TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UFMG

Seminário: UFMG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

O case "Sabedoria Mineira" mostra um exemplo de muita determinação, persistência e crença no potencial dos negócios desenvolvidos pelo químico Rochel Lago, que percebeu que apesar de ter muita criatividade, com fluência para gerar uma grande quantidade de idéias com originalidade, pois apresentava respostas incomuns aos problemas e sensibilidade para encontrar as necessidades do mercado criando soluções e projetos inovadores, precisava estudar mais para se planejar melhor e aprender sobre gestão de negócios, análise de riscos e principalmente precivasa aprender sobre estratégia para valorizar suas inovações, apresentando seus projetos e produtos ao mercado com consistência e rapidez, despertando o interesse de investidores para conseguir apoio com recursos materiais e financeiro.

Foi bem sucedido nos estudos e consequentemente cresceu e desenvolveu uma empresa com estratégia de inovação ofensiva, demonstrada através do grande número de patentes registradas e por trabalhar muito forte com desenvolvimento e pesquisa. O case está muito relacionado à inovações na área tecnológica, e a empresa do químico está voltada para a venda de tecnologia.

O professor mesmo com a empresa, ainda trabalha na UFMG mantendo um alto nível do espírito de competitividade entre alunos e entre as maiores universidades do país e do mundo, com todo esse trabalho de inovações tecnológicas. Um exemplo disso está na constante mensão sobre o ranking das maiores e melhores no setor no Brasil, em que a UFMG aparece em segundo lugar no país, atrás apenas da USP, com avaliação de qualidade de ensino e inovação.

Toda essa inovação bem sucedida visa a liderança da UFMG que está se consagrando entre as principais instituições do país, especialmente como um centro de pesquisa e ao mesmo tempo observa-se uma forte intervenção da globalização nesse caso, com a criação do projeto de intercâmbio internacionalizando professores e alunos, e com objetivo da Reitoria em estar entre as 100 melhores do planeta em 20 anos, além da procura por empresas internacionais para manter convênios, como a Boing por exemplo, explorando e investindo nas soluções e inovações desenvolvidas pela UFMG e a equipe do químico Rochel Lago.

É um orgulho termos no Brasil uma Universidade como a UFMG que nos representa no cenário internacional com um alto nível de criatividade e inovação, atraindo mais investimentos e e desenvolvendo novos projetos para as organizações.

Entende-se que a UFMG trabalha com um processo criativo coletivo, pois conta com grupos de estudantes com diferentes pontos de vista e experiência, através de estímulo da interação entre diferentes áreas acadêmicas, sendo que o centro de microscopia é usado pelos mais diversos pesquisadores, por exigência da Reitoria, da engenharia metalúrgica à biologia.

Considero aqui muito apropriada a citação de Eisntein feita em uma das unidades de estudo dessa disciplina que diz: O importante é não parar de questionar", pois o químico e professor Rochel Lago é um exemplo vivo do resultado disso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com