TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte Sustentável

Trabalho Universitário: Transporte Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

Transporte Sustentável

Pensar em uma Gestão Sustentável no Transporte é, sobretudo, pensar em projetos que conciliem o crescimento populacional com a preservação do meio ambiente; a produção do mínimo impacto com o aumento da eficiência energética.

A poluição do ar nas cidades é hoje uma das mais graves ameaças à nossa qualidade de vida. Os principais causadores da poluição do ar são os veículos automotores. Os gases que saem do escapamento contêm monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, hidrocarbonetos, óxidos de enxofre e material particulado (fumaça preta). A quantidade desses gases depende do tipo e da qualidade do combustível e do tipo e da regulagem do motor. A presença desses gases na atmosfera não é só um problema para cada uma das pessoas, é um problema para toda a coletividade do planeta.

Nesse contexto de buscas por políticas de gestão que pretendem conciliar o desenvolvimento econômico e a eficiência energética com a preservação do meio ambiente, que a Prefeitura de São Paulo dá início ao Programa Ecofrota. O programa teve sua origem ligada ao objetivo de atender às exigências da Lei 14.933/09 de Mudanças no Clima do Município de São Paulo. Ela preconiza que todo o sistema de transporte público do município deverá operar com combustível renovável até 2018 e, a partir de 2009, reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis em pelo menos 10% a cada ano.

"O diesel como era usado no Brasil tem prazo determinado e em breve será tirado de uso em São Paulo no transporte público. Fizemos um plano de redução de emissão no transporte público em cima de outras experiências mundiais. A Prefeitura está trabalhando para acabar com a utilização de combustível fóssil", conta o secretário municipal de Transportes e presidente da CET e da SPTrans.

Há várias alternativas para se atingir essas metas de redução do consumo de óleo diesel, como a utilização de combustíveis ou fontes de energia limpas e renováveis e também a racionalização e otimização do sistema de transporte. O trabalho deve ser orientado de maneira a identificar tecnologias veiculares de transporte diferenciadas e que podem ser promissora em relação às utilizadas nos dias de hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com