TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Contabilidade Geral

Casos: Trabalho Contabilidade Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  2.536 Palavras (11 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 11

1- INTRODUÇÃO

O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade. Os usuários tanto podem ser internos como externos e, mais ainda, com interesses diversificados, razão pelaqual as informações geradas pela Entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro. Os usuários internosincluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis. Na contabilidade como veremos Demonstrações Contábeis

: consiste em apresentar todos os registros efetuados em uma forma condensada, que apresente os resultados atingidos pela empresa em um determinado período. Os fatos registrados devem constar em demonstrações expositivas, que, segundo a Lei nº 6.404/76, são denominadas demonstrações financeiras. Com este desafio, compreenderemos que a contabilidade tem um papel fundamental para odes envolvimento das empresas.

2 - CONCEITUANDO BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES

Entende-se por Bens as coisas úteis, capazes de satisfazer às necessidades humanas. Se eles têm forma física, são palpáveis, denominam- se bens tangíveis: veículos, imóveis, estoque de mercadoria, dinheiro, móveis e utensílios, ferramentas, etc. Os bens incorpóreos, não palpáveis, são denominados de bens intangíveis: marcas, patentes de invenção, ponto comercial, etc. Em Contabilidade entende-se por Direitos o poder de exigir alguma coisa de alguém. São denominados de valores a receber, títulos a receber, contas a receber etc. No que tange a empresa, o direito a receber mais comum decorre das vendas a prazo, quando a empresa vendedora emite uma duplicata como documento comprobatório da transação. Esse direito denomina-se duplicatas a receber. Como exemplo de outros direitos pode destacar alugueis a receber, promissórias a receber, impostos a recuperar, etc. Obrigações são dívidas com outras pessoas, em Contabilidade tais dívidas são denominadas obrigações exigíveis, compromissos que deverão ser pagos nas datas de vencimento. Uma obrigação exigível bastante comum nas empresas é a compra de mercadorias a prazo. Nesta operação a empresa compradora fica devendo ao fornecedor da mercadoria; por essa razão, essa dívida é conhecida como fornecedores, que também poderá ser chamada de duplicatas a pagar. Outras obrigações exigíveis são com o governo; impostos a recolher -- com as financeiras; financiamentos a pagar -- com o INSS e FGTS; encargos sociais a recolher; como locador do prédio; aluguéis a pagar.

Bens de Consumo

: São bens não duráveis ou que são gastos ou consumidos no processo produtivo - depois de consumidos, representam despesas, tais como: combustíveis elubrificantes, material de escritório, material de limpeza, etc.

Bens Intangíveis

: Não possuem existência física, porém, representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos sociais, como marcas e patentes, fórmulas ou processos de fabricação, direitos autorais, autorizações ou concessões, ponto comercial e fundo de comércio.

Bens fixos, de uso ou imobilizados

: também chamados de bens de capital, são todos aquelesque têm durabilidade maior que um ano e que fazem parte da rotina operacional da empresa. Temos como exemplos: imóveis, maquinário, veículos, entre outros.

Bens de Troca:

A empresa pode efetuar a compra à vista ou a prazo, e repassar a um cliente a mercadoria nesse ocorrera uma simples troca de Bens: dinheiro por mercadoria.

3 - PATRIMÔNIOS LÍQUIDO = SITUAÇÃO LÍQUIDA

Para se conhecer a riqueza líquida da pessoa ou de uma empresa, precisamos somar os Bens com os Direitos e desse total, subtraem-se as Obrigações. O resultado obtido será a riqueza líquida. Em alguns casos o somatório dos Bens mais os Direitos superam o valor das Obrigações. Nestes casos o Patrimônio Líquido destas empresas é positivo, ou seja, a verdadeira riqueza. Noutros, porém, quando as Obrigações superam os Bens e Direitos, o Patrimônio Líquido será negativo, não havendo riqueza. Exemplo da Empresa Abaixo:

Relação de Contas Patrimoniais Solucionadas

Inovação & Desafio Com. Ltda.

ATIVO

BENS 1.019.700,00

DIREITOS 668.400,00

1.688.100,00 PASSIVO

OBRIGAÇÕES 939.300,00

PL 748.800,00

1.688.100,00

ATIVO PASSIVO =

Capital social é o montante necessário para se constituir e iniciar as atividades de uma nova empresa enquanto a mesma não gera recursos suficientes para se sustentar. Uma vez definido o valor do capital social necessário para a constituição da nova empresa, os futuros sócios deverão estipular qual a parcela dele que caberá a cada um subscrever. Subscrever o capital nada mais é do que estipular no contrato social qual a porcentagem do capital social que caberá a cada um dos sócios. Após a subscrição do capital será necessário sua integralização. Integralização é o ingresso físico, real, da parcela do capital de cada um dos sócios. A integralização do capital social pode se dar em moeda, em bens tais como: equipamentos, veículos, imóveis.

Relação de Contas Patrimoniais Solucionadas Inovação & Desafio Com. Ltda

ATIVO

BENS 1.019.700,00

DIREITOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com