TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar

Dissertações: Unopar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Lagoa da Prata - MG

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

A Contabilidade é um estudo muito complexo e pode ser ramificada em várias áreas de atuação. Nesta produção textual será mostrado um pouco dessa diversidade em três diferentes ramos que são a Controladoria, Atuária e a Auditória. Também vai ser apresentado um pouco sobre o Planejamento Tributário e sua importância para as entidades.

2 DESENVOLVIMENTO

As ciências atuariais ou atuária caracterizam a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões. É uma área de conhecimento multidisciplinar, pois envolvem conhecimentos de várias áreas, entre elas economia, contabilidade, administração e principalmente matemática e estatística de probabilidade. O profissional atuário precisa, além de ter curso superior em Ciências Atuárias, se identificar com matérias exatas e ser um profundo conhecedor da área especifica em que for atuar, para assim poder desenvolver estratégias para os diagnósticos de problemas financeiros e elaborar ações para estes mercados de maneira eficaz. O IBA – Instituto Brasileiro de Atuária é o órgão que regulamenta essa profissão.

A controladoria é muito importante para manter a empresa sempre competitiva, produtiva e eficiente perante o mercado. A função da mesma é direcionar e dar suporte para que a entidade fique sempre no caminho certo, estabelecendo metas e rumos a serem seguidos. O profissional de controladoria é denominado Controller, ele que é responsável de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões, visando à implantação de ações de melhorias. Precisa fornecer as informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários e principalmente traduzir os fatos, uma vez que os números isolados não auxiliam a administração da empresa.

O Regime Cumulativo do PIS e COFINS, a base de cálculo é o total das receitas de pessoas jurídicas, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos. Nesse regime, as alíquotas do PIS e COFINS são, respectivamente 0,65% e de 3,0%.

O Regime não Cumulativo do PIS e COFINS permite o desconto de créditos apurados com base em custos, despesas e encargos de pessoa jurídica. Nesse regime, as alíquotas do PIS e COFINS são respectivamente 1,65% e de 7,6%. Os contadores e demais profissionais da área, deverão fazer um planejamento tributário minucioso da empresa em questão para analisar em qual regime a empresa seria mais lucrativa e um trabalho mal feito quanto a isso pode gerar inúmeros prejuízos a mesma.

Elisão Fiscal corresponde ao método lícito para a entidade pagar menos impostos, este, é baseado no planejamento tributário. A Evasão Fiscal é ilegal e pode haver punições a quem a pratica, esta, consiste em um meio para se beneficiar de maneira ilícita do pagamento de tributos, como, por exemplo, a sonegação de impostos por notais fiscais adulteradas ou até mesmo deixar de informar as mesmas.

A auditoria interna é feita por um auditor que fica constantemente na empresa e, normalmente, trabalha junto à diretoria executiva ou à presidência. A importância desse tipo de auditoria se dá na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com