TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ténicas Negociação

Ensaios: Ténicas Negociação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  5.275 Palavras (22 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 22

O que é:

A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.

Causas da obesidade infantil

As causas da obesidade infantil podem ser:

• Sedentarismo;

• Consumo exagerado de alimentos ricos em gordura e em açúcar;

• Distúrbios hormonais (raro);

• Doenças genéticas (raro);

• Padrões comportamentais.

Riscos da obesidade infantil

Os riscos da obesidade infantil incluem:

• Obesidade mórbida;

• Doenças respiratórias;

• Doenças ortopédicas;

• Colesterol e triglicerídeos elevados;

• Hipertensão arterial e

• Diabetes tipo 2.

Tratamento para obesidade infantil

O tratamento para obesidade infantil pode ser feito através da prática orientada de atividade física e uma dieta hipocalórica orientada pelo nutricionista. É importante que a criança aprenda a comer os alimentos que são importantes para a saúde como os legumes, verduras e frutas e dê sempre preferência a estes. O médico poderá indicar ou não a toma de medicamentos para emagrecer.

Prevenção da obesidade infantil

A prevenção da obesidade infantil pode começar através da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, e introdução de bons hábitos alimentares, além disso é importante o estímulo ao exercícios e brincadeiras que gastam muita energia e o consumo de alimentos com baixo teor de gordura.

Fotos da obesidade infantil

A obesidade infantil é uma problema mundial que cresce a cada ano e que pode em parte ser explicado devido ao estilo de alimentação adotado pela família e pelo sedentarismo crescente.

Alimentação Infantil

As crianças com sobrepeso são em regra geral muito envergonhadas com o seu corpo. As crianças são a que menos conseguem combater este problema, não só porque têm vergonha do seu corpo mas também porque têm vergonha de fazer exercício à frente das outras crianças. A única forma de ajudar o seu filho é ajudá-lo a fazer exercício e a ter uma alimentação equilibrada.

Causas da Obesidade

Nos últimos anos, numerosos estudos têm sido realizados para descobrir as verdadeiras causas da obesidade infantil. A maioria destes estudos têm identificado os erros nos hábitos alimentares como sendo o principal fator responsável por causar obesidade nas crianças. Além disso, a falta de atividade física bem como outros fatores genéticos têm sido identificados como principais razões por trás ganho de peso repentino em crianças.

Tratamentos

Em primeiro lugar os pais precisam de ser solidários para com os seus filhos nos seus esforços para perder peso. Em vez de adicionar mais pressão, devem ser mais animadores. Além disso, devem consultar nutricionistas para elaborar um plano de dieta adequada, que deve excluir o alimento considerado de lixo. Outra boa forma de ajudar as crianças a perder peso é através do incentivo dos pais para participar em esportes ao ar livre.

Uma ótima forma para começar a entender o problema da obesidade infantil é lendo artigos que abordam o assunto. Muitos nutricionistas e especialistas escrever artigos normalmente para ajudar os pais. Estes artigos podem ajudar a lidar com o problema de uma forma mais eficaz e alcançar os resultados a tempo. Sub-escrevendo artigos disponíveis na net também é uma forma eficaz para a obtenção de mais informações.

Prevenção da obesidade infantil

A prevenção da obesidade infantil pode ser feita desde o período embrionário e é importante para evitar sérias complicações na vida adulta. Ela pode ser feita inicialmente com uma boa alimentação da grávida, que deve dar preferência ao consumo de alimentos com baixo teor de gordura e de açúcar e quando o bebê nascer ele deve ser preferencialmente amamentado exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida.

Quando o bebê começar a alimentar-se com alimentos sólidos, deve-se dar preferência ao consumo de frutas, legumes e carnes magras. Os doces e os alimentos ricos em gordura não devem ser oferecidos à criança. Este cuidado é importante para habituar as papilas gustativas a apreciar este tipo de alimentação.

Alimentos mais indicados para crianças

Alguns exemplos de alimentos indicados para crianças são:

• Mingaus, respeitando a faixa etária da criança;

• Leite e iogurte adequado à idade da criança;

• Frutas cozidas ou assadas com canela ou cravo da índia;

• Água e suco de fruta natural;

• Macarrão simples com vegetais , legumes cozidos ou carne magra.

Para que a criança aprenda a comer de tudo, os pais poderão introduzir novos alimentos semanalmente, e se a criança não gostar ou não aparentar muito interesse por ele, depois de alguns dias, voltar a dar o mesmo alimento. Alguns pediatras dizem que os pais podem oferecer um alimento a uma criança por até 15 vezes, mas sem forçar muito, para que ela não ganhe aversão à ele.

Alimentos desaconselhados para crianças

Alguns exemplos de alimentos desaconselhados para crianças são:

• Refrigerante;

• Batata frita;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com