TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas De Negociação Empreendedorismo

Artigos Científicos: Técnicas De Negociação Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 6

Texto 1 (Etapa1 Pa

sso 3)

Negociação é o processo de discussão e empenho de inteligência e de linguagem entre dois pólos inicialmente contraditórios: as nossas exigências e as nossas concessões.

Viver é negociar. Bastam duas ou mais pessoas se reunirem, que a negociação aparece, seja na nossa infância, nas nossas primeiras experiências em todos os sentidos, nas amizades, no casamento, no trabalho, mesmo que muito insistam em dar a ela outras dimensões e nomes.

Eduardo Zugaib (falecomateduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento

15 de Junho de 2010

Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte.

Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor que quer ver o seu negócio ir para frente. Seja com clientes, com fornecedores ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial.

Fonte Sebrae

Texto 2(Etapa 2 Passo 2)

Introdução:

Todo empreendedor precisa de regras práticas para poder negocia e fazer seu negocio prosperar.

A habilidade de negociar bem, é essencial para sua sobrevivência hoje no disputado mundo de negócios . Com a globalização, reengenharia e outras tendências, todos os recursos são muito disputados, e vence quem negociar melhor. O processo de negociação pode ser angustiante para quem não conhece as técnicas, mas é extremamente envolvente e apaixonante pra os negociadores bem preparados.

Negociadores de sucesso conhecem bem uma coisa – tudo pode ser negociado! Isto quer dizer

que você não deve aceitar nada que seja imposto, deve negociar. A um nível prático, isto significa tentar negociar o valor de uma multa, diária de um hotel, o preço de uma passagem aérea. Você não pode negociar se não estiver disposto a questionar a veracidade e a firmeza dos pontos de vista de seus oponentes.

Negociadores são como detetives. Eles fazem perguntas e depois analisam. Na maioria das vezes seu oponente vai lhe falar tudo o que você precisa saber- contanto que você fique observando atentamente a suas respostas.

Alias, muitos conflitos poderiam ser resolvidos se os negociadores ouvissem melhor. O grande problema é que falam e agem sem pensar.

Desenvolvimento

Viver é negociar. Bastam duas ou mais pessoas se reunirem, que a negociação aparece, seja na nossa infância, nas nossas primeiras experiências em todos os sentidos, nas amizades, no casamento, no trabalho, mesmo que muito insistam em dar a ela outras dimensões e nomes.

A negociação é todo o processo de discussão e empenho de inteligência e de linguagem, que acontece entre dois pólos inicialmente contraditórios: as nossas exigências e as nossas concessões.

Aquilo que acreditamos ser nosso por direito e aquilo que a outra parte acredita ser dela por direito, sabendo que ambas as partes têm lá suas razões para acreditar nisso.

O melhor ponto de partida para estabelecer uma boa negociação é a busca de pontos em comum. Encontrar o que possa ser estabelecido como ponto de contato entre os envolvidos no dilema.

Se a busca de diferenças marca o processo, a situação torna-se mais complexa, inclusive na linguagem, que é por onde transitam nossos sentimentos, nossas emoções e nossas razões.

Como o dinheiro, a negociação é uma energia neutra. Ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal, como o fazem certas categorias de criminosos que, quando decidem “negociar” conosco, usam nossa fraqueza contra nós próprios, e partem para a chantagem, a negociação com alto teor emocional.

Mas na negociação do bem, que é aquela que buscamos, o importante é buscar a solução ganha - ganha, em que várias são as moedas: dinheiro, status, consideração, segurança, prestígio, espaço, tempo, entre outras.

Negociar significa ouvir, muito mais do que falar. Saber ouvir não significa fraqueza e sim mais informações e experiências, como muitos acreditam, mas dar-se o direito de conhecer melhor as reais expectativas da outra parte. E a partir delas, identificar pontos de contato eficientes e duradouros.

Uma negociação justa acontece em palmos, quando as mãos dos negociantes se encontram, seguros e confiantes, no início e no fim do processo. É um primeiro ponto de igualdade.

Se a medição forem centímetros, cores, peso, enfim, pelas diferenças, não haverá sistema de medida no mundo capaz de apurar tudo aquilo que torna duas pessoas singulares entre si.

1 Paneje

Nunca de vemos ir para uma negociação sem fazer a lição de casa. Existem várias informações que precisamos descobrir antes do inicio da negociação. Por exemplo: Quais as opções que ele tem? Quais as pressões que esta sofrendo? Ele tem uma data limite pararesolver o problema? Qual o seu orçamento? Quando você planeja, a tensãoe o stress diminuem. O cenário se torna mais familiar, e varias novas opções vão surgindo a sua frente.Você fica mais tranquilo e confiante para qualquer negociação.

2 Peça alto ou ofereça baixo

Aristóteles Onassis já dizia: Quem pede mais, leva mais. Lembre-se que o encarregado de defender os seus interesses é você. Ou seja, se você não pedir alto, o outro lado não vai ficar com dó e aumentar a oferta. Na prática, o resultado vai ser deste valorpedido ... para baixo.

O mesmo raciocínio se aplica se vocêestiver comprando. Em todas as negociações existe uma gordura de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com