TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USINAS DE CANA DE AÇÚCAR

Trabalho Escolar: USINAS DE CANA DE AÇÚCAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

As organizações estão a cada dia reinventando a sua maneira de atender as necessidades dos seus clientes, devido a competição existente no mercado atualmente. Mesmo nas empresas que não possuem um contato direto com o consumidor, há uma ligeira preocupação em saber se o seu produto é de boa qualidade.

Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também é uma divisão, um departamento ou seção dentro de uma organização maior. Pessoas, dinheiro e materiais compõem os recursos que ingressam na organização. Bens e serviços saem das organizações. Entre estas entradas e saídas, recursos são transformados para criação de excedentes. (Nas empresas, estes excedentes são normalmente chamados de lucros). Os excedentes ajudam a assegurar a continuidade das organizações. (STONER, James A.)

2.1 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

A empresa é cooperada pela Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas. portanto não possui uma Área Comercial. A Usina Porto Rico (GRUPO OLIVAL TENÓRIO), apenas produz o seu produto e repassa o mesmo para a cooperativa, que é responsável pela distribuição planejamento comercial da matéria-prima.

De acordo com o funcionamento específico da Área de Recursos Humanos - O principal método de funcionamento desta área é a Gestão de Pessoas, onde inclui o Recrutamento e Seleção de novos funcionários, Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho e Departamento Pessoal. É responsável pela folha de pagamento dos funcionários e atualizar as carteiras de trabalho.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas.

Já a Área Financeira/Administrativa - Gera o que vai pagar, analisa a margem de lucros e o fluxo de caixa semanalmente.

Toda área exige um responsável para supervisioná-la, e na Área de Recursos Humanos a responsável trata-se de uma Psicóloga e na Área Financeira e Administrativa é um Diretor Administrativo/financeiro, que é responsável pela área contábil, pelos gastos da empresa e o controle de informações.

Em todas as áreas citadas, os principais e mais importantes resultados esperados são a excelência em relação à produtividade, prestação de serviços de cada cooperador e a eficiência no setor.

As principais informações que transitam por cada uma das áreas são: Faturamento, balanço de pagamentos e escolha de novos funcionários são informações que estão presentes cotidianamente nos setores da empresa.

E os principais problemas ocorrentes entre estas áreas citadas são: Déficit periódico no fluxo de caixa, acidentes de trabalho, desligamento de alguém ou admissão inesperada que não está incluída nos recursos da empresa.

A empresa não realiza pesquisas de mercado, não estipula preços de produtos e também não é responsável pela propaganda, a cooperativa é responsável por estes processos e é o que está ligado diretamente com o consumidor.

2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

A empresa já passou e ainda permanece numa situação difícil e que de uma certa maneira denigre a imagem organizacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com