TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Hotelaria

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Sobre Hotelaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  2.017 Palavras (9 Páginas)  •  868 Visualizações

Página 1 de 9

HOSPEDAGEM

O Brasil ainda é considerado um país jovem e nossa tradição em hospedagem foi baseada nos modelos europeus e posteriormente, norte-americanos.

Os primeiros grandes hotéis brasileiros erguidos por imigrantes, que viam na nova terra boas possibilidades de sucesso logo no início, quase toda a estrutura dos hotéis era importada, pois o Brasil era um país não industrializado e por esse motivo tinha que comprar no exterior os materiais que não fabricava.

A hotelaria brasileira começou a crescer nos meados do século XIX, quando muitas capitais e cidades principais de nosso país ganharam grandes e elegantes hotéis. No entanto, só após a II Guerra Mundial é que a atividade hoteleira foi intensificada e hoje se encontra quase lado a lado da hotelaria internacional.

Não é de hoje que a hotelaria corre atrás de algum tipo de conforto para o próprio bem estar, em 1703 um anônimo viajante francês, de passagem pelo Rio de Janeiro disse que foi obrigado a dormir a bordo do seu navio porque não havia como na França, hospedarias nem quartos mobiliados para alugar.

Já em 1787, o cirurgião inglês John White, considerou o maior incomodo não achar café ou hotéis onde não pudéssemos tomar refresco ou passar uma ou duas noites em terra.

Apenas no ano de 1870 que começou a aparecer em São Paulo os primeiros estabelecimentos hoteleiros dignos dessa denominação. Em 1984, 1.711 hotéis já tinham sido classificados pela EMBRATUR. Em 1986 é fundada a Associação Paulista de Albergues da Juventude, até então esse tipo de hospedagem alternativa (Albergues) era desconhecido no Brasil.

A hotelaria é uma indústria que cresce a cada dia que passa, devido às exigências dos consumidores, pois os mesmos procuram cada vez mais conforto, comodidade e qualidade a um preço mais acessível. Todos os dias a concorrência aumenta, pois o mercado só emprega profissionais capacitados a atender as necessidades do consumidor, pelo simples fato de serem eles os principais produtos da hotelaria. Além de visar lucros o setor hoteleiro se preocupa principalmente com a qualidade do serviço que está sendo prestado, estando sempre atrás de um diferencial que venha satisfazer seus clientes tanto os atuantes, como os não atuantes, ou seja, aqueles que por um motivo qualquer estão ali por acaso.

Os meios de hospedagem variam bastante podendo ser divididos e classificados em diversos tipos, forma de registro, localização, porte e a destinação dos serviços oferecidos.

Em um hotel ou em qualquer meio de hospedagem, todos os departamentos são de vital importância para a boa operação do mesmo. Esta é a visão interna de uma unidade hoteleira. O mesmo não podemos dizer quando nos referimos à visão do hóspede e/ou cliente – a visão externa.

O setor de hospedagem se torna o coração da unidade hoteleira, é o primeiro e o último setor a efetuar contato com o hóspede e/ou cliente. Sua principal missão é atender a todas as necessidades e expectativas que o hóspede criou pela unidade hoteleira. Internamente este setor é o dissipador de um vasto leque de informação para os demais departamentos da unidade hoteleira.

INSTITUCIONAL

O Monumental foi inaugurado em 1998, e está localizado junto ao grande centro de negócios e de lazer da capital federal, local de amplos espaços onde se pode chegar rapidamente aos pontos mais importantes de Brasília. Além de ganhar tempo, você dispõe de conforto de um amplo estacionamento, que dá acesso aos principais setores empresariais e decisivos do país. Uma localização mais do que privilegiada.

Hospedado aqui, você está apenas a 15 minutos do aeroporto Internacional de Brasília e a 4 minutos do Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, Catedral e Palácio do Planalto. Sua Localização é : SHN Quadra 3 Bloco B – Tel. (61) 3328.4144

RESERVAS

O departamento de reservas de um hotel tem como principais funções o registro de reservas de apartamentos, tanto para reservas individuais como de grupos, as alterações destas reservas, como o atendimento ao cliente, tanto físico como jurídico. As reservas podem ser feitas diretamente (cliente / hotel), ou indiretamente (agência / hotel). Por isso os atendentes de reserva têm que ser altamente cordiais e informados sobre o serviço que está vendendo.

RECEPÇÃO

A recepção desenvolve atividade responsável pelo registro de hóspede, pelas vendas para hóspedes walk-in, pela emissão de aviso de entrada e saída de hóspede, pela mudança de hóspede de apartamento, pela emissão de lista diária de hóspedes e pela elaboração de sua saída. Os atendentes possuem uma alta responsabilidade de um bom atendimento, com agilidade e cortesia. Muitas vezes devem saber evitar o nervosismo, saber escutar, evitar discussões e acima de tudo, buscar soluções. A aparência é fundamental. Responsáveis : Chefe de recepção, encarregado de turno e recepcionista.

CONCIÉRGE OU PORTARIA

As tarefas são de acordo com a necessidade do hóspede: comunicações internas e externas para os hóspedes, controle de chaves ou cartão para acesso aos apartamentos, distribuição de jornais, revistas, organização do lobby do hotel e controle visual das entradas e saídas dos hóspedes e visitantes. O conciérge precisa estar totalmente interligado com a vida cultural da cidade. Ele deve saber onde se localiza os melhores restaurantes, o que está acontecendo na vida noturna e cultural, isso para poder passar as informações aos hóspedes que a necessitem. Responsáveis: Concierge, porteiro, capitão-porteiro, mensageiro, manobrista, ascensoristas.

TELEFONIA

A telefonia tem como principais tarefas: cuidar das comunicações internas dos hóspedes, controlar ligações telefônicas, emitir notas de despesa de telefone, despertar os hóspedes. É necessário que o funcionário possua uma voz clara e expressiva, uma boa dicção, memória, atenção e presteza. Hoje é necessário que se fale pelo menos dois idiomas, para um melhor atendimento aos clientes.

ACOMODAÇÕES

Faça um excelente negócio hospedando-se no Monumental Bittar Hotel, oferecemos toda uma estrutura de hospedagem e comodidade aos nossos hospedes. Nossas acomodações representam a maior parte física do Hotel, proporcionando ao cliente conforto em seu descanso. Nelas você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com