TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos Coperativos E Compeitivos

Trabalho Universitário: Trabalhos Coperativos E Compeitivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  240 Palavras (1 Páginas)  •  322 Visualizações

Negociações cooperativas e competitivas

Existem dois tipos de negociações, negociação cooperativa, onde se busca o acordo através da satisfação e interesses de ambos os lados, o chamado ganha-ganha, pois a relação de confiança entre os negociadores é maior, embora não seja total, e os riscos na negociação são compartilhados. A negociação é vista como instrumento de solução de problemas comuns, e não como fonte de exercício de poder, onde as informações são utilizadas de forma a facilitar o alcance de acordos.

A negociação competitiva busca satisfazer seus interesses individualmente, mesmo que isso traga a insatisfação da outra parte, o chamado ganha e perde, pois seu foco é somente em seus interesses, tem pouca ou nenhuma atenção ao relacionamento com o outro lado, e tem uma grande visão sobre seus adversários.

Mesmo com as diferenças , também aparentam semelhanças nas negociações, tanto a competitiva quanto a cooperativa, utilizam a etapa "abertura", onde há o crescimento e o fortalecimento da confiança e a troca de perguntas e informações.

Contudo esses modelos de negociações são indicados como estratégias, a cooperativas e com base no público alvo do destino, é elaborada para a empresa como um todo e deve criar uma sinergia entre as unidades de negócio, de modo que os resultados obtidos ultrapassem a soma dos resultados isolados. A estratégia de negócios competitivo tem como objetivo criar vantagem competitiva em cada um dos negócios em que atua e o posicionamento de cada organização.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com