TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de contabilidade geral

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução.....................................................................................................................04

Passo1(Impactos da Construção Civil para o meio Ambiente)................................06

Passo2(Sustentabilidade Econômica)..........................................................................07

Passo3(Sustentabilidade Ambiental)...........................................................................08

Passo4(Sustentabilidade Social)...................................................................................09

Passo5(Considerações Finais-Conclusão)...................................................................10

Referências Bibliográficas...........................................................................................11

Introdução

Neste desafio abordaremos as disciplinas Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente dentro de um contexto Empresarial x

Sustentabilidade. Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Na prática esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

Logo assim, Sustentabilidade empresarial é um conjunto de ações em que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Entende-se então que, para uma empresa ser considerada sustentável ambientalmente, economicamente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas e práticas que visem seu crescimento econômico sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

Quando uma empresa compreende a suma importância da sustentabilidade empresarial consegue com isso respeitar o meio ambiente, e assim a sustentabilidade terá a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores.

Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram ainda mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais.

Dessa forma, medidas relacionadas à sustentabilidade serão apresentadas neste contexto para serem adotadas na gestão da empresa L&Construção que é uma empresa do ramo de construção civil, e que pretende adotar uma série de práticas não somente ambientais para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado e garantir a elevação da qualidade de vida tanto dos funcionários como da própria população. Temos visto que iniciativas como está estão se tornando cada vez mais frequentes e certamente irão ditar as normas do setor nos próximos anos. Produtos ecologicamente corretos, mais eficientes e com características cada vez mais inovadoras tem surgido com muita força no mercado, ajudando a alinhar eficiência ambiental, conforto para usuários e economia nas operações inovadoras.

Então, o projeto do Desenvolvimento Sustentável nos faz entender que é necessário repensar as práticas adotadas pelas empresas de construções civis para se evitar maiores danos aos recursos naturais, já que são adotadas práticas extremamente poluentes e com um produto final que consome muitos recursos naturais.

Obtendo informações sobre o referido tema de sustentabilidade, a L&Construção poderá se utilizar de uma série de práticas não somente ambientais aqui apresentadas para contribuir com a sociedade, mas também para valorizar sua marca, obter maiores lucros e ainda manter-se competitiva no mercado.

Diante do contexto, a sustentabilidade empresarial também deve ser vista como uma oportunidade de novos negócios para as empresas de construção civil, porque conciliar progresso econômico, equidade social e preservação ambiental podem gerar bons dividendos, imagem e reputação, contribuindo também para o crescimento e perenidade dos negócios. Desta forma, este desafio apresenta como problema de desenvolvimento: a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para bons e novos negócios?

E apresenta como objetivos evidenciar se a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para bons e novos negócios, especificando, o contexto da sustentabilidade empresarial, avaliando a influência da inovação na adoção de práticas de sustentabilidade empresarial, bem como, explicitando e avaliando possibilidades de obtenção de retorno financeiro através da prática de ações empresariais sustentáveis.

Assim, ao longo deste trabalho apresentaremos propostas claras sobre a importância de ser adotadas na L&Construção, como também nas demais empresas no ramo de construção civil, medidas de sustentabilidade, por ser considerado um dos setores que mais trabalha com recursos naturais.

Passo 1:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com