TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA EMPRESA DE SUCESSO

Pesquisas Acadêmicas: UMA EMPRESA DE SUCESSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  6.578 Palavras (27 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 27

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO – MÓDULO II

VLADSON FERNANDES XISTO

UMA EMPRESA DE SUCESSO

Viçosa

2012

VLADSON FERNANDES XISTO

UMA EMPRESA DE SUCESSO

Trabalho apresentado ao Curso (Bachalerado em Administração) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina (Teorias da Administração II, Matemática, Introdução a Economia, Introdução a Contabilidade).

Prof. (Dirceu Casa Grande Júnior, Helenara Sampaio Figueiredo, Regina Malassisse, Vânia de Almeida Silva Machado)

Viçosa

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 6

3 CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS 25

INTRODUÇÃO

O estudo da Cacau Show é relevante para o nosso desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal o estudo, análise, compreensão e conclusão desta atividade interdisciplinar, uma vez que após o estudo desta produção textual, percebemos a importância vital de uma boa administração para uma organização, o que nos leva a refletir a importância dos gestores nas organizações ainda que a mesma esteja em seus passos iniciais, sendo a administração um mecanismo estruturador e articulador de processos e recursos empresariais para a consecução dos objetivos, podendo através do estudo e aplicação destes gerar bens, lucros e promoção do bem-estar social.

Aprendemos com o fundador da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa que a Administração não está restrita às fábricas, hospitais, lojas, escolas, mas é uma atividade formalmente estruturada, que envolve recursos humanos e materiais, se tornando um processo integrativo da atividade organizacional que permeia nossa vida diária.

Neste trabalho abordaremos os passos para a abertura de uma empresa, apresentando os aspectos subjetivos e objetivos, análises de mercado, análises financeiras, entre outros aspectos em um plano de negócios. Mostraremos como uma Demonstração Contábil ajudaria o empresário a evitar problemas financeiros com risco de crise. Através da Demonstração do Resultado do Exercício observaremos informações para o gestor ser auxiliado na tomada de decisões, bem como na gestão do negócio.

Aplicaremos os métodos matemáticos aprendidos neste semestre, com o intuito de compreender melhor cenários e rotinas do cotidiano de empresas / organizações desse ramo e de outros.

Diante dos temas abordados é notória a importância de todos os assuntos tratados nessa atividade interdisciplinar, devido as suas aplicabilidades na gestão organizacional. Temos visto com grande frequencia empresas com enorme potencial de crescimento que não conseguem evoluir, são empresas com bom ambiente de trabalho, com produtos e serviços de qualidade que não conseguem produzir resultados.

A Cacau Show, por sua vez se preocupou no planejamento, soube controlar suas finanças, teve enfoque no consumidor, construiu uma imagem positiva e confiável perante seus clientes, investiu em tecnologias e soube criar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, desenvolveu produtos e serviços que surpreenderam seus clientes, obtendo como resposta uma empresa consistente e sólida no mercado, se tornando uma das maiores do mundo.

DESENVOLVIMENTO

O primeiro passo da abertura de uma empresa é conhecer as características básicas a respeito da mesma. Tem que se ter a definição do tipo de Empresa, podendo esta ser: Empresário (Individual), onde o Empresário: é a pessoa que trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais, ou seja, que não dependam de graduação superior para seu desempenho. É a antiga Firma Individual, e o seu registro é realizado na Junta Comercial.Sociedade Empresária Limitada sendo esta a sociedade que possua dois ou mais sócios e que trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais. Sociedade Simples Limitada, cuja é a sociedade que possua dois ou mais sócios e que trabalha com atividades intelectuais, ou seja, de natureza científica, literária ou artística.

Após ter se definido o tipo de empresa a ser aberta tem-se os tipos de participação, sendo: Sócio-administrador que é aquele que efetivamente desempenha funções dentro da empresa e é responsável pela administração da mesma. Recebe ‘pró-labore’, assina e responde legalmente pela Pessoa Jurídica (empresa). Todos os sócios podem ser administradores ou não. No caso de nenhum dos sócios desempenharem esta função, um terceiro deverá ser nomeado Administrador, sendo que o Contrato Social deverá prever esta situação. Sócio-quotista, este tipo de sócio não trabalha na empresa, não retira ‘pró-labore’, mas participa de lucros e prejuízos do negócio e responde pelos atos da Pessoa Jurídica, em solidariedade com os outros sócios.

É preciso consultar a situação do titular ou do(s) sócio(s), pois o Funcionário Público pode maioria dos casos, estar impedido pelo seu Estatuto de Servidor de ser sócio-administrador ou titular de firma do tipo Empresário. Geralmente, ele poderá ser somente sócio-quotista. Para saber desta possibilidade, é necessário consultar a entidade para qual trabalha.

O Aposentado por invalidez não pode ser sócio-administrador de uma empresa ou titular de empresa individual (Empresário), apenas sócio-quotista.

Não é vedada a participação de uma pessoa em mais de uma empresa, mas existem implicações para fins tributários (Simples Nacional). Para tanto, verificar art. 3º da LC 123/06. O que é vedado é uma pessoa ter duas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com