TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União Casas Bahia E Ponto Frio

Trabalho Escolar: União Casas Bahia E Ponto Frio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 6

1. Primeiro Desafio 3/4

2. Segundo Desafio 5

3. Terceiro Desafio 6/7

4. Quarto Desafio 8

5. Estatística 9

5. Referências 10

PRIMEIRO DESAFIO

Casas Bahia é uma popular rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil. Fundada em 1952, em São Caetano do Sul, SP, onde se localiza a matriz, pelo imigrante polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta. Mas a maioria dos seus clientes eram retirantes baianos daí o nome da empresa, apenas em 1957 a primeira loja foi aberta.

Samuel Klein nasceu em Lublin na Polônia, o terceiro de nove irmãos, filho de carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek, na Polônia. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka, e Samuel nunca mais os viu. Ao lembrar-se desses tempos, Samuel afirma que sua sorte foi ser jovem e forte, pois isso fez com que os nazistas o mandassem para um campo de trabalhos forçados, onde sobreviveu com suas habilidades de carpinteiro, oficio que havia aprendido com o pai.

Com US$ 6 mil no bolso, Samuel comprou uma casa e uma charrete. Com a ajuda de um conhecido que transitava bem pelo comércio do Bom Retiro, reduto dos imigrantes judeus e árabes na década de 50, adquiriu uma carteira de 200 clientes e mercadorias – roupas de cama, mesa e banho. De porta em porta, começou a mascatear pelas ruas de São Caetano do Sul. Quando alguém dizia que não podia pagar, Samuel logo lhe oferecia condições: ficar com o produto e pagar em prestações, tudo no crediário.

No dia 2 de julho de 2010 sai o acordo de fusão entre os grupos Ponto Frio e Casas Bahia, sendo assim, com o novo acordo, o grupo formado a passa se chamar Novas Casas Bahia onde a captação de recursos ficará por parte da Globex, controladora da rede Ponto Frio.

Conforme texto Samuel Klein dedicou-se em sua liderança, dotado de um estilo patriarcal com finalidade de manter o poder de forma a passar seus herdeiros, sendo que foi perpetuado, até ao processo de fusão das Casas Bahia junto ao grupo Ponto Frio. Com a saída do patriarca a empresa ficou sob a liderança do filho Michel Klein, que tentou dar prosseguimento ao tipo de gestão do seu fundador, porém não houve sucesso. Com a nova liderança da Viavarejo, na gestão Administrativa de Antonio Ramatis, a empresa se constitui com novos colaboradores ganhando um novo conceito, em contrapartida aos colaboradores das Casas Bahia.

Com uma cultura organizacional divergente Ramatis, o que se torna um grande desafio a nova administração para o mesmo; por razão Ramatis procura atualizar sua gestão de RH na busca de valorizar a nova cultura, sabendo que ele não poderá substituir a imagem de Samuel Klein como um grande líder de gestão renomado, mas tem se empenhado para está próximo da equipe e com isso a empresa ganhou aumento de 6% no fluxo de clientes. ”Tenho feito encontro com gerentes e alguns funcionários para falar de alguns desafios, para inspira-los”(Antonio Ramatis).

SEGUNDO DESAFIO

O varejo vem assumindo uma importância crescente no panorama empresarial do Brasil e do mundo. Noticias sobre o varejo aparecem quase diariamente nos principais meios de comunicação. À medida que as empresas varejistas se expandem, passam a adotar tecnologias de informação e de gestão para assim desempenhar um papel cada vez mais importante na modernização do sistema de distribuição e da economia brasileira. Com um volume anual de vendas superiores a R$ 100 bilhões, compreendendo cerca de um milhão de lojas, e representando mais de 10% do PIB nacional, as atividades varejistas desempenham um papel de relevante importância no cenário econômico do Brasil.

Tipos de lojas varejistas.

Quanto à classificação para a tipologia utilizada, baseou-se nos estudos:

-Lojas de Departamento: são lojas amplas, com grande diversidade de produtos divididos por departamentos.

Exemplo: Lojas Renner e as Casas Pernambucanas. Este é um setor de intensa concorrência.

- Lojas de Departamento de Desconto: são lojas voltadas para o publico mais sensível a preço. As vendas são realizadas em volumes maiores e margens menores.

Exemplo: Lojas Americanas

- Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos: São lojas especializadas na venda de bens de consumo duráveis e semiduráveis.

Exemplo: Casas Bahia e Ponto Frio.

Competitividade nas Empresas.

Muito se fala e se escreve a respeito das vantagens competitivas ou de diferencial competitivo das empresas. Vantagem competitiva é a capacidade de uma empresa agregar maior valor do que outras empresas no mesmo produto, uma determinada empresa pode ter vantagem competitiva, ou não, sobre outra empresa que atue no mesmo mercado ou mesmo setor de negócios. Portanto eles estão inseridos no mercado formal, comercial de varejo, tendo inclusive a inclusão no mercado digital (internet).

TERCEIRO DESAFIO

Casas Bahia:

Missão: Realizar o sonho dos fregueses, proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focada na solidez do negocio, no respeito e na dedicação total aos seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

Visão: Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional, que atende as necessidades de total das classes em todos os mercados que atua, com eficiência e rentabilidade, contribuindo para o crescimento do Brasil.

Valores: Humildade, disciplina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com