TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade Web, Gestão De Pessoas

Casos: Unidade Web, Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

A empresa Beta, de recrutamento e seleção, foi contratada para a realização de um processo seletivo para o cargo de Gerente de Marketing na empresa Longavida, que tinha por missão reformular e inovar alguns processos na empresa com vistas a melhor colocação da empresa no mercado. Após diversas reuniões, a Beta sugeriu que fosse realizado um recrutamento EXTERNO, justificando a sua opção com base nas vantagens que este tipo de processo traz. Assinale a alternativa que melhor explica a justificativa da empresa Beta:

(I) O ingresso de pessoa de fora da empresa, com perfil diferente dos colaboradores já contratados, poderá promover inovações e oxigenar o quadro de colaboradores.

(II) O recrutamento externo motiva os colaboradores da empresa, promove o aprimoramento profissional e a ascensão na carreira.

(III) O recrutamento interno é mais caro e demorado que o recrutamento externo.

(IV) O recrutamento interno não é vantajoso, pois os colaboradores irão convidar pessoas conhecidas para trabalhar, o que irá favorecer a construção de uma “grande família”, onde todos se ajudam e se protegem.

Está(ão) corretas(s) a(s) afirmação(ões):

a.

As afirmações I e IV

b.

Apenas a afirmação I

c.

Apenas a afirmação II

d.

As afirmações I e III

e.

As afirmações II e IV

0,2 pontos

PERGUNTA 2

A aprendizagem, para ser efetiva dentro da empresa, precisava virar conhecimento, e o conhecimento deve ser gerido dentro da organização. Para isso temos a gestão do conhecimento. Para Fleury e Fleury (2004) é necessário distinguir três momentos no processo de gestão do conhecimento por meio da aprendizagem organizacional. Assinale a alternativa que contém esses três processos.

a.

Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Construção da memória: processo de armazenar informações com base na história da organização.

b.

Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como

c.

Nenhuma das alternativas.

d.

Aquisição e desenvolvimento de conhecimentos: que podem ocorrer por processos proativos ou reativos. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa.

e.

Proteção do conhecimento: evitar o contagio de um conhecimento que pode ser prejudicial para a empresa. Disseminação: pode ocorrer por diversos meios, como comunicação, treinamentos, rotação de pessoas e etc. Construção da memória: processo de armazenar informações com base na história da organização.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Quando uma pessoa tem contato com um novo trabalho é natural que sinta ansiedade e que precise de instruções adequadas para ter um bom início. Alguns especialistas em gestão de pessoas defendem a teoria de que se a pessoa tiver boas experiências desde o início de seu contato com a empresa, ficará mais tempo ligada à instituição. Essa colocação é especialmente interessante para os gestores, por exemplo, da área da restauração, pois o turnover (rotatividade de mão de obra) é sabidamente um dos principais problemas enfrentados pelos estabelecimentos.

Há na teoria de gestão de pessoas um processo denominado "Internalização". Assinale as alternativas que dizem respeito a esse processo.

I. A internalização é um processo que se inicia no primeiro contato da pessoa com a empresa. Isso ocorre seja pessoalmente como através da imagem que a empresa tem no mercado de trabalho

II. Também, faz parte deste processo a socialização, ou seja, o momento em que a pessoa se apropria da cultura da empresa e de seu conjunto de normas, padrões e políticas.

III. Uma prática comum de inserção de pessoas nas organizações e o processo de integração, ou seja, de acolhimento da pessoa na empresa. Nesse momento ela recebe informações sobre a organização, sobre normas e procedimentos importantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com