TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma exploração inicial da literatura sobre a inovação

Tese: Uma exploração inicial da literatura sobre a inovação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

Texto: Uma exploração inicial da literatura sobre a inovação

“Caderno 30”

Resenha:

O que é Inovação?

Existem várias maneiras para definir inovação na literatura acadêmica, sendo que diversos autores descrevem inovação como novidade ou qualquer coisa percebida como novas pelas pessoas que a estão desenvolvendo, ou coisa diferente para cada organização nas quais elas são introduzidas, ou como a geração, aceitação e implementação de novas idéias, processos ou serviços num cenário aplicado, dentre outras definições.

A relação da inovação com invenção e a criatividade para alguns autores são inseparáveis, já que a inovação é um processo artístico que exige uma criatividade considerável. Já para inovação e inovatividade é traçado uma distinção adicional entre a inovação, para o autor Brodtrick, “Inovatividade” é um processo ou característica de um processo e a inovação é como um produto, ou seja, é o resultado de um processo.

Os componentes fundamentais que precisam estar presentes diariamente para uma inovação existir são:

- Sujeito da inovação: Esta idéia está relacionada á alguma mudança, que pode ser um produto, um serviço, uma atividade, uma iniciativa, uma estrutura, um programa ou uma política.

- Novas Idéias: Geração de novas idéias, usando a criatividade no desenvolvimento de suas idéias.

- Aplicação: A idéia nova precisa ser aplicada (explorada, colocada em prática, alavancada, acionada e divulgada) á alguma atividade organizacional.

- Mudanças significativas: as mudanças devem ser significativas e positivas, ou seja devem ir além das experimentações incrementais, ou seja devem estar relacionada á alguma melhoria considerada importante.

Fatores que são citados como causas importantes da inovação:

- Estágios de inovação: pesquisadores afirmam que a inovação ocorre passo a passo.

- Ciclos da inovação: Os inovadores precisam passar por ciclos de tentativas e erro para alcançar suas metas.

- Modelos Dinâmicos de inovação: Outros pesquisadores retratam o processo de inovação como um modelo mais dinâmico, composto de diversos ciclos, tangentes e estágios.

- Inventários de inovação: Muitos pesquisadores não atribuem muita importância ás dimensões temporárias da inovação e simplesmente listam os fatores necessários e suficientes que precisam estar postos para que a inovação possa ocorrer.

-Fatores contextuais: Alguns pesquisadores apresentam á inovação listas de fatores que precisam estar presentes no processo de inovação, outros enfocam em fatores externos que precisam estar presentes na inovação.

Os fatores mais citados são: * fatores intrínsecos: que estimulam a criatividade e permitem a implementação de novas idéias. * Fatores contextuais: como as estruturas de apoio facilitam o processo.

Fatores Intrínsecos:

- Estratégia de gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com