consórcio têm como objetivos:

- Agrupar pessoas com interesse comum de aquisição de bens ou serviços;

- Promover a cobrança mensal;

- Aplicar financeiramente os recursos coletados dos grupos;

- Realizar mensalmente uma Assembleia Geral Ordinária destinada à contemplação e prestação de contas;

- Convocar, quando necessária, Assembleia Geral Extraordinária (ex: bem retirado de fabricação);

- Solicitar e avaliar garantias apresentadas pelo consorciado contemplado para a liberação do crédito;

- Promover a recuperação dos inadimplentes ou sua substituição;

- Promover as medidas judiciais que melhor atenderem aos interesses do grupo;

- Encerrar o grupo após a entrega de todos os bens;

Hoje temos diversas administradoras de consórcio homologadas no Banco Central do Brasil, mas as mais conhecidas são: Administradora de Consorcio Nacional Honda, BB Administradora de Consorcio, Bradesco Administradora de Consorcio, Caixa Consórcios S.A., entre outras.

3. Como Funciona um Consórcio

O sistema de consórcios funciona da seguinte forma, os consorciados, também conhecidos como cotistas, contribuem mensalmente com uma parcela destinada à formação de uma poupança comum. Todos os participantes tem o direito de utilizar essa poupança comum, por meio de sorteios, para adquirir o bem ou serviço, dado como referencia na carta de crédito. Podemos considerar assim, que o consórcio é a arte de poupar em grupo.

Antes de aderir a uma cota de consórcio, algumas recomendações devem ser consideradas, onde se devem pedir todos os esclarecimentos a respeito das clausulas do contrato. Além disso, certificar-se do crédito indicado no contrato, prazo de duração do grupo, percentual de contribuições, despesas que serão cobrados, como por exemplo, as taxas administrativas, tipos de seguros que poderão ser exigidos conforme a administradora contratada e as garantias obrigatórias quando contemplada a cota adquirida.

4. Prazos

Os prazos de duração de um grupo de consórcio variam conforme o bem de referencia, onde os bens móveis são de uma duração mais curta e os grupos de imóveis, geralmente são mais longos, para se tornarem competitivos frente aos financiamentos imobiliários.

5. Tipos de Cotas

Existem alguns tipos de cotas que se pode aderir, onde podemos citar os grupos em formação, onde nesse caso a administradora ainda está reunindo em numero suficiente, pessoas para que se consiga atingir o objetivo comum, a capacidade de contemplação dos consorciados. Existem também, os grupos já em andamento, ou já formados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com