TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União Européia

Ensaios: União Européia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  1.895 Palavras (8 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.

Os principais blocos econômicos são: ALCA, APEC, MERCOSUL, NAFTA e a União Europeia.

O presente trabalho consistirá seus estudos sobre o bloco econômico da União Europeia, descrevendo seu conceito, sua história de criação, uma análise do comércio exterior, informando os países-membros, moeda e indicadores de transações comerciais e as vantagens e desvantagens do bloco econômico.

A União Europeia

Nome oficial

União Europeia (EU27)

Superfície

4.215.100 Km²

Localização

Europa Ocidental

Países membros

Alemanha (1952), Áustria (1995), Bélgica (1952), Bulgária (2007), Chipre (2004), Dinamarca (1973), Eslovênia (2004), Espanha (1986), Estônia (2004), Finlândia (1995), França (1952), Grécia (1981), Hungria (2004), Irlanda (1973), Itália (1952), Letônia (2004), Lituânia (2004), Luxemburgo (1952), Malta (2004), Países Baixos (1952), Polônia (2004), Portugal (1986), Reino Unido (1973), República Eslovaca (2004), República Tcheca (2004), Romênia (2007), Suécia (1995).

Principais cidades

Paris, Londres, Berlim, Madri, Roma, Varsóvia, Bruxelas

Idiomas oficial/mais utilizados

Inglês e o francês

Moeda

Euro

População (2011)

500,5 milhões de habitantes

História

Após a Segunda Guerra Mundial, maior conflito armado da história, vários países da Europa se encontravam em crise econômica, política e social. Devastados pela guerra e sem recursos suficientes para se reerguerem de forma independente, alguns países decidiram se unir numa tentativa de promover um fortalecimento econômico, essencial naquela época.

Contudo, hoje a União Europeia é o maior bloco econômico do mundo, conhecida pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única, o euro. A origem data de efetivação, foi no dia 07 de Fevereiro de 1992, mas sua criação esteve intimamente ligada a processos anteriores de criações grandes blocos econômicos europeu, como mostra a seguir.

1º Estágio: Beenel

O Benelux nome por conta das iniciais dos países integrantes: Bélgica (Be), Holanda (Ne), do Inglês “Netherland”, e Luxemburgo (Lux). Criado logo após a 2ª guerra mundial, o objetivo desse bloco era integrar esses três países em um mercado comum e único, com a redução das tarifas aduaneiras. Apesar da existência da atual União Europeia, o Benelux ainda existe com o nome de “União Benelux”.

2º Estágio: CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço)

Muitos autores, economistas e cientistas políticos não consideram o Benelux como a origem da UE, mas sim a CECA. Criada em 1952, ela era composta pelos países do Benelux juntamente à França, Itália e Alemanha Ocidental. Por conta disso, também era chamada de Europa dos Seis.

A criação da CECA esteve diretamente ligada ao Plano Schuman, que foi um planejamento econômico do governo francês para integrar a produção siderúrgica dos seis países em questão. O objetivo maior era estabelecer um acordo com a Alemanha Ocidental para que ambas compartilhassem a produção de carvão mineral e minério de ferro na região da Alsácia-Lorena (França) e de Sarre (Alemanha). Tais regiões encontram-se na fronteira dos dois países e foram historicamente envolvidas por disputas territoriais entre as duas nações.

Diante disso, a CECA se caracterizou por uma integração do mercado siderúrgico, objetivando uma maior integração industrial envolvendo os seis países.

3º Estágio: Mercado Comum Europeu (MCE) ou Comunidade Econômica Europeia (CEE).

Com a fragmentação da Europa em vários Estados, os países-membros da CECA reconheciam que era necessário ampliar o mercado consumidor interno e acelerar o desenvolvimento de sua produção industrial. Em vista disso, foi criado em 1957, com o Tratado de Roma, o Mercado Comum Europeu, que também é chamado de Comunidade Econômica Europeia.

Além dos países da antiga CECA, integravam o bloco econômico os seguintes países: Inglaterra, Irlanda e Dinamarca, a partir de 1973; Grécia, a partir de 1981; Espanha e Portugal, a partir de 1986. Era a Europa dos 12.

A CEE era caracterizada pela proposta do estabelecimento de uma livre circulação de mercadorias, serviços e capitais. Além disso, foi pela primeira vez colocada em um bloco econômico a possibilidade de permissão à livre movimentação de pessoas entre os países-membros.

Com o final da Guerra Fria, em 1989, a Alemanha Oriental também foi incorporada ao MCE.

4º estágio: O Tratado de Maastricht

Somente após a criação da União Europeia, em 1992, com o Tratado de Maastricht, que todos os objetivos do Mercado Comum Europeu puderam ser alcançados, com o estabelecimento da livre circulação de pessoas, mercadorias, bens e serviços entre os países-membros.

Em 1995, mais três países integraram a UE: Suécia, Finlândia e Áustria. Tratava-se, a partir de então, da Europa dos 15.

Em 2004, integraram o bloco as ilhas de Malta e Chipre. Além disso, alguns países do antigo bloco socialista soviético também ingressaram na UE (Polônia, Hungria, República Tcheca, Eslováquia, Eslovênia e Bulgária) e três antigos países da União Soviética (Estônia, Letônia e Lituânia). Em 2007, Bulgária e Romênia também aderiram ao bloco, que passou a ser a Europa dos 27.

Atualidade

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com