TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Contabilidade Geral

Artigo: Trabalho de Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Artigo  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 4

PRESENTAÇÃO

Trabalho de Contabilidade Geral, realizado de acordo com instruções do Professor Marcelo Donin, devendo apresentar em seu conteúdo uma análise crítica em relação a dois assuntos: Operações com Mercadorias e Métodos de Avaliação de Estoque. Apresentando em anexos, três critérios de como avaliar um estoque.

OPERAÇÕES COM MERCADORIAS

Para estudarmos Métodos de Avaliação de Estoque e Operações com Mercadorias, é necessário antes, ter uma noção dos diversos tipos de mercadorias existentes, ou melhor, os estoques que uma empresa possui. O estoque representa uma das principais subcontas do ativo num plano de contas. A sua correta determinação no início e no fim de cada período é de extrema importância para apurar adequadamente o lucro líquido de uma empresa no período em questão. Na administração hoteleira, saber lidar com estoque requer muito cuidado, pois este é essencial para a prestação de um bom serviço e um bom funcionamento de um hotel.

Os estoques podem ser divididos em 4 diferentes estágios. São eles: matérias-primas, produtos em elaboração, produtos acabados e mercadorias para revenda. Matérias-primas são todos os tipos de materiais que ainda não sofreram nenhuma transformação no processo produtivo, são os mais importantes, pois deles saem os demais produtos. Produtos em elaboração são na verdade a quantidade de matérias-primas que já foram requisitadas e estão em processo de transformação. Produtos acabados representam aqueles que foram produzidos através das matérias-primas pré-requisitadas, que passaram pela fase de elaboração e que já estão disponíveis para a venda. Estes, podem também ser depositados ou estocados em filiais. E por último as mercadorias para revendas, as que gerarão receitas de vendas.

De acordo com o livro Contabilidade Introdutória FEA/USP, RCM ou, "Resultado Bruto com Mercadorias, ou Resultado com Mercadorias é a diferença total entre Receitas obtidas pelas Vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas". Lembrando que outras receitas e despesas não são levadas em consideração para apurar este resultado. Porém caso seja necessário se apurar o Resultado Líquido do Período, deve-se adicionar outras receitas e despesas. O Custo de Mercadorias Vendidas, CMV, pode ser apurado através de dois métodos: o inventário periódico e o inventário permanente. O Inventário Periódico é aquele realizado sem um controle diário de entradas e saídas de mercadorias. O levantamento do CMV é obtido através subtração do estoque final pela soma do estoque inicial somado às compras de mercadorias realizadas no período, ou melhor o total das mercadorias disponíveis para venda menos o estoque final. O Inventário Permanente é aquele realizado de forma contínua, através de fichas de estoques, sendo este capaz de a todo e qualquer momento informar a real situação da empresa no que se refere ao estoque. Muitos fatores influenciam o preço das mercadorias estocadas, dentre eles inflação e concorrência. É muito importante que os inventários tenham exatidão em seus valores, pois serão destes que a empresa fará uma estimativa de ganhos. Por este motivo, foram atribuídos três critérios para se avaliar e estudar o estoque: PEPS, UEPS e Média ponderável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com